TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICA - ANÁLISE DE GRAVIMETRIA: DEFINIÇÃO DE CHLORITA

Projeto de pesquisa: PRÁTICA - ANÁLISE DE GRAVIMETRIA: DEFINIÇÃO DE CHLORITA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  994 Palavras (4 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 4

2º Módulo de Química – ETEC Pedro Badran

Componente Curricular – AQQT

Alunos: Data: 1709/2014

Andréia Lopes, n.º 07

Djovanna Falcão, n.º 10

Vinícius Sales, n.º 33

PRÁTICA – ANÀLISE GRAVIMÉTRICA: DETERMINAÇÂO DE CLORETOS

1. INTRODUÇÃO:

Em uma analise gravimétrica ou titulometria utiliza-se uma série de operações para se determinar a quantidade de constituinte de uma amostra, tanto por pesagem direta do elemento puro, quanto por um de seus derivados cuja composição é conhecida e bem definida, o principal processo desse tipo de analise é a pesagem dos compostos a serem determinados, assim a massa do produto é usada para determinar a massa da parte de interesse da amostra.

No procedimento de uma analise gravimétrica devem-se observar etapas sucessivas que compõe esse tipo de analise, a saber: preparo da amostra, preparo da solução, precipitação, filtração, lavagem, secagem, pesagem, cálculos.

Para se iniciar uma analise gravimétrica é necessário que o elemento desejado esteja em solução, através de um tratamento químico escolhido de acordo com a natureza da amostra a ser realizada. Na precipitação, o elemento a ser dosado é separado da solução através da formação de um precipitado conveniente escolhido em cada caso.

Na filtração é feito o processo de separação do precipitado do meio em que se processou sua formação. Após, deve-se submeter o precipitado a um processo de lavagem, através do qual se remove parte da água-mãe que ficou nele retida e eliminam-se as impurezas solúveis e não voláteis na temperatura de secagem a que o precipitado será submetido.

Após a filtração e a lavagem do precipitado, este deve ser seco e pesado. A secagem é utilizada simplesmente para a remoção de água da lavagem residual, esta secagem é feita em estufa elétrica.

2. OBJETIVOS:

O objetivo deste relatório destina-se a aplicar a técnica de analise gravimétrica para a determinação de íons cloretos em uma solução com concentração desconhecida de Nitrato de Prata (AgNO3).

3. MATERIAIS E MÉTODOS:

3.1 - Materiais:

- Balança analítica

- Bastão de vidro

- Béquer de 100 mL e de 50 mL

- Funil de Bünchen

- Mufla

- Papel filtro

- Pipeta graduada de 5 mL

- Pipeta volumétrica de 10 mL

- Suporte tripé

- Vidro relógio

- Agitadores

3.2 - Reagentes:

- 500 ml de HNO3 0.01 M (Ácido Nítrico);

- 500 ml de AgNO3 0,1 M (Nitrato de prata;

- 50 ml de NaCl (Cloreto de Sódio) a 0,1 N

3.3 – Procedimentos:

Pesou-se um Béquer de 0,50 ml com 0,920 g de NaCl (Cloreto de Sódio), sendo este o peso inicial da solução.

Á 20 ml de solução contendo íons cloreto (amostra) adicionou-se lentamente sob agitação constante AgNO3 a 0.1 M até que houvesse uma completa precipitação.

Adicionou-se ainda de 2 a 4 ml de AgNO3, para garantir-se a completa precipitação, aqueceu-se a solução até perto do ponto de ebulição e agitou-se por mais 1 a 2 minutos para facilitar a floculação do precipitado. Deixou-se o precipitado descansar por alguns minutos afim de verificar-se, se o mesmo sedimentava-se no fundo do béquer e adicionou-se algumas gotas de AgNO3 a 0,1 M e verificou-se, se a precipitação havia se completado.

Recolheu-se o precipitado em um funil de papel filtro tarado. Lavou-se o béquer várias vezes com Ácido Nítrico (HNO3) a 0,01 M, para garantir-se o total recolhimento do precipitado que estava dentro do béquer.

Filtrou-se o precipitado em papel filtro e lavou-se com água destilada para remover o excesso de Ácido Nítrico na solução.

O precipitado, já no papel filtro foi colocado sob o vidro de relógio e levado para Mufla 300ºC. No dia seguinte realizou-se a pesagem do papel filtro e do precipitado em uma balança analítica, obtendo o seguinte valor:

1,110 (massa papel + precipitado).

Peso final:

1,110 – 0,920 = 0,190 >> Massa final do precipitado.

4. RESULTADOS

Inicialmente obtivemos a massa de um Béquer de 50 ml contendo 0,920 g de NaCl (Cloreto de Sódio), sendo este o peso inicial da solução.

Na determinação de cloreto, usou-se na titulação 50 ml de NaCl, 0,315 ml de HNO3 concentrado e 8,51 g/500 ml de AgNO3 em um béquer de 100ml, que apos a agitação, observou-se a reação na qual o NaCl reagiu com o AgNO3. Cuja equação da reação dos elementos podemos escrever como:

NaCl + AgNO3 ↔ AgCl + NaNO3

Explica-se a reação ocorrida levando-se em consideração que a precipitação da solução de AgCl onde as demais substâncias permaneceram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com