TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hidrologia

Por:   •  16/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.468 Palavras (6 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 6

UNIP- UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA – ICET

INFILTRAÇAO

CIDADE

06/11/2015

Nome:                                                                          RA:

INFILTRAÇÃO

Trabalho apresentado como requisito parcial para a nota NP2 na disciplina de Hidráulica e hidrologia no curso de Engenharia Civil pela Universidade Paulista, sob orientação do Professor .....

                                                                 

                                                       

CIDADE

06/11/2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ................................................................................................... 4

1.1 OBJETIVO GERAL ......................................................................................... 4

1.2 OBJETIVO ESPECÍFICO ............................................................................... 4

2 DESENVOLVIMENTO ....................................................................................... 5

2.1 Aspectos Gerais da Infiltração da água no solo ............................................. 5

2.2 Perfil de umidade do solo ............................................................................... 6

2.3 Fatores que intervém no processo de infiltração ............................................ 7

2.4 Condições hidrológicas que influenciam a ocorrência de enchentes ........... 8

3 BIBLIOGRAFIA ................................................................................................. 9



  1. INTRODUÇÃO
  1. OBJETIVO GERAL

Pesquisar aspectos, fatores e condições gerais da infiltração no solo. Onde irá ser discutidas em sala, perguntas elaboradas através dos tópicos que está sendo mencionando no objetivo específico.

  1. OBJETIVO ESPECÍFICO

- Aspectos Gerais da Infiltração da água no solo;

- Perfil de umidade do solo;

- Fatores que intervém no processo de infiltração;

- Condições hidrológicas que influenciam a ocorrência de enchentes.


  1. DESENVOLVIMENTO
  1. Aspectos Gerais da Infiltração da água no solo

O processo de infiltração pode ser definido como a passagem de água da superfície para o interior do solo, o qual depende fundamentalmente da disponibilidade de água para infiltrar, da natureza do solo, do estado da sua superfície, e das quantidades inicialmente presentes de ar e água no seu interior.

Simplificadamente pode-se considerar o solo dividido em duas zonas, que são a zona de aeração e a zona de saturação. A primeira é caracterizada por apresentar os vazios do solo parcialmente ocupados pela água, variando conforme a ocorrência de precipitação, características do solo, etc. Por ser a camada em contato com a superfície, a água nela presente sofre ação da evaporação e também é absorvida pelas raízes das plantas, sendo eliminada depois pela transpiração, em função da fotossíntese. Também ocorre a ascensão da água devido ao efeito de capilaridade, mas, conforme os vazios do solo vão sendo ocupados pela água, esta tende a romper as forças capilares e se deslocar verticalmente para baixo, sob ação da gravidade.

A zona de saturação, como o próprio nome sugere, é caracterizada pela presença de água nos vazios do solo em sua capacidade máxima, isto é, pela saturação do solo. Tal camada constitui as águas subterrâneas, sendo válida a distribuição hidrostática de pressões (pressão varia linearmente na vertical conforme a altura da camada saturada acima) e ocorre o escoamento sob ação da gravidade. Também ocorre ascensão da água da zona de saturação para a zona de aeração, por efeito da capilaridade.

A caracterização da infiltração basicamente envolve a capacidade de infiltração e a taxa de infiltração, grandezas que facilmente podem ser confundidas entre si, mas que denotam aspectos bem distintos.

A capacidade de infiltração pode ser entendida como a quantidade máxima que um solo, sob determinadas condições, pode absorver (por unidade de tempo e por unidade de área horizontal, ou seja, lâmina de água por unidade de tempo). Em outras palavras, a capacidade de infiltração representa o potencial do solo em absorver água, naquele instante, sob tais condições.

Já a taxa de infiltração é a taxa efetiva com que está ocorrendo, naquele instante, a infiltração no solo. Percebe-se, então, que taxa de infiltração ≤ capacidade de infiltração.

Então em um determinado instante de tempo, para o solo sob as condições desse instante, tem-se a quantidade máxima que pode infiltrar (capacidade de infiltração) e a quantidade que efetivamente está infiltrando nesse momento (taxa de infiltração). A infiltração só ocorrerá em uma taxa igual à capacidade de infiltração quando a intensidade da precipitação for superior à capacidade, ou seja, quando a água disponível para infiltrar for superiora à capacidade do solo em absorvê-la


2.2 Perfil de umidade do solo

À medida que a água infiltra pela superfície, as camadas superiores do solo vão se umedecendo de cima para baixo, alterando gradativamente o perfil de umidade. Enquanto houver aporte de água, o perfil de umidade evolui e tende à saturação em toda a profundidade, sendo a superfície, naturalmente, o primeiro nível a saturar. Cumpre observar que, normalmente, a infiltração decorrente de precipitações naturais não é capaz de saturar todo o solo, restringindo-se a saturar, quando consegue, apenas as camadas próximas à superfície. Em consequência, desenvolve-se um perfil típico de umidade, em que o seu teor decresce com a profundidade.

Quando cessa o aporte de água à superfície (isto é, deixa de haver infiltração), a umidade no interior do solo se redistribui, evoluindo para um perfil inverso com os menores teores de umidade próximos à superfície e os maiores nas camadas mais profundas.

Perfil de umidade do solo durante a infiltração

[pic 1]

Zona de saturação: corresponde a uma camada de cerca de 1,5 cm e, como sugere o nome, é uma zona em que o solo está saturado, isto é, com um teor de umidade igual ao teor de umidade de saturação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (140.7 Kb)   docx (87.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com