TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE GRAVIMÉTRICA OU GRAVIMETRIA

Ensaios: ANÁLISE GRAVIMÉTRICA OU GRAVIMETRIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  4.075 Palavras (17 Páginas)  •  787 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE DO ESTADO PARÁ

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO

CURSO DE CIÊNCIAS NATURAIS – QUÍMICA

CAMPUS VIII

ANÁLISE GRAVIMÉTRICA OU GRAVIMETRIA

Docente: Prof. Dra. Danielle Monteiro

Discente: Dayelle de Andrade

João Vitor M. Jaques

Ronaldo Sousa

Richards Armini

Vinício Cruz

Wellington França Torres

Willians Dia

Marabá – PA

2014

ANÁLISE GRAVIMÉTRICA OU GRAVIMETRIA

Trabalho escrito como requisito básico para obtenção da segunda nota.

.

Marabá – PA

2014

MÉTODOS GRAVIMÉTRICOS DE ANÁLISE

A formação e o crescimento de precipitados e cristais são muito importantes na química analítica e em outras áreas da ciência. Na foto, mostra-se o crescimento de cristais de acetato de sódio a partir de uma solução supersaturada. Como a supersaturação leva à formação de partículas pequenas, difíceis de serem filtradas, na análise gravimétrica é desejável minimizá-la e assim aumentar o tamanho das partículas do sólido que é formado. As propriedades dos precipitados que são empregadas na análise química são descritas neste capítulo. As técnicas de obtenção de precipitados facilmente filtráveis, que são livres de contaminantes, são tópicos importantes deste capítulo. Esses precipitados não são usados apenas na análise gravimétrica, mas também na separação de interferentes em outros procedimentos analíticos.

Vários métodos analíticos baseiam-se em medidas de massa. Na gravimetria por precipitação, o analito é separado de uma solução da amostra como um precipitado e é convertido a uma espécie de composição conhecida que pode ser pesada. Na gravimetria de volatilização o analito é isolado dos outros constituintes da amostra pela conversão a um gás de composição química conhecida. O peso desse gás serve então como uma medida da concentração do analito. Esses dois tipos de gravimetria serão considerados, Na eletrogravimetria, o analito é separado pela deposição em um eletrodo por meio do uso de uma corrente elétrica. A massa desse produto fornece então uma medida da concentração do analito. A Eletrogravimetria é descrita na Seção 22C.

Dois outros tipos de métodos analíticos baseiam-se em medidas de massa. Na titulação gravimétrica, descrita na Seção 13D, a massa do reagente, com concentração conhecida, requerida para reagir completamente com o analito, fornece a informação necessária para determinar a sua concentração. Espectrometria de massas atômicas emprega um espectrômetro de massas para separar os íons gasosos formados a partir dos elementos que compõem uma amostra da matéria. A concentração dos íons resultantes é então determinada pela medida da corrente elétrica produzida quando esses íons atingem a superfície de um detector iônico

GRAVIMETRIA POR PRECIPITAÇÃO

Na gravimetria por precipitação, o analito é convertido a um precipitado pouco solúvel. Então esse precipitado é filtrado, lavado para a remoção de impurezas, convertido a um produto de composição conhecida por meio de um tratamento térmico adequado e pesado. Por exemplo, um método de precipitação para a determinação de cálcio em águas naturais é recomendado pela Association of Official Analytical Chemists.Aqui, um excesso de ácido oxálico, H2C2O4, é adicionado a uma solução aquosa contendo a amostra. Daí, adiciona-se amônia, o que neutraliza o ácido e provoca essencialmente a precipitação completa do cálcio presente na amostra na forma do oxalato de cálcio. As reações são:

Então, o precipitado é filtrado, utilizando-se um cadinho de filtração previamente pesado, e depois é seco e calcinado. Esse processo converte completamente o precipitado a óxido de cálcio. A reação é

Após o resfriamento, o cadinho e o precipitado são pesados e a massa de óxido de cálcio é determinada pela subtração da massa conhecida do cadinho. O conteúdo em cálcio da amostra é então calculado como mostrado no Exemplo.

PROPRIEDADES DE PRECIPITADOS E REAGENTES PRECIPITANTES

Idealmente, um agente precipitante gravimétrico deve reagir especificamente, ou pelo menos seletivamente com o analito. Os reagentes específicos, que são raros, reagem apenas com uma única espécie química. Já os reagentes seletivos, que são mais comuns, reagem com um número limitado de espécies. Além da especificidade e da seletividade, o reagente precipitante ideal deve provocar uma reação com o analito para formar um produto que seja:

• Facilmente filtrado e lavado para remoção de contaminantes;

• De solubilidade suficientemente baixa para que não haja perda significativa do analito durante a filtração e a lavagem;

• Não-reativo com os constituintes da atmosfera;

• De

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com