TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Homem e Sociedade

Por:   •  1/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.814 Palavras (8 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

ENGENHARIA BÁSICA

Claudio Judson Medeiros Cruz – RA C5454G-2

Iago César Torres B. Soares – RA C65861-8

Jonathan Azevedo A. Soares – RA C46523-2

Luciomar Costa Boucher – RA C6578B-3

Mayara de Oliveira Castro – RA C4651i-3

Tiago Melo do Nascimento – RA C47A1B-8

GLOBALIZAÇÃO NOS DIAS ATUAIS

Brasília – DF

2015

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

ENGENHARIA BÁSICA

Claudio Judson Medeiros Cruz – RA C5454G-2

Iago César Torres B. Soares – RA C65861-8

Jonathan Azevedo A. Soares – RA C46523-2

Luciomar Costa Boucher – RA C6578B-3

Mayara de Oliveira Castro – RA C4651i-3

Tiago Melo do Nascimento – RA C47A1B-8

DISCUSSÃO DE HOMEM E SOCIEDADE

Resenha sobre Globalização sobre a visão de Milton Santos. Sobre orientação do Sr. Professor Danilo Borges.

Brasília – DF

2015



Sumario

1        INTRODUÇÃO        

2        O QUE E GLOBALIZAÇÃO        

2.1        Quando começou a Globalização        

2.2        A Globalização e boa ou ruim?        

2.2.1        Conectando os conceitos com as abordagens de Milton Santos        

3        A GLOBALIZAÇÃO NA ENGENHARIA        

4        CONCLUSÃO        

5        REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA        


  1. INTRODUÇÃO

A globalização é de fundamental importância para que pessoas troquem informações, valores e mercadorias com muitas pessoas de vários locais do mundo. Uma ferramenta muito importante é a internet, ela faz com que essas interações sejam bem mais fáceis e rápidas. Mais será que a globalização só trás coisas boas? E quando iniciou esse processo?

Também abordaremos a visão de Milton Santos sobre a globalização. E citaremos alguns exemplos das engenharias no contexto da globalização.


  1. O QUE E GLOBALIZAÇÃO

É um processo social, econômico e informacional, que possibilita que pessoas e nações troquem informações, mercadorias e valores, permitindo também difundir diferentes culturas e idiomas em vários lugares do mundo. A internet é o exemplo maior da globalização, pois nela conseguimos efetuar transferências de valores, de mercadorias, torna rápida a troca de informações, e também faz com que homem tenha a disposição o conhecimento, milhões de livros, artigos, estudos científicos estão disponíveis na rede global.

  1. Quando começou a Globalização

Não existe uma definição exata para a origem da Globalização, pois vária de autor para autor, de teoria para teoria, alguns autores afirmam que tal processo teve inicio no século XV com o início das grandes navegações, pois nesta época os europeus começaram a realizar operações de compra e venda e também relações culturais com os povos da Ásia e das Américas. Outros autores afirmam que a Globalização se deu início na 1ª guerra mundial, e outros dizem que se iniciou nos anos 1990, com o advento da internet. Em minha opinião, a Globalização começou de fato no final do século XX, mais precisamente na década de 90, com a popularização da internet, as pessoas podem fazer transações financeiras para qualquer lugar do mundo, podem se comunicar com outra pessoa em tempo real, mesmo que a outra pessoa esteja a dez mil quilômetros de distancia, conhecer diversas culturas e hábitos. Somente por causa da internet que o homem tem a possibilidade de realizar tais feitos de maneira rápida e objetiva.

  1. A Globalização e boa ou ruim?

Podemos citar entre as virtudes da Globalização: a rapidez e a qualidade da comunicação, o conhecimento à disposição, as relações interculturais, transações econômicas e financeiras de maneira mais segura, rápida e prática.

A parte negativa da Globalização está no distanciamento financeiro e de desenvolvimento humano entre os ricos e os pobres, multinacionais poderosas usam países pobres para fabricar seus produtos com a intenção de diminuir os custos operacionais, podemos usar de exemplo as americanas Nike e Apple, ambas as marcas são bilionárias e usam a China para fabricar seus produtos pelo fato de a mão de obra chinesa ser barata e quase “escrava”, isso também gera um reflexo negativo nos Estados Unidos, pois estas empresas deixaram de empregar milhares de americanos pelo fato do salário e dos benefícios dos trabalhadores daquele país ser bem maiores.

Em minha opinião, a Globalização traz muito mais benefícios do que malefício à população mundial de forma geral trouxe mais facilidades para o homem, e qualidade de vida para os países que souberam utilizar a tecnologia e investiram pesado em educação para crescer e desenvolver social e economicamente.

  1. Conectando os conceitos com as abordagens de Milton Santos

Do ponto de vista político, econômico e social, o mundo pode ser dividido de varias forma, do ponto de vista político, o mundo se divide em Democracia, Socialista e Ditatorial, ou mais recentemente em direita e esquerda, do ponto de vista Econômico em Desenvolvidos, em desenvolvimento e subdesenvolvidos, ou simplesmente 1º, 2º e 3º mundo, este menos usual nos dias atuais, e por ultimo de forma Social, que são, o Capitalismo e Socialismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (159 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com