TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Pessoas Conceitos

Exames: Gestão De Pessoas Conceitos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 2

GESTÃO DE PESSOAS CONCEITOS

Conceito:

“ Gestão de Pessoas é um conjunto de políticas e práticas definidas de uma organização para orientar o comportamento humano e as relações interpessoais no ambiente de trabalho”.

ARH (Administração/ área de recursos humanos) é a função administrativa devotada à aquisição, avaliação e remuneração dos empregados. É o conjunto de decisões integradas sobre as relações de emprego que influenciam a eficácia dos funcionários e das organizações.

A Gestão de Pessoas constitui uma especialização técnica desenvolvida para enfocar a relação homem/trabalho.

1) Características

Caráter Multivariado: É uma área interdisciplinar e envolve conceitos de psicologia, sociologia, antropologia, engenharia industrial, direito do trabalho, etc.

Caráter Situacional ou Contingencial: A Gestão de Pessoas é sensível a mentalidade que predomina em cada organização. Não existem leis ou princípios universais para a gestão de pessoas. Cada organização tem sua maneira de “fazer as coisas”.

Caráter Descentralizado: A administração de Gestão de Pessoas é responsabilidade de linha e função de staff.

Responsabilidade de linha: É responsabilidade do gerente.

Função de staff (assessoria/apoio/consultoria): Especialista de RH. O especialista desenvolve técnicas que assessoram o gerente na gestão de pessoas (para o gerente tomar decisões).

Gestão de recursos humanos, gestão de pessoas é uma área clássica da administração que lida com a administração de recursos humanos, conhecida pela sigla 'RH'. é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas com objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano. Tem por finalidade selecionar, gerir e nortear os colaboradores na direção dos objetivos e metas da empresa.

Regulamentação no Brasil: Lei Federal n° 4769/65, que regulamenta o exercício da profissão de Administrador; e o Decreto Federal n° 61.934/67, que regulamenta a Lei n° 4769/65;

É chamado recursos humanos o conjunto dos empregados ou dos colaboradores de uma organização. Mas o mais frequente deve chamar-se assim à função que ocupa para adquirir, desenvolver, usar e reter os colaboradores da organização.

O objetivo básico que persegue a função é alinhar as políticas de RH com a estratégia da organização.

Planejamento de recursos humanos é o processo de decisão a respeito dos recursos humanos necessários para atingir os objetivos organizacionais, dentro de determinado período de tempo. Trata-se de antecipar qual a força de trabalho e talentos humanos necessários para a realização a ação organizacional futura. O planejamento estratégico de RH deve ser parte integrante do planejamento estratégico da organização e deve contribuir para o alcance dos objetivos da organização, incentivando o alcance dos objetivos individuais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com