TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INDUSTRIA PARA PRODUÇÃO DE GELO SECO A PARTIR DE CO2 RECUPERADO DA FERMENTAÇÃO DE VINHOS DA REGIÃO DA CAMPANHA.

Por:   •  11/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  833 Palavras (4 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 4

Avaliação do clico de vida no contexto da construção civil

A escassez dos recursos naturais e o impacto ambiental vem gerando uma maior preocupação nas ultimas décadas, O grande crescimento populacional e com ele o aumento da produção industrial em diversos setores acarretam  impacto ambiental em todo o ecossistema qual os volteiam, como emissão de gases nocivos devido ao traslado de matérias e processos industriais que liberam gases e entre outros fatores ,a depleção da camada de ozônio devido a esses gases, outras problemáticas geradas pelos processos industriais é o consumo excessivo dos recursos hídricos, muitas vezes com desperdícios devido a uma planta industrial mal projetada ou mesmo a precariedade da rede distributiva da água. Os dejetos da indústria traz  a contaminação de muitas fontes naturais e artificiais de água, como rios, córregos, lagos e represas. Isso leva à escassez desse valioso recurso natural.

E devido a essa preocupação, uma das formas de indivíduos, instituições ou organizações amenizarem os impactos na produção e no consumo em relação ao meio ambiente é analisar o ciclo de vida dos produtos a ACV(analise de ciclo de vida ) vem com o objetivo de facilitar esse processo facilitando a analise dos dados e os processando de forma mais dinâmica.

A definição de ACV utilizada pelo Instituto Nacional de Metodologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), o ciclo de vida é a compilação de todas as etapas que são necessárias para que um produto final seja produzido, desde a extração e processamento da matériaprima até o descarte final, passando pelas fases de transformação, extração produção, transporte, distribuição, uso, reuso, manutenção, reciclagem ou descarte. Ou seja é analisado os efeitos ambientais e a associação com as atividades produtivas ao longo do ciclo de vida deste produto.

Esse tipo de análise surgiu nos anos 70, quando a empresa Coca-Cola encomendou um estudo da Midwest Research Institute (MRI) referente aos diferentes tipos de embalagens de refrigerante e selecionar quais deles eram os mais adequados por um parâmetro  ambiental e com relação ao desempenho na preservação dos recursos naturais.

Outro caso estudado o qual  demostra uma aplicação da ACV foi  estudado realizado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi  feita uma comparação sobres os impactos ambientais entre as embalagens de PET com relação a embalagens de alumínio, utilizando a metodologia do ACV.

Foi revelado nesse estudo que as embalagens PET tem uma negatividade no meio ambiente maior quando comparado as de alumínio, isso pois as embalagem de alumínio têm maior redução quantitativa de energia no consumo de recursos naturais, na emissão de poluentes atmosféricos e na geração de resíduos sólidos.

Um conceito muito aplicado à ACV são os ”seis ’erres’ da sustentabilidades”

 De acordo com o artigo publicado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), essas etapas são para um planejamento de um novo produto ou para  a melhora de um produto já existente. Esse conceito é

Repensar, repor(substituir),reparar, reduzir, reutilizar e reciclar.

A ACV hoje é regida pelas normas ISO 14040, criadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

esse tipo de avaliação auxilia na identificação de oportunidades de melhoria nos aspectos ambientais dos produtos em suas diversas fases de seu ciclo de vida, visando assim minimizar o uso de itens tóxicos, reduzir o consumo de água e energia, diminuir a geração de resíduos, reduzir os custos dentro do processo, avaliar a utilização de máquinas e equipamentos, e ainda gerenciar outras atividades ambientais referentes ao processo industrial e encontrar soluções para utilizar os subprodutos entre outros fatores.

Para isso utilizasse software ou processo manual, o nosso foco é a aplicação do software no processo de ciclo de vida em uma indústria cerâmica na região da campanha gaúcha, os software pesquisado foi o  openLCA 1.4 Esse software é resultado da colaboração de diversos pesquisadores, liderados pela empresa GreenDeltal alemã e único software livre encontrado, porem seus bancos de dados não são gratuitos e a aplicação é extremamente  complexo e dificultoso para encontrar os bancos de dados para a indústria cerâmica não foi encontrado bancos de dados gratuitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (95.8 Kb)   docx (381.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com