TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Guia de Implementação Integrada

Projeto de pesquisa: Guia de Implementação Integrada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/2/2015  •  Projeto de pesquisa  •  6.428 Palavras (26 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 26

Resumo

Os sistemas de gestão integrados buscam a unificação de processos, sejam eles da qualidade, meio ambiente, saúde e segurança do trabalho ou outro sistema de gestão. É crescente o número de empresas que tem feito a integração dos seus sistemas de gestão com a finalidade de reduzir custos e gastos desnecessários e com isso obter melhor desempenho em seus processos. Uma vez que a unificação reduz a burocracia, o tempo despendido, o desperdício de recursos, garantindo assim o melhor aproveitamento em todas as etapas dos processos com mais eficácia e eficiência. Este guia tem como objetivo converter as normas estabelecidas pela International Organization for Standardization (ISO), ISO 9001 e ISO 14001 em um sistema de gestão integrado para indústria química fabricante de aditivos para tintas. Foram feitas verificações nas documentações, levantamento de dados e identificação de situações de conformidade, elaboração do plano de ação, preparação e apresentação de relatórios como forma de metodologia, incluindo a estratégia de implementação.

Palavras Chave: 1.SGI. 2. ISO. 3.Guia de implementação integrada. 4.Sistema de gestão.

Abstract

The integrated management systems seek to unify processes, be they quality, environment, or any other management system. A growing number of companies that have made the integration of their management systems in order to reduce costs and unnecessary expenses.

Since unification reduces paperwork, time spent, wasted resources, thus ensuring the best use in all stages of the processes more effectively and efficiently. This guide aims to convert the standards set by the International Organization for Standardization (ISO), ISO 9001 and ISO14001 in an integrated management system for chemical manufacturer of paint additives.

Checks were made in documentation, data collection and identification of situations of compliance, preparation of action plan, preparation and submission of reports as a form of methodology and defined six stages for systems integration.

Keywords: 1.SGI. 2. ISO. 3. Integrated implementation guide. 4. Management system.

Sumário

1. Introdução 10

2. Princípios do SGI 11

3. Correlação entre as normas ISO 9001 e ISO 14001 15

3.1 Principais diferenças 17

4. Requisitos gerais do SGI 18

5. Política do SGI 18

6. Planejamento do SGI 18

6.1 Identificação e avaliação de aspecto e impactos 18

6.2 Identificação de requisitos legais e outros 18

6.3 Planejamentos de Contigências 18

6.4 Objetivos do SGI Jean 18

6.5 Responsábilidade e autoridade Jean 20

6.6 Competência, treinamento e conscientização Josie 22

7. Implementação e operação do SGI 24

7.1 Controle Operacional 24

7.2 Gestão de recursos Jean 24

7.3 Documentação Josie 29

7.4 Controle de documentos e registro Josie 29

7.5 Comunicação Josie 29

8. Análise de desempenho 32

8.1 Medição e monitoramento 32

8.2 Avaliação de conformidade 32

8.3 Auditoria interna 32

8.4 Tratamento de não conformidade 32

9. Melhorias 32

9.1 Generalidade 32

9.2 Ação corretiva e preventiva 32

10. Análise crítica pela direção 32

10.1 Generalidades 33

10.2 Entrada para análise crítica 33

10.3 Saídas para análise crítica 33

11. Conclusão 33

12. Referências 33

1. Introdução

Com a evolução da visão da qualidade intrínseca dos produtos, novas exigências se impõem as organizações e as obrigam a repensar seus modelos de gestão, para incluir os requisitos relativos ao meio ambiente, à segurança, à saúde ocupacional e à responsabilidade social (CERQUEIRA, 2010).

A implementação de sistema de gestão baseados nas normas ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001 e SA 8000/NBR 16001 e obtenção de múltiplas certificações faz crescer a necessidade de se desenvolver um sistema único, que coordene múltiplos requisitos, integre os elementos comuns e reduza a redundância.

Vale ressaltar, porem, que a certificação da conformidade desses sistemas com as normas adotadas é uma decisão voluntária, mas o fato de não certificar pode trazer como consequência a dificuldade em manter o sistema de gestão em funcionamento, alguns padrões ou procedimentos são abandonados, incluindo aqueles relativos a atividades pertinentes a própria Alta Administração (CERQUEIRA, 2010).

Ao se conceituar um Sistema de Gestão Integrado devemos considerar que qualquer processo produtivo gera produtos desejáveis (aquilo que foi pedido pelo cliente) e produto/resultados indesejáveis (poluentes, resíduos, condições inseguras, etc) que podem impactar negativamente o ambiente, a sociedade e a saúde e segurança dos empregados. É tarefa do gestor controlar adequadamente esse processo, o que fica mais fácil com a adoção de um compromisso com a melhoria continua, representado pelo ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act).

O ponto-chave em qualquer dos casos em que se deseje buscar a integração é focar nos processos que podem ser integrados e não em procedimentos, o que tornará possível que uma única pessoa seja responsável pelos requisitos nos métodos de trabalho, no caso, o gestor do processo.

Este guia encoraja as indústrias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com