TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INCHAMENTO DE AGREGADO MIÚDO:

Por:   •  13/10/2016  •  Ensaio  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 2

INCHAMENTO DE AGREGADO MIÚDO:

                  O teor de umidade é importante para a dosagem de concreto, com a proporção adequada de água e cimento adicionada ao concreto. Se não houver o controle da umidade, a água presente no agregado miúdo poderá causar grandes danos ao concreto, interferindo na sua resistência.
                 Se a umidade presente na areia tiver um teor muito elevado, pode-se corrigir na quantidade de água adicionada ao concreto.
                 Quando o assunto é inchamento de areia, temos a definição de que a presença de água no agregado causa o afastamento dos grãos. Esse aumento no volume é determinado teor de umidade, o qual inchamento constante é chamado de umidade crítica.
                 Umidade crítica é o coeficiente de inchamento, pode ser considerado constante e igual ao coeficiente de inchamento médio. Cada agregado miúdo tem uma diferente curva de inchamento. Ela pode ser simplificada por duas retas a partir da consideração de que a partir de uma determinada umidade critica o efeito de inchamento se torna desprezível, sendo pequena a variação de volume.
                 Após realizar o experimento de inchamento, ter realizado todos os cálculos conforme a NBR 6467, chegamos conclusão que o Coeficiente de Inchamento é de 1,6681 e a umidade critica do agregado é de 2,7327.

ANEXOS:

[pic 1]

Figura 1 - Areia úmida

[pic 2]

Figura 2 - Areia seca

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.5 Kb)   pdf (226 Kb)   docx (2.2 Mb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com