TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Guindastes

Por:   •  21/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.050 Palavras (5 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 5

GUINDASTES

Altos e imponentes, os guindastes têm um papel fundamental na elevação e movimentação de cargas e materiais pesados. É basicamente composto de lança, contrapeso e sistema de elevação de cargas através de cabos de aço

O guindaste é um equipamento utilizado para a elevação e a movimentação de cargas e materiais pesados, assim como, a ponte rolante usando o princípio da física no qual uma ou mais máquinas simples criam vantagem mecânica para mover cargas além da capacidade humana.

Segundo dados da ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), a indústria brasileira de guindastes é responsável pela movimentação de cerca de 900 milhões de reais, resultado da comercialização direta dos equipamentos e prestação de serviços, com a produção média de 5 a 6 mil unidades por ano, além do incremento na indústria automotiva, responsável pela fabricação dos veículos em que são acoplados os guindastes, que produz igualmente cerca de 5 mil unidades por ano, movimentando nessa indústria valores em torno de 1,2 bilhões de reais.
São comumente empregados nas indústrias, terminais portuários e aeroportuários, onde se exige grande mobilidade no manuseio de cargas e transporte de uma fonte primária à embarcação, trem ou elemento de transporte primário, ou mesmo avião, para uma fonte secundária, um veículo de transportes ou depósito local. Pode descarregar e carregar 
contêineres, organizar material pesado em grandes depósitos, movimentação de cargas pesadas na construção civil e as conhecidas pontes rolantes ou guindastes móveis muito utilizados nas indústrias de laminação e motores pesados. 

Os primeiros guindastes foram inventados na Idade Antiga pelos gregos e eram movidos por homens e/ou animais de carga (como os burros). Esses guindastes eram usados para construção de carros e prédios. Guindastes maiores foram desenvolvidos posteriormente usando engrenagens movidas por tração humana, permitindo a elevação de cargas mais pesadas.

Na construção civil, os guindastes são estruturas temporárias fixadas ao chão ou montadas num veículo especialmente concebido, normalmente ao lado da edificação, usado para elevar cargas pesadas aos andares superiores.Os guindastes podem ser operados com cabine aonde há um controlador ou operador, por uma pequena unidade de controle que pode comunicar via rádio, por infravermelhos ou ligada por cabo

Em virtude de suas múltiplas utilidades, os guindastes possuem diferentes modelos, cada qual com as suas características singulares e voltados para um mercado específico, o que faz com que o comprador observe atentamente as características do produto. Entre os mais variados tipos, podemos citar:

-GRUA

É um guindaste de lança horizontal suportada por uma estrutura metálica denominada torre, apoiada a uma base fixa ou móvel que, dentro de determinado raio de ação, permite o içamento e o transporte da carga.

A grua é um equipamento de transporte vertical de cargas usado desde a fase de execução da estrutura da obra até o término da vedação vertical. Ela transporta diversos tipos de materiais como as fôrmas, escoramentos e o aço para execução das estruturas de concreto armado, estruturas metálicas, componentes para execução das vedações verticais como blocos ou painéis pré- fabricados, entre outros, pois tem grande capacidade de carga e não tem limitação de volume, descarregando o material diretamente no local de utilização.

[pic 1]

-ARTICULADO

É constituído por um conjunto de braços articulados acionados hidraulicamente, muito utilizado em veículos comerciais (caminhão e trailer), sendo aplicado, de modo geral, para carga e descarga do próprio veículo

Diferentemente da maioria dos guindastes, o operador pode movimentar-se ao redor do veículo para visualizar melhor a operação de movimentação da carga. Estes guindastes são acionados por meio de alavancas em ambos os lados do veículo, sendo que também podem ser equipados com um sistema de controle remoto por cabo ou rádio para acionamento dos movimentos de guindaste.

[pic 2]

-TELESCÓPIO

É muito utilizado no Brasil para elevar cargas ou para movimentá-Ias a grandes alturas, sendo aplicados na indústria da construção civil, mineração, petróleo e serviços de remoção em geral. O equipamento conta com um conjunto de lanças de vários estágios montadas uma dentro da outra, resultando em um conjunto móvel de extensão telescópica. Este conjunto normalmente é acionado por um mecanismo hidráulico e mecânico, permitindo a abertura e o fechamento do conjunto.

[pic 3]

- FLORESTAL E SUCATEIRO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (211.5 Kb)   docx (124.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com