TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HABILIDADE TÉCNICA: UM DIFERENCIAL HUMANO

Por:   •  4/5/2018  •  Dissertação  •  828 Palavras (4 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 4

HABILIDADE TÉCNICA: UM DIFERENCIAL HUMANO

Na história da evolução social, a capacidade do ser humano de dar forma a objetos naturais e a empregá-los para determinados fins tem sido entendida com uma das habilidades responsáveis pelo estágio de desenvolvimento que hoje experimentamos. Um exemplo disso são as ferramentas de trabalho, que com o passar do tempo vem evoluindo cada vez mais, a medida que o ser humano evolui, tudo para facilitar e agilizar as tarefas.

Essa característica do ser humano é o que o difere dos outros animais, sua capacidade de aprender e sua inteligência começou a aparecer desde os tempos antigos. Há cerca de dois milhões de anos, lá na era Paleolítica, as primeiras ferramentas eram produzidas pelos nossos ancestrais. Ferramentas simples, feitas apenas de pedras lascadas, ossos, madeiras e conchas. O modo como elas eram usadas, comparando com os dias de hoje, era chamado de rudimentar, pois era algo básico, em pouca quantidade e com pouca qualidade.

Apesar de rudimentar, esses primeiros instrumentos já serviam como ferramentas de sobrevivência. Auxiliavam os hominídeos a caçar e carnear um animal, cortar árvores, se defender de ataques, construírem abrigos rústicos. Mas para fabricar esses instrumentos rudimentares eram necessários atributos, que hoje podem ser definidos como as principais características de um bom engenheiro: raciocínio, planejamento, experiência e habilidade.

A preocupação das pessoas em desenvolver cada vez mais suas técnicas também é um dos fatores para a evolução social. Tudo isso deve-se ao recente aparecimento de um novo tipo de intelectual: a educação técnica e os processos de desenvolvimento tecnológico.

"Não somos culpados pelo mundo que encontramos ao nascer. Mas precisamos, na medida de nossas possibilidades, fazer alguma coisa pelo mundo que está sendo construído (ou destruído). E que será herdado aos que hão de vir." (Gilberto Cotrim)

Pode-se dizer que a descoberta da alavanca e do fogo foram o que deram início as técnicas primitivas. Quando o homem percebeu que podia fazer algo para mover objetos pesados sem usar seus próprios braços, ele criou a alavanca, e ao friccionar dois pedaços de madeira, descobriu o fogo. Essas descobertas são usadas até hoje, aliás, tudo o que foi criado ou descoberto no Período Paleolítico é usado até hoje, algumas coisas utilizadas para outros fins e outras mais aperfeiçoadas, tudo graças a evolução social.

Após o Período Paleolítico surgiu o Período Neolítico, há 12 mil anos atrás. Com ele uma verdadeira revolução técnica aparece, provocando um conjunto de modificações culturais caracterizado pela introdução da domesticação de animais, da agricultura, da modelagem cerâmica e da fabricação do vinho e da cerveja. E junto dessa evolução apareceu uma organização social mais consistente, surgindo as primeiras fábricas rudimentares, como por exemplo na Grã-Bretanha.

O homem começou a realizar novas descobertas e fazer obras de maior porte, para conseguir manter o seu novo modo de vida, suas novas aspirações e organizações sociais. Um exemplo das obras construídas pelo homem antigamente foram as pirâmides de Gizé (Miquerinos, Quéfren e Quéops),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (47.1 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com