TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hidrologia

Por:   •  30/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.222 Palavras (17 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 17

Capítulo 1: Introdução

Exercício 1- Conforme a legislação federal 11.079/2004 existe dois tipos de parceria público-privada. Concessão Administrativa ou Concessão Patrocinada. Concessão administrativa é o contrato de prestação de serviços de que a Administração Pública seja a usuária direta ou indireta, ainda que envolva execução de obra ou fornecimento e instalação de bens. Concessão patrocinada é quando o governo exige um investimento inicial da concessionária, e em seguida, além dos pedágios cobrados, o governo ainda ajuda a concessão.

Exercício 2- Águas Guariroba: Esta empresa permanece sob um regime legal de concessão pública (é o contrato entre a Administração Pública e uma empresa particular, pelo qual o governo transfere ao segundo a execução de um serviço público, para que este o exerça em seu próprio nome e por sua conta e risco, mediante tarifa paga pelo usuário), designada a prestação e a fruição do serviço público de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, no município de Campo Grande, conforme contrato administrativo n. 104/2000, atualmente em vigor.

Sanesul: A Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul S/A – SANESUL é autorizada a explorar serviços públicos e sistemas privados de abastecimento de água, coleta, remoção e destinação final de efluentes e resíduos sólidos domésticos e industriais e seus subprodutos, de drenagem urbana, serviços relacionados à proteção do meio ambiente e aos recursos hídricos, outros serviços relativos à saúde da população, prestação de consultoria, assistência técnica e certificação nestas áreas de atuação e outros serviços de interesse para a Empresa e para o Estado de Mato Grosso do Sul, dentro e fora de seus limites territoriais, ficando autorizada, também a constituir subsidiárias integrais, inclusive na forma de Sociedade de Propósito Específico - SPE, ou participar, majoritária ou minoritariamente, de sociedades ou consórcios com empresas privadas.

Exercício 3- Consuntivos: Referem-se aos usos que retiram a água de sua fonte natural diminuindo suas disponibilidades, espacial e temporalmente.

Não-Consuntivos: Referem – se aos usos que retornam à fonte de suprimento, praticamente a totalidade da água utilizada, podendo haver alguma modificação no seu padrão temporal de disponibilidade.

  • Abastecimento - consuntivos
  • Navegação – não consuntivos
  • Irrigação (agricultura) – consuntivos
  • Diluição de poluentes – não consuntivos
  • Manutenção dos ecossistemas (ciclos) – não consuntivos
  • Pesca e Piscicultura – não consuntivo
  • Turismo – não - consuntivo
  • Recreação – não - consuntivo
  • “Geração de energia elétrica” – não - consuntivo
  • Relacionada ao manejo da água - consuntivo
  • Controle de cheias (Diques de proteção) – não - consuntivos
  • Proteção contra enchentes – não - consuntivos
  • Drenagem urbana – não - consuntivos
  • Proteção/restauração de recursos biológicos
  • Erosão e assoreamento (sedimentos) - consuntivos
  • Tratamento de esgotos – não - consuntivos
  • Gestão de águas – não – consuntivos

Exercício 4-

1. A vazão máxima pode ser estimada com base, no ajuste de uma distribuição estatística, na regionalização de vazões e na precipitação.

2. 0,2x1015m³.

3. Águas Superficiais são as águas que escoam ou acumulam na superfície do solo, como os rios, riachos, lagos, pântanos.

Águas Subterrâneas são as águas que se infiltram no solo e que penetram, por gravidade, em camadas profundas do subsolo atingindo o nível da zona de saturação, constituindo-se em reservatório de águas subterrâneas (aquíferos), susceptíveis de extração e utilização. A zona saturada pode ser considerada como sendo um único reservatório ou um sistema de reservatórios naturais cuja capacidade e volume total dos poros ou interstícios estão repletos de água.

4. Como indicador de vazões mínimas é comum usar a chamada curva de permanência, que relaciona as vazões mínimas a níveis de garantia de sua ocorrência (permanência no tempo). Por exemplo, quando se trabalha com a Q90, é sabido que ela corresponde a uma vazão com 90% de permanência no  rio, ou seja, uma vazão que é igualada ou superada em 90% do tempo. Ou ainda, a vazão Q90 é uma vazão mínima que só é verificada em 10% do tempo. Neste estudo também se trabalhou com a distribuição espacial das precipitações anuais como forma de considerar sua influência sobre a distribuição de vazões na Bacia. Como indicador de vazões mínimas é comum usar a chamada curva de permanência, que relaciona as vazões mínimas a níveis de garantia de sua ocorrência (permanência no tempo). Por exemplo, quando se trabalha com a Q90, é sabido que ela corresponde a uma vazão com 90% de permanência no rio, ou seja, uma vazão que é igualada ou superada em 90% do tempo. Ou ainda, a vazão Q90 é uma vazão mínima que só é verificada em 10% do tempo.

5. É o Volume útil, que é o volume de armazenamento necessário num reservatório para garantir uma vazão regularizada constante, durante o período mais crítico de estiagem observado.

6. O volume de armazenamento para as áreas de drenagem menores ou iguais a 100 ha deve ser determinado com a equação abaixo

V = 4,25. A. AI (6.28)

Onde:

V: volume de necessário para armazenamento (m3);

A: área drenada para jusante do empreendimento (ha);

AI: toda área impermeável que drena a precipitação para os condutos pluviais (% da área total A). Para áreas maiores que 100 ha, é necessários um estudo hidrológico específico.

7. As águas ao caírem nas áreas urbanas escoam inicialmente pelos terrenos até chegarem às ruas. Sendo as ruas abauladas (declividade transversal) e tendo inclinação longitudinal as águas escoarão rapidamente para as sarjetas e destas, ruas abaixo. Se a vazão for excessiva ocorrerá: (i) alagamento e seus reflexos, (ii) inundação das calçadas, (iii) velocidades exageradas com erosão do pavimento. A capacidade de condução da rua ou da sarjeta pode ser calculada a partir de duas hipóteses: 1) a água escoando por toda a calha da rua; ou 2) a água escoando somente pelas sarjetas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.3 Kb)   pdf (433.5 Kb)   docx (150.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com