TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de gravimetria

Por:   •  3/12/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.245 Palavras (5 Páginas)  •  916 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ[pic 1][pic 2]

CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA

RODOLFO ESTÁCIO COUTO GAMBETTA

20110115371-7

GREVIMETRIA

Macaé/RJ

  1. Gravimetria.

        

A gravimetria pode ser entendida como o processo de isolar ou de pesar um composto definido de um elemento na forma mais pura possível. (O elemento ou composto é separado de uma quantidade conhecida da amostra ou substancia analisada).

Ou seja, são variedades de técnicas, onde a maioria envolve a transformação do elemento ou composto a ser determinado num composto puro e estável e de estequiometria definida, definida, cuja massa é utilizada para determinar a quantidade do analito original.

Geralmente ocorre a presença de substancias nas amostras a serem analisadas, isto deve ser eficazmente resolvido posto que a massa sofrerá influencia a partir desta interferência, com isso, a gravimetria surge para minimizar o máximo possível de probabilidade de erros que possa ser causados por tais interferências.

As vantagens da gravimetria é que ela é exata e precisa quando se usam as balanças analíticas modernas, e um fator de grande importância, são a possibilidade de controlas as possíveis fontes de erros, é um método absoluto com medição direta, e as determinações podem ser feitas com aparelhos relativamente baratos. Sua principal desvantagem é que em geral demora-se muito.

Pode ser aplicada em diversas áreas, segundo SKOOG (2012) pode ser aplicada nas áreas de determinação ânions e cátions inorgânicos, espécies neutras (H2O, SO2, CO2, I2); na indústria farmacêutica: lactose e silicatos (síntese farmacêutica), fenolftaleína em laxantes; organomoléculas: colesterol em cereais e benzaldeído em extratos de amêndoas.

Os principais tipos são:

  • Gravimetria por precipitação;
  • Gravimetria de volatilização;
  • Eletrogravimetria.
  1. Gravimetria por precipitação:

         No método de gravimetrica por precipitação, o analito é, com a adição de um precipitante, precipitado como um composto estável, de composição conhecida e de baixa solubilidade, posteriormente, este filtrado e lavado (processo de remoção de impurezas), e, se preciso, convertido a outro composto, geralmente por tratamento térmico, em alguns casos para desidratação (alguns compostos complexos ou sais podem estar hidratados), posteriormente, pesa-se o composto; utiliza-se a massa molar do composto e do analito, a massa pesada e cálculos estequiométricos para a quantificação do analito. É bastante utilizado em quantificação metálica no solo e na água.

Figura 1. Gravimetria por precipitação

[pic 3]

Fonte: IFF Ceará 2014 Análise gravimétrica.

Uma forma de aplicação deste método é quantificação de ferro no solo.

Uma amostra de 1,0 grama é analisada; o Fe2+ é oxidado a Fe3+; adiciona-se hidróxido de amônio, NH4OH, como precipitante, forma-se oxido de ferro hidratado, Fe2O3. x H2O; filtra-se e lava-se; aquece-se para formar Fe2O3; pesa-se (considerando um 0,48 g); faz-se a análise mássica estequiométrica. Considerando que 2 mols de Fe3+ são necessários para a produção de 1 mol de Fe2O3 (observações dos coeficientes, considerando MM como massa molar e o fato de que há precipitante em excesso), pode fazer a seguinte relação.

[pic 4]

2 mols de Fe3+ --------------- 1 mol de Fe2O3

2 MM de Fe3+ ---------- 1 Massa Molar de Fe2O3                                        

Massa de Fe -------------- Massa de Fe2O3                                     Massa Fe = 0,3357 g 

  1. Gravimetria de volatilização:

         O presente método utiliza a volatilização do analito, ou seja, utiliza-se a sua energia química ou térmica para volatilizá-lo o transformado em vapor, e esse vapor entra em contato direto com um absorvedor de massa previamente conhecida, assim, quando o processo termina, pesa-se a massa do absorvedor do absorvedor, e como a massa desse absorvedor é conhecida, subtrai-se a massa fina de inicial resultando a massa do analito.

        Este método só deve ser utilizado quando o analito é volátil e o absorvedor tenha afinidade apenas com o analito Esse é o método de Gravimetria de volatilização direta.

        O método indireto é quando a massa da amostra é medida antes da vaporização e a massa do analito é igual à subtração da massa inicial pela final da amostra. Lembrando que o analito deve ser o único volátil.

        Este método é bastante utilizado na determinação de água de dióxido de carbono, CO2.

Figura 2. Gravimetria de Volatilização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (484.2 Kb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com