TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IHM (INTERFACE HOMEM MÁQUINA) APERFEIÇOANDO DIAGNOSTICO DE FALHA PARA MANUTENÇÃO

Por:   •  18/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.507 Palavras (15 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 15

desenvolvimento da atividade 3[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

RONDONÓPOLIS

2019


WILLIA PEREIRA DA COSTA [pic 6]

[pic 7]

ihm (interface homem máquina) aperfeiçoando DIAGNOSTICO de falha para manutenção

Projeto apresentado ao Curso de Engenharia de Controle e Automação da Instituição Unic Rondonópolis.

Orientador: Prof Dra Vânia Paula Silviano dos Santos


Rondonópolis

2019

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

1.1 O PROBLEMA        5

2 OBJETIVOS        6

2.1 OBJETIVOS GERAL OU PRIMÁRIO        6

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS        6

3 Justificativa        6

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        7

4.1 Evolução da ihm        7

6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        16

REFERÊNCIAS        17

1 INTRODUÇÃO

No cenário atual, estamos vivendo uma verdadeira revolução tanto tecnológica quanto comportamental causada pela forma como o ser humano lida com os computadores e seus dispositivos. Essa revolução vai desde a configuração das relações entre pessoas consigo mesmas, com a sociedade, com os próprios aparelhos, Internet e programas.

Intitulado Conceitos básicos, esse trabalho procura descrever definições fundamentais relacionados ao tema. Já os objetivos são relacionar historicamente os principais pontos da evolução tecnológica pelos quais passamos, tanto pelo ponto de vista da evolução das ideias de interfaces durante os anos, relacionando com alguns dispositivos principais, quanto da linha do tempo das invenções que culminaram na concepção do microcomputador da forma como o conhecemos hoje. Ainda nesse capítulo, são relacionados alguns desafios que cada geração de interface enfrentou.

Em seguida, temos o capítulo, chamado Cenário atual, planejado para constar logo após o histórico para seguir a linha de raciocínio e, ao levar em consideração os pontos do tópico anterior, traçar uma breve perspectiva da configuração do contexto em que estamos inseridos, também são abordados quais obstáculos permeiam o paradigma vigente.

Em Metodologias, são apresentadas algumas abordagens comuns aos projetos de interfaces, com a descrição de suas premissas básicas e alguns pontos a se levar em consideração ao optar por um método ou outro.

1.1 O PROBLEMA

Perda de produção em linhas de envasar cerveja ocasionada por falhas indicadas no IHM de algumas máquinas com informação incompleta, confusa e/ou incoerente com a causa raiz, dificultando a equipe técnica de manutenção a chegar ao diagnóstico preciso. O que fazer para não haver dúvidas nos diagnósticos pós-falha?

2 objetivos

2.1 OBJETIVOS GERAL OU PRIMÁRIO

 Realizar uma pesquisa literária sobre respostas lógicas a eventos discretos e dinâmicos nos IHMs e como são traduzidos da linguagem de máquina para a humana.  

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS

 

 

  • Contextualizar a introdução da evolução da interação humano-computador;
  • Descrever os fundamentos da interação humano-computador;
  • Apresentar a Psicologia cognitiva: entendimento do conhecimento humano, caracterizando os processos de IHC nos termos capacitativos e limitativos de sua própria abordagem.

 

 

3 Justificativa

Com a evolução da Engenharia de Controle e Automação, as empresas fornecedoras de produtos e serviços de alta performance vem crescendo no mercado, o volume de dados processados dentro das plantas industriais aumentaram em proporções bem maiores do que o ser humano imaginava. É imprescindível que as equipes de manutenção identifiquem pontos falhos no diagnóstico do IHM, seja por fatores externos e/ou humanos e implementem soluções para esses fatores.

Após o início da Quarta Revolução Industrial, tecnologias como operação em tempo real, virtualização, descentralização, orientação a serviços e modularidade vêm sendo inseridas na indústria. Pessoas experientes com tecnologias anteriores precisam se envolver cada vez mais com a evolução da indústria 4.0.

        No Brasil de maneira geral nossas empresas estão entre a indústria 2.0 e 3.0, são inúmeros os motivos que justificam este cenário. Surge assim a necessidade de envolver cada vez mais os brasileiros a buscarem qualificações na área da tecnologia. A tendência é que várias profissões deixem de existir e surjam novas profissões.  

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

        

4.1 Evolução da ihm

        

            Assim como uma calculadora, um computador consegue, por meio de diversas operações pré-programadas, apresentar uma resposta a uma situação que é submetida. Também é possível fazer um comparativo com a imprensa, que impulsiona e exercita a comunicação entre indivíduos (SUANNO, 2012).

A máquina que chamamos de computador a cada dia que passa consegue agregar mais funções e mais significados. Ponderando esse aspecto, de certa forma, quase todas as inovações tecnológicas até os dias atuais fariam parte do histórico de evolução do microcomputador da forma como conhecemos hoje.

 

4.1.1 Breve histórico da computação

 

A era dos dispositivos mecânicos começa pela criação do ábaco, por volta do ano 500 a.C. que foi responsável por uma das primeiras formas de se lidar com as operações matemáticas, passa pela pascalina, mecanismo mais complexo, inventado milênios depois por Blaise Pascal e vê surgir, em 1834 a invenção responsável por tornar Charles Babbage conhecido como “Pai do Computador”: a máquina analítica que tinha memória, processador, saída para impressora e realização de programas. Esse conceito serviu como base para a concepção dos computadores atuais (MONTEIRO, 2001, p. 9-11).  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)   pdf (171.3 Kb)   docx (37.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com