TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Cadeia De Abastecimento

Pesquisas Acadêmicas: Gestão De Cadeia De Abastecimento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  8.337 Palavras (34 Páginas)  •  599 Visualizações

Página 1 de 34

A INFLUÊNCIA DA GESTÃO AMBIENTAL NA COMPETITIVIDADE NA CADEIA AUTOMOBILÍSTICA

1. INTRODUÇÃO

O automóvel é o maior bem de consumo durável adquirido pelo homem. É um símbolo de status, de liberdade, de qualidade de vida e de sucesso. A nossa sociedade está alicerçada em grande parte nele e nos segmentos industriais a ele relacionados, neles incluindo as maiores empresas mundiais e brasileiras (entre as 10 maiores e melhores brasileiras de 2000, estão 3 montadoras e duas companhias de petróleo). Desde o início do século, quando Ford revolucionou os conceitos da indústria e conseguiu produzir o automóvel em grande escala, a um preço que era acessível para uma parcela maior da população, o automóvel passou a estar presente cada vez mais em nossas vidas.

Em diversos países, incluindo o Brasil, políticas públicas de desenvolvimento contribuíram ainda para o favorecimento do uso dos meios rodoviários de transporte, reforçando a disponibilidade e as facilidades para o uso de automóveis. Esta indústria representava, em 1996, 8% do PIB industrial americano, 10,8% do PIB industrial japonês, e 7% do PIB industrial e 13% das exportações brasileiras (McKinsey, 1999).

Com o aumento da produção e do uso do automóvel, veio também a intensificação das questões ambientais associadas: o consumo de combustível, a poluição do ar, o ruído, o destino de carcaças de carros que não podem mais ser utilizados, etc. Em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Cidade do México e Los Angeles, atribui-se à poluição por veículos, e não mais pela indústria, a maior parte da poluição do ar, atingindo mais de 70% da responsabilidade para certos poluentes. Por outro lado, consumidores cada vez mais exigentes e leis cada vez mais rigorosas forçam os fabricantes a inovarem tecnologicamente para poderem atingir um desempenho ambiental cada vez melhor. Custo e inovação tecnológica ganham importância para que possa ser atingido o desempenho desejado.

Em alguns mercados, um melhor desempenho pode significar um diferencial competitivo, em outros, mera sobrevivência, e talvez em outros um mero luxo que poucos estarão dispostos a pagar.

Como são os reflexos dessas questões no Brasil? Quais as tendências para os próximos anos e o que podemos esperar da influência da questão ambiental na competitividade do setor automobilístico no Brasil para o início do século XXI? Enfim, para serem competitivas, como devem atuar as montadoras e as empresas prestadoras de serviços logísticos nos próximos anos?

2. OBJETIVOS

O objetivo central deste trabalho é discutir os impactos atuais das questões ambientais na cadeia automobilística e possíveis perspectivas estratégicas para o setor. Dentro desta perspectiva, pretende-se ainda discutir as posturas que vêm sendo adotadas pelas empresas quanto às exigências ambientais frente aos fornecedores e outros parceiros, como

concessionárias, tecendo considerações sobre os instrumentos de gestão que vêm sendo aplicados para enfrentar as questões ambientais e a competitividade. Não poderíamos também deixar de considerar o cenário competitivo do setor. Sobre este tema o artigo não tem a intenção de agregar valor no traçado de cenários competitivos no setor, mas sim de especular de que maneira as questões ambientais podem influenciar no contexto geral mundial e específico brasileiro. Por último, mas não menos importante, propõe-se apresentar conclusões na forma de questões e posturas estratégicas para atuação das empresas do setor.

Para tanto, serão utilizados dados secundários de pesquisas, literatura, consultas a empresas, consulta às informações divulgadas pela empresas na Internet e experiência profissional dos autores, que já desenvolveram trabalhos ambientais em montadoras e fabricantes de autopeças.

3. QUESTÕES AMBIENTAIS NO SETOR AUTOMOBILÍSTICO

As questões ambientais no setor automobilístico podem ser divididas em dois grupos básicos: as

1 questões associadas ao produto automóvel, nas quais os impactos ambientais são produzidos durante o uso e o pós-uso; e as questões associadas ao processo produtivo. Dentre as questões associadas ao produto automóvel, podemos destacar o consumo de combustível, os combustíveis alternativos, a poluição atmosférica nas cidades, as mudanças climáticas e o ruído. Esses problemas são conhecidos e bastante discutidos, por isso não nos aprofundaremos neles. As questões sobre os resíduos gerados pelos veículos e sobre o uso de materiais e substâncias perigosas têm recebido atenção num momento mais recente, por isso dedicaremos um pouco de espaço para comentar essas questões. Os resíduos gerados pelos produtos automobilísticos têm sido impactados por novas regulamentações ambientais, como as Resoluções CONAMA 257/99 sobre pilhas e baterias e 258/99 sobre pneus e a Diretiva Européia.

Durante a vida útil do veículo, é necessário substituir peças e fluidos, e os materiais substituídos devem ser descartados. Pneus, baterias chumbo-ácido e óleos lubrificantes são os que mais têm chamado a atenção. Novas legislações vêm regulando o descarte desses materiais, e responsabilizando os produtores pela destinação dos resíduos.

(Matéria sobre a logística reversa de peças)

Após a vida útil dos veículos, é preciso dar um destino à carcaça e peças sem uso. Recentemente a União Européia aprovou regulamento que obriga os fabricantes a produzirem veículos progressivamente mais fáceis de desmontar e reciclar, e os responsabiliza pelos resíduos dos veículos após o uso. Todas as questões ambientais remetem a novos projetos de veículos, de modo que é de se esperar

que num futuro próximo seja necessário o desenvolvimento mais intenso de conhecimentos e habilidades em projetos ambientalmente sustentáveis não só nas montadoras, mas também nos fornecedores de autopeças.

Dentre as questões associadas ao processo produtivo, destacam-se: a minimização do uso de matérias-primas, energia e de água, a diminuição do uso de certas substâncias químicas, no processo, geração de efluentes, resíduos e emissões atmosféricas. O enfrentamento dessas questões tem provocado a adoção de práticas e mudanças tecnológicas, organizacionais e culturais. A Tabela 1 resume o impacto das questões ambientais sobre montadoras e sobre os fornecedores, e a tabela comenta exemplos de requisitos legais associados a estas questões.

4. GERENCIAMENTO AMBIENTAL ENTRE AS EMPRESAS DO SETOR

Dentre as iniciativas ambientais nas empresas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (58.1 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com