TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Da Produção

Trabalho Universitário: Gestão Da Produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2014  •  5.388 Palavras (22 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 22

Gestão & Produção

Print version ISSN 0104-530X

Gest. Prod. vol.13 no.2 São Carlos May/Aug. 2006

http://dx.doi.org/10.1590/S0104-530X2006000200005

Controle de estoque de materiais com diferentes padrões de demanda: estudo de caso em uma indústria química

Inventory control of items with different demand patterns: a case study in the chemical industry

Antônio Marcos dos Santos; Iana Araújo Rodrigues

Departamento de Engenharia de Produção, Pavilhão Central de Aulas – PCA, Campus da Pampulha, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Av. Presidente Antônio Carlos, 6627, CEP 30161-010, Belo Horizonte, MG, e-mails: antoniomimneiro@yahoo.com.br, iana.araujo@gmail.com

________________________________________

RESUMO

O desafio do gestor de estoques é saber quando e quanto ressuprir de cada material e quanto deve manter em estoque de segurança. Com o crescente número de itens com diferentes padrões de demanda e características específicas, a complexidade na administração de materiais aumenta devido à necessidade de controle diferenciado. Este trabalho, por meio de um estudo de caso em uma empresa química, propõe um método de classificação dos materiais em famílias afins com a adoção de políticas distintas de ressuprimento e estoques de segurança, com o objetivo de garantir o balanceamento dos estoques e atender aos níveis de serviço requeridos à produção.

Palavras-chave: classificação multiitens, padrões de demanda, políticas de ressuprimento, estoques de segurança.

________________________________________

ABSTRACT

The main challenge of inventory managers is to define when and how many of each item to replenish and how much to keep in a safety stock. The increasing number of items with different demand patterns and specific characteristics requires different policies to ensure a good performance in this area. Based on a case study of a chemical company, this paper proposes a method for classifying materials with different demand patterns into families, using specific replenishment and safety stock policies aimed at maintaining a balance of stocks and meeting the service levels required for production.

Keywords: multi-item classification, demand patterns, replenishment policies, safety stocks.

________________________________________

1. Introdução

A utilização de estoques, seja de segurança ou de cobertura para atender à demanda média durante o lead timeé extremamente importante porque possibilita um melhor nível de atendimento ao cliente e melhora a competitividade da empresa em relação aos concorrentes.

Segundo Lenard e Roy (1995), o controle de estoque é estudado desde 1913 com Harris ao introduzir a fórmula do lote econômico de compra. Para uma organização, a otimização do fluxo de materiais é de vital importância, pois os estoques representam grande parte dos seus custos logísticos. Além disso, a produção tem um ritmo que não deve ser interrompido e o custo de manutenção dos estoques representa capital parado que poderia estar sendo utilizado para outros fins. Krever et al. (2003) mostraram em seu estudo que um gerenciamento eficiente de estoques balanceia a disponibilidade de produto, o nível de serviço e os custos de manutenção.

Este trabalho busca desenvolver um sistema de apoio à tomada de decisão para auxiliar no gerenciamento dos estoques de materiais com diferentes padrões de demanda, classificando-os em famílias afins para a aplicação de diferentes políticas de reposição e determinação dos estoques de segurança. O que se pretende testar neste estudo de caso é se a segmentação dos itens em famílias para controle e reposição vai, efetivamente, reduzir os níveis de estoques de forma balanceada e garantir os níveis de serviço requeridos à produção, estabelecidos como sendo a probabilidade de não faltar material na produção.

A finalidade é relatar a solução de um problema prático de controle de estoques pela aplicação de técnicas combinadas, objetivando a otimização dos estoques da empresa estudada, que é de médio porte e possui uma extensa variedade de matérias-primas e produtos acabados. Como os produtos são para pronta-entrega, de alta substituição e os espaços de armazenagem são limitados, é fundamental um controle eficiente dos estoques de matérias-primas para que não se interrompa o fluxo normal da produção. A falta de matéria-prima altera todo o planejamento da produção, gerando mais setups e descontrole na coordenação da capacidade produtiva, além do fato de levar os produtos acabados à ruptura.

A estrutura deste artigo se constitui da seguinte forma: a seção 2 corresponde à revisão da literatura dos assuntos abordados neste trabalho; a seção 3 descreve o estudo de caso; a seção 4 mostra a análise dos resultados; e a seção 5 apresenta as conclusões.

2. Revisão da literatura

2.1 Classificação de estoque multiitens

Segundo Partovi e Anandarajan (2002), em ambientes com centenas de itens de estoque para controle, o gerenciamento se torna mais complexo devido à diversidade. Uma alternativa é a separação dos itens em subgrupos, permitindo a escolha e adoção da política mais adequada para cada um deles.

A Curva ABC é uma forma de classificação muito utilizada que usa o critério valor de uso anual (quantidade utilizada por ano x valor unitário). Entretanto, essa técnica só é considerada eficiente para classificação de itens quase homogêneos, em que o valor de uso é a principal diferença (Ramanathan, 2004). Por meio da Curva ABC, pode-se dedicar mais atenção aos itens A por representarem alta participação nos valores movimentados de estoque.

Uma grande variedade de itens no estoque aumenta consideravelmente a complexidade do gerenciamento, criando a necessidade de classificá-los com multicritérios. Esses critérios podem ser vários, tais como: lead time, existência de atributos comuns, obsolescência,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.9 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com