TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Guia Básico da Sustentabilidade

Por:   •  28/8/2021  •  Resenha  •  492 Palavras (2 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha do livro “Guia Básico para a sustentabilidade” e do documentário “Uma Verdade Inconveniente”

Na obra intitulada “Guia básico para sustentabilidade”, o arquiteto e professor Brian Edwards aborda sobre um dos principais problemas enfrentados pelos arquitetos da atualidade, dando foco principal ao conceito de “sustentabilidade”. o autor trás estudos, pesquisas e tendencias de diversas áreas que contribuem com o conceito de “sustentabilidade”. O autor expõe o impacto da construção civil como sendo uma das menos sustentáveis do planeta, e ressalta a importância de se reverter esse quadro, trazendo uma reflexão acerca das formas de construção com o intuito de instigar os profissionais da área de construção civil sobre novas tendencias e forma de construção sustentável como as edificações produzindo sua própria energia limpa e reciclando sua água, com a intenção de reduzir o aquecimento global e outros problemas que afetam as grandes cidades, por meio da instalação de novas tecnologias mais ecológicas e sustentáveis, que quando orientado pelo clico de vida das edificações traz benefícios a curto e longo prazo tanto para as edificações como para o meio ambiente com a redução de Co2 produzido. É preciso pensar em um desenvolvimento que busque conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental sustentável, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades.gre

Seguindo o mesmo pensamento, no documentário dirigido por Davis Guggenheim e apresentado pelo ambientalista e ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore, retrata de forma realista as consequências do aquecimento global. Al Gore em seu documentário tenta sensibilizar as pessoas para a questão ambiental. Um dos fatores apresentados é a relação entre o nível de dióxido de carbono na atmosfera e a temperatura da terra. Os registros atmosféricos mostram que a temperatura terrestre alcançou níveis mais elevados nos últimos dez anos e que o nível atual de Co2 está muito acima do que esteve em todo o tempo. Para Al Gore essas mudanças resultam em mudanças climáticas em todo o planeta terra, as tempestades, furações, tufões, terremotos, inundações, secas, o derretimento das geleiras, salientando assim, a crise global. Para o autor todos somos responsáveis pelas mudanças no clima uma que vez “normalizamos” essas mudanças e deixamos de nos preocupar.

Portanto, fica evidente, a preocupação dos autores a cerca do aquecimento global e suas consequências. Gore busca refutar as ideias equivocadas do senso comum mostrando informações científicas de que a ação humana está realmente influenciando o aquecimento global e todas as alterações climáticas relacionadas. ele procura também promover mudanças relacionadas aos valores morais, culturais e ideológicos das pessoas incentivando-as a terem hábitos mais responsáveis como usar água e energia de forma sustentável. Deste modo, os dois texto alertam as pessoas obre essa questão mudial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (36.4 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com