TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Ambiental E Da Qualidade Sítio Da Ângela

Monografias: Gestão Ambiental E Da Qualidade Sítio Da Ângela. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2014  •  3.922 Palavras (16 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 16

Universidade Federal de Viçosa

Centro de Ciências Agrárias

Departamento de Economia Rural

ERU 480 – Sistemas Certificados de Gestão Ambiental e da Qualidade no Agronegócio

Gestão Ambiental e da Qualidade

Sítio da Ângela

Adriane Medeiros

Bruno Machado

Dhalila Ferreira

Natália Provenzani

Viçosa, MG

Janeiro/2014

Introdução

Definição de qualidade (enfoque tradicional e moderno); segurança;

FALTA ABORDAR SOBRE ENFOQUE TRADICIONAL E MODERNO

O termo qualidade vem do latim qualitate, e é utilizado em situações bem distintas. No que diz respeito aos produtos e/ou serviços vendidos no mercado, há várias definições para qualidade: "conformidade com as exigências dos clientes", "relação custo/benefício", "adequação ao uso", "valor agregado, que produtos similares não possuem"; "fazer certo à primeira vez"; "produtos e/ou serviços com efetividade". Enfim, o termo é geralmente empregado para significar "excelência" de um produto ou serviço.

(JURAN, 1992:9) "Qualidade é ausência de deficiências" ou seja, quanto

menos defeitos, melhor a qualidade.

(FEIGENBAUM, 1994:8) "Qualidade é a correção dos problemas e de suas

causas ao longo de toda a série de fatores relacionados com marketing,

projetos, engenharia, produção e manutenção, que exercem influência sobre a

satisfação do usuário."

(CROSBY, 1986:31) "Qualidade é a conformidade do produto às suas

especificações." As necessidades devem ser especificadas, e a qualidade é

possível quando essas especificações são obedecidas sem ocorrência de

defeito.

A qualidade de um produto ou serviço pode ser olhada de duas ópticas: a do produtor e a do cliente. Do ponto de vista do produtor, a qualidade se associa à concepção e produção de um produto que vá ao encontro das necessidades do cliente. Do ponto de vista do cliente, a qualidade está associada ao valor e à utilidade reconhecidas ao produto, estando em alguns casos ligada ao preço.

Do ponto de vista dos clientes, a qualidade não é unidimensional. Quer dizer, os clientes não avaliam um produto tendo em conta apenas uma das suas características, mas várias. Por exemplo, a sua dimensão, cor, durabilidade, design, funções que desempenha, etc. Assim, a qualidade é um conceito multidimensional. A qualidade tem muitas dimensões e é por isso mais difícil de definir. De tal forma, que pode ser difícil até para o cliente exprimir o que considera um produto de qualidade.

O cliente não avalia se um produto e ou serviço possuem qualidade apenas pelo preço, ou por determinada característica, pelo contrário, a qualidade é determinada quando o produto e ou serviço atingem a expectativa do cliente. A definição de qualidade deve sempre estar relacionada com a satisfação do cliente.

Para alcançar a qualidade dos alimentos utiliza-se ferramentas de gestão como Boas Práticas de Fabricaçao(BPF) e o sistema APPCC

Propriedade

O “Sítio da Ângela” está localizado na zona rural de Teixeiras, na Zona da Mata mineira. A propriedade recebeu este nome em homenagem à Dona Ângela, avó do atual proprietário Agenor Américo Neto. Com área total de 25,3 hectares, a propriedade desenvolve a pecuária leiteira no sistema semi-intensivo.

Além do proprietário, o sítio possui apenas um funcionário que auxilia na condução das atividades diárias, como ordenha dos animais, fornecimento de alimento ao rebanho, manutenção de pastagens e benfeitorias. O leite produzido diariamente é comercializado com laticínio da região de Teixeiras-MG.

O rebanho da propriedade é dividido em vacas em lactação, vacas secas e animais em recria e em reprodução. A média de produção diária é de 180 litros, com 15 animais em produção. A alimentação dos animais consiste em volumosos (silagem de milho, pastagens, capim e cana-de-açúcar) e concentrado (milho, farelo de soja, minerais).

Uma casa sede, armazém para ração, sala para o tanque de resfriamento, sala de ordenha e anexo e também um curral de apoio para manejo dos animais das fases de cria e recria, compõem as benfeitorias diretamente relacionadas com o manejo dos animais. Além destas, há ainda a casa sede para o funcionário.

Para alcançar bons índices técnicos e econômicos, a propriedade conta com a assistência do Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira da Região de Viçosa e Programa de Capacitação de Especialistas em Pecuária Leiteira – PDPL & PCEPL, que são programas de extensão vinculados à Universidade Federal de Viçosa. O produtor não paga pela assistência e apenas deve seguir as recomendações dos técnicos do programa.

Um grande atrativo da propriedade é que mesmo ela possuindo uma área relativamente pequena, os indicadores técnico-econômicos são bons e apontam para um sistema eficiente.

A divisão das áreas de produção e composição do rebanho serão apresentadas a seguir.

Quadro 1: Divisão da área do Sítio da Ângela.

Áreas ha %

Milho Grão 0,5 2,5

Pastejo Rotacionado 0,7 3,4

Pastejo Lotação Contínua 16,9 80,9

Canavial 1,3 6,2

Capineira 1,5 6,9

Área Total para Pecuária 20,9 82,5

Reserva

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com