TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Guia de inovação para sustentabilidade em MPE

Por:   •  16/2/2017  •  Resenha  •  1.364 Palavras (6 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ

 UNIVERSIDADE DE FORTALEZA

CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS

DISCIPLINA: GESTÃO AMBIENTAL

Guia de inovação para sustentabilidade em MPE

Cristiana de Oliveira Alves

1523306/X

                                        JANEIRO/2016

FORTALEZA, CE

Cristiana de Oliveira Alves

Guia de inovação para sustentabilidade em MPE

                                                                           Trabalho apresentado como requisito parcial de

                                                           Avaliação na disciplina de Gestão Ambiental, ao                                                                                                                                                                                                              (à) Professor (a) Larissa Barbosa Teixeira.  

JANEIRO/2016

 FORTALEZA, CE

Foram analisados os seguintes estudos de caso:

- ATINA;

- BIOTECHNOS;

- REDERESÍDUO

PERGUNTAS:

01. Quais ações de gestão ambiental essas empresas têm adotado para alcançar a sustentabilidade? Como o uso da inovação/ tecnologia tem sido utilizada pela empresa? Como elas se destacam no cenário de um mercado cada vez mais preocupado com as questões socioambientais?

Resposta: A Atina adotou como uma de suas principais ações a produção do óleo de candeia com certificação e garantia de rastreabilidade, o qual é produzido por meio da planta do bisabolol, garantindo 95% de pureza de candeia. A empresa vem investindo no babaçu o qual é um substituto natural para o Nylon12, o qual trás o efeito mattificante para os produtos de maquiagem. Mostrando, assim, que o maior desafio da empresa é garantir a sustentabilidade de seus ativos.

A tecnologia vem sendo utilizada para a identificação de novos produtos nas plantas brasileiras nativas e por intermédio dela é feita a organização e a formalização da cadeia de fornecimento, buscando escala, regularidade e padronização da matéria-prima e do produto final, com essa regularização é possível que a exploração seja feita de maneira sustentável e cerficada.

 Em um cenário de mercado no qual cada vez mais se preocupa com as questões socioambientais, a Atina possui um grande destaque por investir em pesquisas que geram insumos com atributos verdes, além de possuir práticas de desenvolvimento profissional com seus funcionários.

A Biotechnos fabrica biodiesel com óleo de cozinha, que seria jogado fora, esse combustível contribui para uma redução de até 60% na emissão do carbono. A empresa realizou uma campanha para que os óleos que fossem jogados fora fossem doados para ela, assim, ela poderia aproveitá-los para a produção de um combustível limpo, o qual gera menos resíduos ambientais.

A empresa usa a inovação para a produção de combustível limpo em pequena escala, o que evita os impactos negativos comuns à geração em grande escala.

Além disso, ela se destaca devido o mercado de biocombustível está em expansão, além de ser uma ótima opção para a redução de custos com combustíveis por utilizar uma matéria-prima em abundância, a qual provavelmente seria descarta de forma errônea.

Já a Rederesíduo procura soluções de aproveitamento de entulhos, principalmente, de obras, assim, reduzindo o desperdício e podendo até transformá-lo em matéria-prima. A empresa trabalha como a lógica reversa, a qual funciona muito bem, por exemplo, com o isopor, o qual muitos coletores não gostam de trabalhar, mas eles acabam revendendo esse produto para seus antigos produtores.

A tecnologia é o maior diferencial dessa empresa, a qual à usa como um banco de dados que pode ser acessado por recicladores ou indústrias que buscam uma matéria-prima específica para seus processos. Além disso, ela oferece através dessa plataforma um treinamento e uma consultoria para seus clientes fazerem um melhor aproveitamento da material e da plataforma.

Ela se destaca por adotar práticas de boa governança e de um sistema de gestão de desempenho, para analisar os indicadores de objetivos e metas.

02. Discorra sobre a seguinte afirmação: “Nas próximas décadas, muitas das grandes corporações terão se tornadas obsoletas, enquanto empresas de menor porte florescerão. Quem aliar retorno financeiro, bem-estar e menor pressão sobre o planeta estará à frente dessa transição.”? Você concorda, ou não? Por que?

Concordo. Porque nas maiorias das empresas de pequeno porte há uma preocupação, em que muitas vezes, é inexistente nas grandes corporações. Essa diferença faz com que muitos consumidores, se sintam motivados a comprarem os produtos oriundos dessas empresas, pois a conscientização em relação ao meio ambiente está cada vez maior o que gera um aumento da preocupação com o meio ambiente. E o grande sucesso dessas pequenas empresas é devido elas conseguiram uma boa lucratividade mantendo uma relação saudável com o meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (83.6 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com