TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IDENTIFICAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL DO ATERRO SANITÁRIO

Por:   •  13/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.056 Palavras (5 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 5

IDENTIFICAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL DO ATERRO SANITÁRIO

RESUMO

A crescente preocupação com o meio ambiente tem levado o país a exercer uma política ambiental cada vez mais efetiva e abrangente, visando responder as novas necessidades ambientais.

Essa nova política ambiental pode ser constatada na atual legislação em vigência.

Os estudos ambientais visam garantir o bem estar da sociedade atual e das gerações

futuras, bem como, uma cobrança cada vez mais efetiva e uma vigilância mais constante, visando o cumprimento da legislação ambiental.

As características do empreendimento e do local proposto para sua instalação exigem a avaliação dos possíveis impactos ambientais causados pelo mesmo no âmbito de Estudo de Impacto Ambiental.

PALAVRAS-CHAVE: Avaliação, Impacto, Matriz, Meio Ambiente.

INTRODUÇÃO

O Relatório de Impacto Ambiental - RIMA, apresenta de forma bastante objetiva, sem perder o teor das informações, a Avaliação de Impacto Ambiental.

Objetivando subsidiar o processo de licenciamento ambiental do empreendimento junto aos órgãos ambientais regionais.

O Relatório visa apresentar as soluções técnicas e ações para evitar ou minimizar os diversos impactos ambientais das obras previstas para a implantação e respectivas operações do aterro.

O escopo do presente estudo compreende as informações gerais, caracterização do empreendimento, diagnóstico ambiental, análise integrada do meio ambiente, identificação e avaliação dos impactos ambientais, medidas de controle ambiental, culminando com os programas de controle e monitoramento das ações.

Objetivando evitar, minimizar e controlar os impactos ambientais negativos e potencializar os impactos positivos.

Um aterro sanitário é de extrema importância para o município e também para o meio ambiente, pois diminui bastante a evitar concentração de lixo nas ruas e na natureza.

IDENTIFICAÇÃO DO EMPREENDIMENTO

Localização da área no município de conceição do araguaia PA

O que é um aterro sanitário?

1. Modernamente, é uma obra de engenharia que tem como objetivo acomodar no solo resíduos no menor espaço prático possível, causando o menor dano possível ao meio ambiente ou à saúde pública;

2. O objetivo principal do aterro sanitário é o de melhorar as condições sanitárias relacionadas aos descartes sólidos urbanos evitando os danos da sua degradação descontrolada.

São divididos em dois tipos:

1. Aterro convencional: formação de camadas de resíduos compactados, que são sobrepostas acima do nível original do terreno resultando em configurações típicas de “escada” ou de “troncos de pirâmide”.

Aterro em valas: visa facilitar a operação do aterramento dos resíduos e a formação das células e camadas, assim sendo, tem-se o preenchimento total da trincheira, que deve devolver ao terreno a sua topografia inicial.

1. Aterro em valas: visa facilitar a operação do aterramento dos resíduos e a formação das células e camadas, assim sendo, tem-se o preenchimento total da trincheira, que deve devolver ao terreno a sua topografia inicial.

Impactos ambientais causados por aterros sanitários e suas medidas mitigadoras

1. Os impactos são divididos em três meios:

2. Meio Físico

3. Meio Biótico

4. Meio Sócio Econômico

Impactos no Meio Físico

1. Geração de gases: A decomposição de matéria orgânica existente na massa de resíduos, produz significativa quantia de gases, que têm como uma de suas principais características um forte odor e fácil inflamabilidade.

2. Medida Mitigadora: Implantação de sistema de drenagem de gases e tratamento de gases e cobertura da superfície do aterro.

Produção de Líquidos Percolados (chorume)

1. Grande potencial poluente, principalmente se infiltrar no subsolo e encontrar o lençol freático ou se escorrer superficialmente atingindo corpos d'água ou nascentes.

2. Medidas Mitigadoras: : Implantação de sistema de drenagem e tratamento de líquidos percolado. Impermeabilização do fundo do aterro. Implantação de sistema de interceptação e tratamento de plumas poluentes.

3.

Assoreamento e Obstrução de Cursos D'água Superficiais

1. A terra carregada pela ação das águas pluviais, atingem os cursos d' água próximos, promovendo o seu assoreamento e obstrução.

2. Medidas Mitigadoras: Plantio de gramíneas para contenção de áreas terraplanadas. Implantação de sistema de drenagem de águas pluviais.

Deslizamento no Maciço de Resíduos

1. O deslizamento dos maciços é responsável por graves acidentes principalmente em aterros de grande porte. Quando na execução das camadas de resíduos, a compactação do lixo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (73.5 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com