TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gravimetria

Por:   •  18/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Janine Ferreira Capanema

Uso de voltímetros e amperímetros

1. Objetivo

Aprender a utilizar um voltímetro e um amperímetro.

2. Materiais

- Multímetro digital;                                 - Resistência de 100 ohms;                            - Diodo.

- Multímetro analógico;                           - Resistência de 220 ohms;

- Resistência de 47 ohms;                       - Bateria;                          

3. Procedimentos

Foram montados dois circuitos, um por vez, de acordo com as figuras abaixo:

Para o circuito 1: O voltímetro digital foi ligado em paralelo primeiramente com o resistor e posteriormente com o diodo para que pudesse se obter a voltagem em ambos. Em seguida, foi repetido o procedimento com o voltímetro analógico. Para medir-se a corrente do circuito ligou-se o amperímetro digital em série e logo após o amperímetro analógico.

Para o circuito 2: O voltímetro digital foi ligado em paralelo  com cada resistor da figura para obter-se assim a voltagem em cada um. Em seguida, foi repetido o procedimento com o voltímetro analógico. Para medir-se a corrente do circuito ligou-se o amperímetro digital em série e logo após o amperímetro analógico.

4. Resultados

5. Discussão dos resultados

A bateria utilizada em ambos os circuitos foi uma bateria de 3V, a soma das medidas dos voltímetros de cada circuito nos fornece o total da bateria, porém, essa soma resulta em apenas 2,50 para o circuito 1 quando a medição foi realizada com o voltímetro digital e 2,6 para o voltímetro analógico; já para o circuito 2 2,609 para a medição com o voltímetro digital e 2,51 para o voltímetro analógico. A diferença dos resultados obtidos com o resultado esperado pode ser explicada pela calibragem dos multímetros, assim como a diferença de medidas obtidas entre os multímetros digital e analógico.

6. Conclusão

A partir desse experimento foi possível constatar que ao se usar um multímetro ele deve estar calibrado corretamente para se obter uma medida exata. Também foi possível perceber que, para certas medidas é preferível utilizar-se um multímetro analógico, já que algumas grandezas apresentam variações rápidas e tais varições são mais fáceis de se observar em multímetro analógico, pois em um multímetro digital os números mostrados ficarão alternando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (52.7 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com