TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hidrelétricas: Solução ou problema?

Por:   •  7/1/2019  •  Resenha  •  313 Palavras (2 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 2

Hidrelétricas: Solução ou problema?

A água, como todos sabemos, compõe um ciclo onde há constante evaporação e precipitação, o que nos leva a crer que nunca acabará a água do planeta. Mas quando o assunto é a água potável, o uso descontrolado desta pode desencadear um sério risco no abastecimento para a população mundial. População que por sua vez cresce em larga escala.

Atualmente as hidrelétricas são fontes de energia mais viáveis tanto economicamente quanto ao potencial hidrelétrico brasileiro. Visto que as tecnologias pertinentes a energias como eólica e solar ainda não podem abastecer um país de dimensões continentais como o Brasil, mas podem complementa-la, as termelétricas poluem muito o ar devido a grande emissão de gás carbônico ocasionando o efeito estufa e as usinas nucleares que apesar de limpas são extremamente caras e ainda trazem o risco de vazamentos de radiação e contaminação que podem se extender por muito tempo afetando as próximas gerações.

O grande embate é que todos nós precisamos de energia para sobreviver. No entanto, o impacto causado pela construção de centrais hidrelétricas é grande e se torna ainda maior quando se analisa as comunidades ribeirinhas e também todo ecossistema envolvido nessa região. Fatores que não são revelados em imagens de satélites onde se trata apenas do controle, da manutenção e do uso dos mananciais.

No artigo 9º da Lei nº 9636 de 15 de maio de 1997 encontra-se uma passagem que proibe a construção de hidrelétricas em áreas que tragam riscos à segurança nacional, preservação ambiental entre outras questões que comprometem a integridade das terras nacionais.

Com o advento de uma população bem informada, ciente dos seus direitos e deveres pode-se chegar a uma excelente alternativa para a tomada de decisões relacionadas a este assunto pois, todos nós somos responsáveis pela necessidade de obtenção de fontes de energia já que diariamente usamos energia para nossas atividades corriqueiras, assim também faz-se com a água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (31.7 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com