TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gêneros Textuais: Definição e Funcionalidade

Por:   •  15/9/2018  •  Resenha  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP

Pró-Reitoria Acadêmica – PRAC

1º Ciclo

Bacharelado em Engenharia Civil

Disciplina: Português Instrumental II

Professor: Antônio Moraes

Aluno: Luís Cláudio Reis Galvão

Resumo gêneros textuais: Definição e funcionalidade

Gêneros textuais: Definição e funcionalidade

Os gêneros textuais são fenômenos históricos ligados à vida cultural e social. Caracterizam-se como eventos textuais maleáveis e dinâmicos. Surgem emparelhados a necessidade e atividades socioculturais, bem como na relação com inovações tecnológicas, e com a tecnologia aumenta consideravelmente quantidade de gêneros textuais. Após a invenção da escrita alfabética multiplicaram-se os gêneros textuais.

Não são propriamente as tecnologias que geram novos gêneros textuais, mas sim o uso abusivo delas. A tecnologia favorece o surgimento de formas inovadoras, mas não absolutamente novas. Esses gêneros também permitem observar a maior integração entre os vários tipos de semioses. Como certos gêneros já têm um determinado uso, seu investimento em outro quadro comunicativo permite enfatizar com mais vigor os novos objetivos.

Gêneros textuais são basicamente algumas estruturas padronizadas na escrita e na fala.

Chamamos de tipos textuais o conjunto de enunciados organizados em uma estrutura bem definida, facilmente reconhecida por suas características preponderantes. Podem variar entre cinco e nove tipos, sendo que os mais estudados são a narração, a argumentação, a descrição, a injunção e a exposição.

Nos gêneros textuais, as observações teóricas expostas, não só visam esclarecer conceitos mas também a apontar a diversidade de possibilidades de observação dos gêneros textuais. Em especial seria bom ter em mente a questão da relação oralidade e escrita no contexto de gêneros textuais, pois, como sabemos, os gêneros distribuem-se pelas duas modalidades num contínuo, desde os mais informais aos mais formais. Tudo o que mostramos até o momento deve-se ao fato de os eventos a que chamamos propriamente gêneros textuais serem artefatos linguísticos concretos.

Os gêneros independem de decisões individuais e não são facilmente manipuláveis, eles operam como geradores de expectativas de compreensão mútua. Gêneros textuais não são frutos de invenções individuais, mas sim de uma comunicação entre as pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (39.1 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com