TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Manutenção

Trabalho Escolar: Gestão De Manutenção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  1.713 Palavras (7 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 7

GESTÃO DE MANUTENÇÃO

Definição: É o conjunto de técnicas destinadas a conservação de instalações e equipamentos com o máximo de rentabilidade e dentro dos requisitos de segurança. é atuar no sistema (de uma forma geral) como objetivo de evitar quebras e/ou paradas na produção, bem como garantir a qualidade planejada dos produtos.

“Programa de manutenção não eficaz causa prejuízos, diminuição ou interrupção da produção, atrasos nas entregas perdas financeiras.”

De uma maneira geral, a manutenção em uma empresa tem como objetivos:

1. Manter equipamentos e máquinas em condições de pleno funcionamento para garantir a produção normal e a qualidade dos produtos;

2. Prevenir prováveis falhas ou quebras dos elementos das máquinas.

Obs.: Porque as empresas têm dificuldades de melhorar sua disponibilidade operacional apesar dos investimentos em capacitação e modernização?

“Falta planejamento, programação e comunicação e etc. Ou seja, em outras palavras estamos falando de confiabilidade do sistema produtivo, alta manutenabilidade e segurança do pessoal e ambiental”.

Os investimentos na manutenção tendem a crescer em todos os setores econômicos da nossa sociedade apesar dos avanços tecnológicos.

RECURSOS NECESSÁRIOS PARA MANUTENÇÃO

Para que possa ocorrer manutenção, há necessidade que existam à disposição desta os seguintes recursos:

a) Recursos materiais - equipamentos de teste e de medição, ferramentas adequadas, espaço físico satisfatório, ente outros.

b) Recursos de mão-de-obra - dependendo do tamanho da empresa e da complexidade da manutenção aplicada, há a necessidade de uma equipe formada por profissionais qualificados em todos os níveis;

c) Recursos financeiros - necessários para uma maior autonomia dos trabalhos;

d) Recursos de informação - responsável pela capacidade de obter e armazenar dados que serão a base dos planos de manutenção.

TIPOS DE MANUTENÇÃO

Manutenção não planejada: Ocorre quando não há uma programação de data e hora; pode correr a qualquer momento. Por isso é conhecida como corretiva, já que visa corrigir problemas.

Divide-se em:

• Inesperada: Tem o objetivo de localizar e reparar defeitos repentinos em equipamentos que operam em regime de trabalho contínuo.

• Ocasional: Consiste em fazer consertos de falhas que não páram a máquina. Ocorrem quando há parada de máquina, por outro motivo que não defeito, como por exemplo, no caso de atraso na entrega de matéria-prima.

Manutenção planejada: Ocorre com um planejamento e programação prévios.

Classifica-se em três categorias:

• Preventiva: Consiste no conjunto de procedimentos e ações antecipadas que visam manter a máquina em funcionamento.

• Preditiva: É um tipo de ação preventiva baseada no conhecimento das condições de cada um dos componentes das 10 máquinas e equipamentos. Esses dados são obtidos por meio de um acompanhamento do desgaste de peças vitais de conjuntos de máquinas e de equipamentos. Testes periódicos são efetuados para determinar a época adequada para substituições ou reparos de peças. Exemplos: análise de vibrações e monitoramento de mancais.

• Detectiva: É a manutenção preditiva dos sistemas de proteção dos equipamentos, como painéis de controle por exemplo. Busca falhas ocultas destes sistemas, evitando que os mesmos não operem quando necessário, como um sistema de desligamento automático em caso de super-aquecimento.

Engenharia de Manutenção: É o nível mais elevado de investimento em manutenção. Consiste em buscar as causas da manutenção já no projeto do equipamento, modificando situações permanentes de mau desempenho, problemas crônicos, e desenvolvendo a manutenabilidade.

É importante citar aqui a Manutenção Produtiva Total (TPM), que não é um tipo de manutenção, mas um sistema de gerenciamento completo, envolvendo todos os tipos de manutenção. Foi desenvolvido no Japão e tem uma visão holística, isto é, o operador de uma máquina é responsável mais do que por sua simples operação.

MANUTENÇÃO CORRETIVA

A manutenção corretiva corresponde ao estágio mais primitivo da manutenção mecânica. Entretanto, como é praticamente impossível acabar totalmente com as falhas, a manutenção corretiva ainda existe.

É definida como um conjunto de procedimentos que são aplicados a um equipamento fora de ação ou parcialmente danificado, com o objetivo de fazê-lo voltar ao trabalho, no menor espaço de tempo e custo possível. É, portanto, uma manutenção não planejada, de reação, no qual a correção de falha ou de baixo desempenho se dá de maneira aleatória, isto é, sem que a ocorrência fosse esperada. Implica em altos custos, porque causa perdas na produção e geralmente a extensão dos danos aos equipamentos é maior.

É importante observar que pode englobar desde a troca de um simples parafuso de fixação quebrado como substituir todo um sistema elétrico em pane.

MANUTENÇÃO PREVENTIVA

Nas instalações industriais, as paradas para a manutenção constituem uma preocupação constante para a programação da produção. Se as paradas não forem previstas, ocorrem vários problemas, tais como: atrasos no cronograma de fabricação, indisponibilidade da máquina, elevação de custos, etc.

Para evitar esses problemas, as empresas introduziram o planejamento e a programação da manutenção. A manutenção preventiva é o estágio inicial da manutenção planejada, e obedece a um padrão previamente esquematizado. Ela estabelece paradas periódicas com a finalidade de permitir os reparos programados, assegurando assim o funcionamento perfeito da máquina por um tempo predeterminado.

Veja os principais conceitos:

a) Planejamento da manutenção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com