TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INCLINAÇÃO DE UMA RUA

Por:   •  27/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 2

INCLINAÇÃO DE UMA RUA OU ESTRADA

Componente: Pré-Cálculo

Nome: Yasmim Sincak

2017

Introdução

O presente trabalho do componente de Pré-calculo propõe fazermos a medição do ângulo de uma rua ou estrada, afim de obtermos o grau de inclinação da mesma. Com os conhecimentos adquiridos sobre trigonometria e geometria, e com o auxílio de softwares como o Google Earth, Geogebra, e o Solidworks, desenvolveu-se a atividade proposta.

Metodologia

Para obter-se a foto necessária para a análise, foi preciso deslocar-se até o local, escolher um lugar para tirar a foto que ajudasse na atividade, como uma edificação no entorno da rua, e com o auxílio de um celular com medidor de grau, foi posicionado a câmera fotográfica exatamente na horizontal. Estimei o grau, após isso o calculei e usei os softwares para maior precisão do declive.

Desenvolvimento

A rua que escolhei fica na cidade de Doutor Maurício Cardoso, no bairro de Vila pitanga, Rua São Francisco, com coordenadas: latitudinal 27°31’55.2”S (-27.532002), longitudinal 54°21’39.3”w (-54.360907) e elevação 278, 279, 281m.

A estimativa de inclinação da rua foi de aproximadamente 4 graus.

[pic 1]

FONTE: GOOGLE EARTH

Para descobrir-se o ângulo, foi usado a fórmula da tangente (tg=C.O/C.A), que deu 0,089, usando a operação inversa achou-se o ângulo. Como foi utilizada as mesmas medidas que se atingiu com o software Solidworks, obtive um ângulo de 5,09° em ambas as formas de cálculo.

[pic 2]

A declividade implica diretamente na segurança da estrada e na velocidade máxima permitida para o tráfego, pois tanto incide no diferencial de velocidade entre veículos leves e caminhões nos aclives, quanto na capacidade de controle da velocidade, através de redução de marchas ou frenagem, nos declives. As declividades máximas recomendadas pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte), em vias onde o volume é mais alto recomendasse 3°, e cerca de 5° onde é mais lento. Ruas com inclinação próximas de 15° costumam ser raras e normalmente são interditadas para a subida de caminhões. O limite teórico para a inclinação da rampa que um automóvel com tração em duas rodas pode percorrer situa-se abaixo de 30° com pista seca e abaixo de 20° com pista molhada.

        

Conclusão

Tendo em vista os aspectos observados concluiu-se que a inclinação da Rua São Francisco em Doutor Maurício Cardoso, apresenta um declive de aproximado de 5,09°, e se encontra dentro das normas do DNIT.

Bibliografia

SILVERA, Fernando. Inclinação das ruas e das estradas. Disponível em . Acesso em: 18 abril 2017.

BRASIL. Ministério dos Transportes. Departamento Nacional de Estradas de Rodagem. Normas para o projeto das estradas de rodagem. Disponível em < http://www.dnit.gov.br/download/rodovias/operacoes-rodoviarias/faixa-de-dominio/normas-projeto-estr-rod-reeditado-1973.pdf>. Acesso em: 18 abril 2017.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (269.8 Kb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com