TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gestor Escolar E As Novas Tecnologias

Monografias: O Gestor Escolar E As Novas Tecnologias. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  1.212 Palavras (5 Páginas)  •  658 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução ............................................................................................... Pág. 03

Produção textual ..................................................................................... Pág. 04

Conclusão ................................................................................................ Pág. 07

Referências Bibliográficas ....................................................................... Pág. 08

INTRODUCAO

O gestor é aquele que desempenha seu trabalho buscando a coletividade, criando condições de confronto construtivo de idéias, desempenhando com sucesso a função dentro do ambiente escolar. Para que isto aconteça, faz-se necessário muito diálogo, interação, onde ele é a peça fundamental, demonstrando segurança em seus objetivos propostos construindo uma escola participativa e democrática.

Deve ser o agente de transformação da escola, para que os alunos, professores e funcionários o tenham como referencia no processo educativo e em suas vidas, tornando a escola um lugar em que os alunos se sintam seguros, e tenham acesso ao saber sistematizado, garantindo a permanência e o aprendizado, uma educaçãoLei de Diretrizes e Bases Nacional tem como objetivo agregar uma educação de qualidade para todos, infelizmente não gerou uma qualidade para todos, onde muitos ainda estão excluídos deste sistema. Podemos ainda encontrar muitas crianças fora da escola e índice de analfabetismo no Brasil de 9,6%. Ao longo dos anos a lei foi se mortificando, mas não acompanhou estas transformações educacionais. E ainda não foi totalmente implantada.

.

DESENVOLVIMENTO

Escolhi a Escola Estadual de Ribeirão de São domingos Município de Santa Margarida, escola publica, na escola atende dês do primário ate o EJA, essa escola tem uma informática para uso dos aluno e professores, e oferece técnicos para auxiliar alunos e professores, na mesma possui um salão com Data show, DVD, TV, para a utilização do laboratório como não atende a todos ao mesmo tempo tem rodízios entre a turmas, alunos e professores tem total liberdade em desfrutar de todos os aparelhos oferecido da escola mas todos tem que ajudar zela por eles.

Sentido pedagógico da administração colegiada reside na operacionalização de constantes momentos de análise, discussão dos problemas escolares e na busca de estratégias viáveis para atingir a finalidade essencial da escola. A inserção de todos os sujeitos envolvidos, nos problemas cotidianos, provoca um efeito pedagógico sobre todos os integrantes, pois, à medida que pensam nos problemas, propõem soluções e participam das decisões, assumem o papel de co-responsáveis no projeto educacional da escola e por extensão da comunidade.

Para que a escola possa se organizar democraticamente e atingir seu objetivo maior é de fundamental importância o trabalho da equipe pedagógica e diretiva da escola, a qual deve ter a clareza de que:A participação é elemento inerente à consecução dos fins, em que se busca e se deseja práticas coletivas e individuais baseadas em decisões tomadas assumidas pelo coletivo escolar, exige-se da equipe diretiva, que é parte desse coletivo, liderança e vontade firme para coordenar, dirigir e comandar o processo decisório como tal e seus desdobramentos de execução.

Liderança, firmeza no sentido de encaminhar e viabilizar decisões com segurança, como elementos de competência pedagógica, ética e profissional para assegurar as decisões tomadas de forma participativa e respaldadas, técnica, pedagógica e teoricamente sejam cumpridas por todos. O projeto político-pedagógico como plano global da instituição aponta um caminho, define uma ação intencional, vincula-se com os interesses sociais mais amplos e à necessidade de formar cidadãos.

A construção coletiva deste documento é uma ação indispensável à organização de um trabalho pedagógico de uma instituição educativa comprometida com uma sociedade mais solidária, inclusiva e humana. Na escola estadual Ribeirão de São domingos obedecemos a lei da seguinte forma trajetória da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional apresenta a LDB, desde a primeira sanção, em 1961 (lei nº 4.024/61) à última, em 1996, (lei nº 9.394/96). Assim, é elucidado o caminho percorrido pela legislação a qual prevê os fundamentos, estruturas e normatização do sistema educacional brasileiro, no intuito de oferecer uma educação igualitária como direito de todos.

Foi proposto pelo então Ministro da Educação Clemente Mariani o Projeto de Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. A primeira LDB nº 4.024/61, sancionada em 20 de dezembro de 1961 pelo presidente João Goulart, quase trinta anos após ser prevista pela Constituição de 1934. O primeiro projeto de lei foi encaminhado pelo poder executivo ao legislativo em 1948, foram necessários treze anos de debate até o texto final. A gestão democrática da escola, contemplada como exigência no seu Projeto Político Pedagógico, na Constituição Federal, assim como na Lei de Diretrizes e

Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº 9.394/96, presume que as relações de poderes obrigatório, dentro das instituições de ensino devam gerar integração, cooperação e participação, e, para isso, as propostas condições pedagógicas, para a garantia da aprendizagem dos alunos.

A Gestão Democrática se constitui como uma dimensão de atuação que objetiva promover a organização, a mobilização e a articulação de todas as condições materiais e humanas, necessárias para garantir o avanço dos processos sócio-educacionais dos estabelecimentos de ensino, orientados para a promoção da aprendizagem efetiva dos, a escola trabalha com a transformação do ser humano e, ao fazê-lo, seguramente direciona suas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com