TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROPOSTA DE ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE COMO INSTRUMENTO DE AUTOAVALIAÇÃO PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (MPES)

Por:   •  13/3/2021  •  Resenha  •  808 Palavras (4 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL

Resenha Crítica de Caso

Gilberto Alves dos Santos

Trabalho da disciplina Valores, Indicadores e Ferramentas de Sustentabilidade

                                                                 Tutor: Prof. Eliana Sgarbi de Carvalho

Ribeirão Preto - SP

2020


 PROPOSTA DE ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE COMO INSTRUMENTO DE AUTOAVALIAÇÃO PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (MPES)

LEONETI, Alexandre; NIRAZAWA, Alyni; OLIVEIRA, Sonia. Proposta de índice de sustentabilidade como instrumento de autoavaliação para micro e pequenas empresas (MPEs). Rege - Revista de Gestão, Ribeirão Preto - SP, p. 349-361, ago. 2016.

INTRODUÇÃO

        O tema do texto a ser apresentado a seguir tem como objetivo de estabelecer uma proposta de avaliação da sustentabilidade para micro e pequenas empresas (MPEs), utilizando um índice de sustentabilidade simples, objetiva e eficiente para avaliação dos processos de gestão em relação as três esferas da sustentabilidade; os ambientais, sociais e econômicos.

DESENVOLVIMENTO

        O texto se inicia trazendo os conceitos de desenvolvimento sustentável e instrumentos de indicadores para avaliação da sustentabilidade de empresas de médio e grande porte, alguns exemplos de ferramentas utilizadas pelas empresas são os indicadores da Global Reporting Initiative (GRI), Dow Jones Sustainability Index (DJSI); no Brasil temos algumas iniciativas como os Indicadores Ethos de Responsabilidade Social e Empresarial e o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE).

        Os autores afirmam que o âmbito desses indicadores de sustentabilidade para as micro e pequenas empresas (MPEs) é muito difícil, principalmente pela falta de gestão e na dificuldade de assimilação dos indicadores em relação a forma de gestão da empresa e como evidenciar e demonstrar atendimento e monitoramento.

        Após explanação dos principais conceitos e ferramentas de sustentabilidade, os autores apresentam o método de proposta do índice de sustentabilidade para as micro e pequenas empresas. A avaliação foi realizada com as micro e pequenas empresas que possuem convênios com a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto. No estudo foi definido 48 variáveis preliminares, sendo 20 ambientais, 22 sociais e 6 econômicas. Após análise realizada com microempresários foi reduzida para 36 questões, devido a dificuldade de entendimento para mensuração da sustentabilidade da empresa em relação a alguns temas. Das 36 questões definidas, 13 são variáveis ambientais, 12 sociais e 11 econômicas. Esse questionário foi aplicado para duas empresas, uma do setor de comércio de escadas e a outra com uma agência de publicidade. O resultado foi que ambas as empresas não atendem ao tripé da sustentabilidade, de acordo com o conceito do Triple Bottom Line estabelecido por John Elkington em 1997. O índice de sustentabilidade proposto pelos autores é semelhante aos estabelecidos pelos Indicadores Ethos de Responsabilidade Social e Empresarial do Instituto Ethos, onde aborda através de um questionário de autoavaliação o nível atual de maturidade com os temas sociais, ambientais e econômicos da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (130.8 Kb)   docx (44.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com