TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão da qualidade total

Tese: Gestão da qualidade total. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  Tese  •  3.094 Palavras (13 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 13

INTRODUÇÃO

O presente trabalho apresenta as Tecnologias de Gestão Organizacional, que contribuem para as excelências das organizações. Assim temos Gestão da Qualidade Total, Terceirização, Benchmarking, Open-Book management, Reengenharia, Empowerment, Gestão e Organização Horizontal e Aprendizagem Organizacional. As organizações precisam de tecnologias que garantam sua competitividade, sua sobrevivência em um ambiente incerto.

Também citaremos a empresa Vistoria Veicular – Top Perícias e Vistoria, apresentando suas principais características, suas vantagens e aplicação de uma das tecnologias acima citadas.

DESENVOLVIMENTO

Empresa de Vistoria Veicular – Top Perícias e Vistoria situada na rua: Marechal Floriano Peixoto, nº1166 – jardim laranjeiras- Bastos /SP, empresa prestadora de serviços no ramo automotivo, como objetivo de identificação de fraudes e adulterações em numerações do veículo, como por exemplo chassis e motores, sendo uma empresa de pequeno porte, onde podemos encontrar diversos valores dependendo do tipo de veículo e qual a sua finalidade, ou seja, vistorias simples ou perícia completa.

A escolha desta empresa se deu por ser um ramo que esta em crescimento nos últimos anos, vendo que seus serviços prestados ao consumidor servem como segurança na hora da compra e venda de veículos.

Sendo que uma mudança organizacional nesta empresa será o novo conceito de vistorias como melhoria na utilização de câmeras digitais com alta resolução com maior captação na imagem, pois a olho nu poderia passar despercebidos tais detalhes como por uma adulteração no número de motor.

Na empresa também há quebra de paradigmas tais como, alterações no sistema, forma no atendimento, relacionamento interpessoal, mudanças no setor administrativo da empresa, tudo ocorre como sendo um quebra de paradigmas.

O gestor organizacional tem um grande desafio, entender, refletir, agir ensinar, coordenar pessoas, recursos materiais e naturais buscando os melhores resultados para os acionistas, proprietários e também para a sociedade e demais atores. Para lidar com as incertezas e imprevisibilidades do momento presente, o gestor tem que se atualizar constantemente e estar preparado para mudar tantas vezes quanto for necessário para que o sistema seja ágil e flexível.

Segundo um dos gestores da empresa, afirma sobre o tema abortado que:

“A empresa tem que sempre estar buscando inovação na área de tecnologia, pois a cada ano vão surgindo novas e avançadas tecnologias, que vem para melhorar não só a nossa empresa como outras empresas em geral seja ela sendo na parte de vistoria veicular ou no mercadinho da esquina.”

Gestão da Qualidade Total

A Gestão da Qualidade Total (GQT) ou na termologia inglesa, Total Quality Management (TQM), corresponde a um tipo de gestão caracterizado pela procura permanente da introdução de melhorias graduais e contínuas nos processos e procedimentos existentes, procurando sempre a excelência na qualidade, obtendo a satisfação total do cliente. Envolve, geralmente, a participação de todos os membros da organização e baseia-se na hipótese de que a organização é um sistema, tal como definida pela abordagem sistêmica da gestão.

Algumas características:

• Foco nas necessidades do cliente.

• Comprometimento do alto escalão.

• Respeito ao colaborador.

Enfim é preciso estar preparado para ver, ouvir, produzir bens ou serviços que correspondam às necessidades dos clientes, administrarem a empresa sempre e não somente por resultados, lembrando que o cliente é o dono do negocio.

A GQT é indispensável para um negócio, exigindo plena consciência dos responsáveis, pois uma empresa voltada para a Qualidade Total dificilmente será surpreendida com problemas e insatisfação dos clientes, tornando- se indispensável na vida do consumidor.

Terceirização

A presente empresa estudada é uma empresa terceirizada do DETRAN, pois antigamente as vistorias eram somente feitas pelo DETRAN, mas já que muitas delegacias não tinham estrutura necessária para este serviço dentro das normas do CONTRAN, foram credenciadas empresas, e a Top Perícias e Vistoria é uma delas.

As vantagens começam pelo consumidor, que reduziu o tempo de espera em filas intermináveis nos órgãos do DETRAN, pois a burocratização para a prestação do serviço demandava muito tempo e por isso muitas pessoas optam por empresas especializadas em pericias automotivas e os serviços necessários. Há também casos em que o proprietário de veículo busca este serviço por não poder se deslocar, sendo assim, a empresa assume o compromisso de transferência e desembaraço de documentação entre praças de estados diferentes, sem que o proprietário deixe a cidade onde está radicado.

TECNOLOGIAS DE GESTÃO

Benchmarking

Benchmarking é um processo onde se pode comparar ou medir o produto, serviço e práticas com a empresa concorrente. É aprender com base em uma forma sistêmica de pensamento. A utilização do benchmarking como instrumento de auxílio nos processos de melhoria contínua pode ser aplicada em todos os níveis da organização, e em seus vários contextos. O mais importante é a organização não perder tempo reinventando aquilo que os outros já fazem melhor. As vantagens da análise de Benchmarking são, sem dúvida, mais numerosas que as desvantagens. As pessoas, as empresas, todos gostam de ser como os melhores. E o Benchmarking é, precisamente, “espreitar” os melhores para ser como eles. Como vantagens, pode-se identificar:

• Introduzir novos conceitos de avaliação;

• Melhorar o conhecimento da própria organização;

• Identificar áreas que devem ser objecto de melhorias;

• Estabelecer objectivos viáveis e realistas;

• Criar critério de prioridade no planejamento;

• Favorecer um melhor conhecimento dos concorrentes e do nível competitivo do mercado;

• Aprender com os melhores.

A aplicação do benchmarking além de melhorar o desempenho, os processos e as estratégias das organizações, cria uma cultura de aprendizagem rápida e constante em toda organização. Fazendo com que as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com