TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Sistemas Operacionais

Monografias: Gestão De Sistemas Operacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  3.370 Palavras (14 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 14

INTRODUÇÃO

“Os sistemas ERP são sistemas de informação integrados, adquiridos na forma de pacotes comerciais de software com a finalidade de dar suporte à maioria das operações de uma empresa”.

O ERP automatiza os processos de uma empresa, com a meta de integrar as informações através da organização, eliminando interfaces complexas e caras entre sistemas não projetados para conversarem. Desta forma, todos os processos de uma organização são colocados dentro de um mesmo sistema e numa mesma base de dados, integrando todos os dados que a empresa manipula e mantém, interagindo com todas as aplicações no sistema. Desta forma não há redundâncias, inconsistências, repetições de tarefas como a entrada de dados em duas ou mais aplicações, assegurando-se a integridade das informações. Devido também a este banco de dados comum, decisões podem ser tomadas olhando se através da empresa. Antes era preciso olhar para unidades operacionais separadas e então coordenar as informações manualmente ou reconciliar dados através de inúmeras interfaces entre sistemas diversos.

Com isso pode-se perceber que, em suma, o Sistema ERP surgiu com a necessidade de otimizar o fluxo de informações nas empresas dando a elas uma modelagem da visão sistêmica dos processos. A consultoria empresarial por ter essa visão mais definida é de grande valia para implementação de um sistema de gestão em médias empresas.

CASOS DE SUCESSO - ERP

O Papel da Consultoria na Implantação de ERP’s

A implementação de um Sistema ERP numa média empresa requer um cuidadoso planejamento, com clareza de objetivos e propósitos. Um Sistema ERP não pode ser tratado como uma mera implementação de um software de prateleira, requer um envolvimento total da empresa, pois influencia mudanças no seu sistema sociotécnico. Um projeto de implementação de Sistema de Gestão Empresarial é bastante complexo. Afeta a organização como um todo, inclusive nas suas operações do dia-a-dia. Para muitas empresas talvez essa seja o maior projeto em que já se envolveram. Nem todas as organizações têm a expertise necessária para um projeto dessa abrangência; devem, portanto, ser apoiadas por consultores.

Para que todo trabalho de consultoria obtenha êxito, deve-se fazer inicialmente o diagnóstico das necessidades da empresa. Nesta etapa do trabalho “o consultor pesquisa os recursos da organização, seus resultados, as políticas e padrões de administração, objetivando identificar ou definir mais precisamente suas forças e fraquezas e os problemas–chave que inibem a normalidade das operações ou impedem o seu crescimento”. De forma sintética, no diagnóstico, o profissional vasculha toda a organização através de pesquisa em documentos e conversas, atacando eventos passados, presentes e futuros, identificando os pontos fortes e fracos e as possíveis melhorias e por fim, apresenta uma proposta de ação necessária para corrigir as falhas encontradas e da necessidade ou não do uso do ERP na organização.

O trabalho de diagnóstico exige do consultor, ótima formação teórica e prática com amplo conhecimento de todas as áreas administrativas e experiência neste tipo de atividade. É uma fase da consultoria que se aproxima muito da auditoria e que exige muita sensibilidade do profissional. É nesta fase que a maioria dos problemas são identificados. No diagnóstico do fluxo de informação o consultor analisa e testa a veracidade da informação que está sendo disponibilizada aos diversos usuários da organização, ou seja, se

a informação correta está chegando à pessoa correta no tempo correto.

Metodologia de Implementação de um ERP

SISTEMAS ERP E CASOS DE SUCESSOS

O processo de seleção para escolha do melhor Sistema de ERP envolve uma série de etapas e passos a serem observados, que devem estar bem fundamentados e com uma metodologia voltada à garantia de sucesso da implementação e máxima relação custo/ benefício.

EcoCentauro

A Ecocentauro é uma empresa de sistemas para gestão empresarial, dirigida por profissionais com mais de 20 anos de experiência em assessoria e desenvolvimento de software.

Temos consciência de que a ASSESSORIA aliada ao SISTEMA, utilizados como ferramentas para tomada de decisões, são fatores determinantes para a rentabilidade de uma empresa. Trabalhando com este conceito, a Ecocentauro vem crescendo e contribuindo para o crescimento dos seus clientes.

MISSÃO: Fornecer soluções em sistemas para gestão empresarial com diferenciais de mercado, tendo foco na plena satisfação dos clientes.

VISÃO: Ser respeitado em todo o país como empresa de tecnologia, destacando-se pela qualidade no suporte, soluções inteligentes e inovadoras.

COMPROMISSO: Buscar a melhoria da qualidade de vida, de todas as pessoas que fazem parte do nosso meio.

Clientes de Sucesso:

BellaArt Modas.

A proprietária Célia Maria, no ano de 2004, vendo que a empresa necessitava de organização para continuar a atender bem seus clientes e aumentar o lucro, procurou a empresa Ecocentauro, em busca de um sistema que tornasse a rotina de trabalho mais cômoda e rápida, através do sistema EcoCentauroEasy, organizou um controle de seu estoque, um controle financeiro completo, controle de compras, vendas, controle de funcionários, um detalhado acompanhamento de seus clientes e de seus títulos, com isso a empresa ganhou em organização, agilidade e conseguiu levar maior satisfação a seus clientes, segundo declaração da proprietária Célia Maria, a empresa que está situada em Feliz Natal – MT, teve um considerável aumento em seu lucro, tendo em vista que conseguiu controlar melhor as vendas a prazo, tendo menos perda com inadimplência e conseguiu através de um bom controle contábil ver em quais setores estava perdendo tempo e dinheiro na empresa.

Este é um bom exemplo do sucesso que uma empresa pode ter com a implantação de um sistema de gestão empresarial.

Embaré

A Embaré, indústria de doces fundada em 1935, em Taubaté, interior de São Paulo, e transferida para Minas Gerais em 1969, sabe que a tecnologia é primordial para seus processos de fabricação de derivados de leite e confeitaria. Dessa forma, norteia a sua produção por três diretrizes essenciais: tecnologia moderna, mão-de-obra qualificada e matéria-prima

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com