TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPACTOS CAUSADOS PELA PERDA DE ÁGUA TRATADA

Por:   •  16/4/2020  •  Projeto de pesquisa  •  3.613 Palavras (15 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 15

FACULDADE DE ENGENHARIA

ENGENHARIA CIVIL

----

IMPACTOS CAUSADOS PELA PERDA DE ÁGUA TRATADA

---- 

----

IMPACTOS CAUSADOS PELA PERDA DE ÁGUA TRATADA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado -, como parte dos requisitos para obtenção do título de Bacharel em Engenharia civil.

Orientador: Professor/Mestre -

--

-

SUMÁRIO

SUMÁRIO 4

1. INTRODUÇÃO 5

1.1. OBJETIVOS 7

1.1.1. Objetivo geral 7

1.1.2. Objetivos específicos 7

2. JUSTIFICATIVA 8

3. A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA NO BRASIL E NO MUNDO 9

4. DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA NA REGIÃO DE MARINGÁ 12

5. DEFINIÇÃO DE PERDAS DE ÁGUA 13

6. MOTIVOS DAS PERDAS 16

6.1. CLASSIFICANDO AS PERDAS 18

6.1.1. PERDAS FÍSICAS 19

6.1.2. PERDAS NÃO FÍSICAS 21

7. MATERIAIS E MÉTODOS 23

REFERÊNCIAS 24

1. INTRODUÇÃO

No Brasil desperdiça-se em média 38,29% da água potável tratada na hora da distribuição, com isso, tem - se um prejuízo em torno de R$10 bilhões de reais anuais segundo o instituto Trata Brasil (2018). O alto índice de perda de água nas redes de distribuição é motivo de constante discussão, entende que essa deficiência gera enormes danos para a sociedade, seja economicamente, ambientais e até mesmo pela insatisfação do cliente relacionado a pressão que não atende as normas e legislações.

Estudos mais recentes apresentam graves previsões de que a demanda de água irá exceder o abastecimento sustentável em curto prazo (COÊLHO, 2001). No futuro, a situação será ainda mais crítica, com o crescimento populacional e o aumento do padrão de vida.

Muitos dos sistemas operacionais de abastecimento vem se tornando deficientes no abastecimento, seja falta de manutenção adequada ou até mesmo pela grande demanda que aumenta diariamente. Tornando assim, clara a necessidade de modernização nesse setor de abastecimento.

A água é um elemento essencial para o planeta e o desenvolvimento e sustentação da sociedade, sem a água é impossível imaginar continuação para a vida terrestre, seja para humanos, seja para a natureza. Sendo assim, é notório a importância da água para o planeta, e, a importância da conscientização a respeito do não desperdício é um fator de grande relevância.

No Brasil encontra-se 12% de toda a água doce do mundo, a extensão territorial do país garante que esse índice continue alto, são vários rios, riachos, lagoas e os imensos aquíferos subterrâneos. Em contra partida, pela falta e/ou ineficácia de fiscalização e políticas de combate ao desperdício de água, o Brasil é detentor de um grande problema de perda de água tratada.

Apesar de se ter tanta água num país só, infelizmente algumas partes dele sofrem com a falta de água, como exemplo da região Nordeste. Outro grande exemplo de problema com a distribuição de agua no Brasil é o das regiões metropolitanas, que, apesar de terem grandes índices de saneamento básico, ou seja, os índices são consideravelmente satisfatórios, existem vários problemas relacionados à distribuição, e a falta d’agua, isso por diversos fatores, entre eles os gatos nas redes de distribuição de agua tratada.

Falhas técnicas nas redes de distribuição são as grandes vilãs do desperdício de água tratada, isso porque na maioria das vezes os defeitos e vazamentos são difíceis de se diagnosticar. O Ministério das Cidades diz que 41% de toda a água trada do país é desperdiçado.

Além da perda de água tratada devido as falhas nas tubulações, ligações clandestinas e desperdiço doméstico, a indústria também é responsável por este numero aumentar, pois, em várias delas a água tratada é utilizada para resfriamento de equipamentos, o que poderia ser feito com água de reuso.

1.1. OBJETIVOS

1.1.1. Objetivo geral

Analisar os motivos da perda de água tratada, junto a análises do Sistema de Abastecimento de Água Potável - SAA da região de Maringá/pr apontando os impactos sociais, ambientais e econômicos.

1.1.2. Objetivos específicos

• Identificar junto a Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) e a Sistema de Abastecimento de Água Potável – SAAo volume de água tratada perdida durante a distribuição.

• Apontar os impactos sociais, ambientais e econômicos causado pelo problema.

Fazer um levantamento sobre o ganho econômico com a redução da perda.

2. JUSTIFICATIVA

Com a constante elevação no consumo de água ligado ao aumento populacional é constante a necessidade de debates sobre economia de água, os desperdícios e perdas devem ser evitados. A disponibilidade de água doce no futuro vem sendo alvo de constante alertas a décadas (UNESCO,2013). Aproximadamente 40% da água tratada que deve ser consumida se perde no processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)   pdf (78.1 Kb)   docx (24.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com