TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IDENTIFICAÇÃO DO INSTITUTO

Relatório de pesquisa: IDENTIFICAÇÃO DO INSTITUTO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  Relatório de pesquisa  •  3.036 Palavras (13 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 13

O presente relatório de Estágio Estagio Curricular III tem como meta fazer uma descrição da instituição do campo de estágio, ou seja, o CRAS (Centro de Referencia da Assistência Social) de Gloria de Dourados, Durante esse estágio percebe-se que as políticas sociais desenvolvidas no CRAS são sempre voltadas para melhoria de vida de seus usuários, com uma aceitação do público alvo.(mulheres homens crianças e idosos)A importância para a vida profissional do estagiário é de grande valia, para a sociedade na formação do profissional, Nos leva a compreensão e o entendimento do processo de supervisão como elemento integrante do projeto de formação profissional. A realização do estágio é uma forma de aproximar os alunos das necessidades do mundo do trabalho, criando oportunidades de exercitar a prática profissional, além de enriquecer e atualizar a formação acadêmica desenvolvida.

O envolvimento do aluno estagiário em reais situações fará com que aja à integração do saber com o fazer. Pode-se atribuir então a um caráter reflexivo, ao qual coloca o acadêmico frente às constantes das realidades do dia-a-dia profissional para que o mesmo possa, a partir do conhecimento já adquirido, compreender bem o contexto da profissão que irá exercer. E as funções dos alunos são; conhecer e cumprir as normas da instituição cumprir todas as atividades programadas concernentes ao estagio.

O meu estagio supervisionado II de intervenção foi realizado no CRAS (Centro de Referencia da Assistência Social) E as funções do estagio são; conhecer e cumprir as normas da instituição e cumprir todas as atividades programadas concernentes ao estagio, atuando diretamente nas realidades e demandadas sociais que são: Bolsa família, BPC, Passe livre do idoso, declarações de renda do grupo familiar, leituras bibliográficas do estatuto do idoso e ECA, Requerimentos, visitas domiciliar, visita socioeconômica, oficio, recadastramento CADUNICO, visitas em instituições e programa do governo estadual e atendimento social, e ainda realizei o projeto de Intervenção a Acessibilidade do Idoso ao Passe Livre Intermunicipal um benefício que assegura o direito de pessoas idosas com 60 anos ou mais e pessoas com deficiência.

IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

O CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), esta localizado, na Rua Rio Brilhante centro, é um órgão vinculado a Secretaria da Assistência da Prefeitura Municipal de Glória de Dourados/MS, é uma unidade pública estatal descentralizada da política de assistência social, criado para atender as demandas dos programas Federais de Proteção Social Básica de Assistência Social, para famílias e seus membros, e tem como objetivo prevenir a ocorrência de situação de vulnerabilidade social no território de abrangência.

O CRAS é uma política assegurada pela Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS Lei nº 8.742, de 07 de dezembro de 1993. Ele também é referencia para o desenvolvimento dos serviços socioassistenciais de proteção básica do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, onde também são trabalhadas as políticas do ECA. Atende em media 250 pessoa por mês em situação de vulnerabilidade social.

Descrever e analisar a realidade da organização (missão, valores, serviços programas e projetos) realizada junto à comunidade.

O CRAS – Centro de Referência da Assistência Social tem por objetivo, fortalecer a função preventiva da família, contribuindo na melhoria da sua qualidade de vida; Prevenir a ruptura dos vínculos familiares e comunitários, possibilitando a superação de situações de fragilidade social vivenciadas; Promover aquisições sociais e materiais às famílias, potencializando o protagonismo e a autonomia das famílias e comunidades, Promover acessos a benefícios, programas de transferência de renda e serviços socioassistenciais, contribuindo para a inserção das famílias na rede de proteção social de assistência social, Promover acesso aos demais serviços setoriais, contribuindo para o usufruto de direitos, Apoiar famílias que possuem, dentre seus membros, indivíduos que necessitam de cuidados, por meio da promoção de espaços coletivos de escuta e troca de vivências familiares. Os Conselhos Municipais são os principais agentes fiscalizadores e contribuidores do desenvolvimento das políticas públicas Municipais sendo eles: Conselho Municipal de Assistência Social, do Idoso, da Criança e do Adolescente.

DESCREVER O ALCANCE SOCIAL DOS PROJETOS, PROGRAMAS E SERVIÇOS ENCONTRADOS NA ORGANIZAÇÃO

Os projetos e Programas executados no CRAS são desenvolvidos pela equipe de assistentes sociais, psicóloga e educadores sociais, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Governo Federal são: Programa Bolsa família. (BPC) Benefício de Prestação Continuada, programa de Erradicação do Trabalho infantil – PETI; PRÓ-Jovem; Proteção Básica à Pessoa Idosa, Conviver. Os projetos desenvolvidos no CRAS estão ligados aos programas federais de Proteção Social Básica de Assistência Social para famílias, seus membros e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, por meio do Programa de Atenção Integral a Família - PAIF. No entanto, para que o profissional do serviço social crie estratégias e planejamento de ações que respondam a exigências e a demandas apresentadas cotidianamente no CRAS, há a necessidade se trabalhar interligado aos outros profissionais, seja nas áreas da saúde, da educação, ou entre outras instituições que prestam serviços assistenciais.

O Centro de Referência em Psicologia e Políticas Públicas

SEGUNDO (CREPOP, 2007: p.12),

“a atuação dos psicólogos nos CRAS tem foco na prevenção e promoção da vida, mas isso não significa desconsiderar outros aspectos relacionados às vulnerabilidades”. Para tanto, “é preciso articular com ações existentes nas regiões, nas comunidades. Devemos, pela condição do sujeito integral, entender o desafio da incompletude institucional e da intersetorialidade” (CREPOP, 2007: p. 13).

Essa integração e interação entre profissionais possibilitadas pela interdisciplinaridade permitem a reflexão e a união da teoria e a prática, uma vez que são necessárias discussões entre os profissionais e o planejamento para a junção dos saberes. Essas discussões fornecem aos profissionais a contribuição múltipla e complementar para interação dos saberes.

Severino (2000, p. 19) afirma que [...] Pressupõe, de forma necessária, uma convergente colaboração dos especialistas das várias áreas das Ciências Humanas, evitando-se assim uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com