TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INDÚSTRIA DE ALUMÍNIO

Dissertações: INDÚSTRIA DE ALUMÍNIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  1.426 Palavras (6 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 6

Relatório Ambiental

Indústria de alumínio

Disciplina: TPI ll

Professor: Marcos

Introdução:

A obtenção do alumínio é feita a partir da bauxita, um minério que pode ser encontrado em três principais grupos climáticos: o Mediterrâneo, o Tropical e o Subtropical. A bauxita deve apresentar no mínimo 30% de alumina aproveitável para que a produção de alumínio seja economicamente viável. O processo de obtenção de alumínio primário divide-se em três etapas: Mineração, Refinaria e Redução. O alumínio é um metal precioso, ele está em todas as coisas e mesmo assim não pode ser encontrado na natureza em seu estado puro.

Objetivo:

Verificar os pontos positivos e negativos do alumínio

Utilização:

Latas de refrigerante

Panelas

Vidros laminados à prova de bala

Motos

Aeronaves etc...

Mineração

O alumínio não é encontrado diretamente em estado metálico na crosta terrestre. Sua obtenção depende de etapas de processamento até chegar ao estado em que o vemos normalmente. O processo da mineração da bauxita, que origina o alumínio, pode ser exemplificado da seguinte maneira:

Remoção planejada da vegetação e do solo orgânico;

Retirada das camadas superficiais do solo (argilas e lateritas);

Beneficiamento:

Inicia-se na britagem, para redução de tamanho;

Lavagem do minério com água para reduzir (quando necessário) o teor de sílica contida na parcela mais fina;

Secagem

Refinaria

A refinaria é a fase do processo que transforma a bauxita em alumina calcinada. O procedimento mais utilizado é o Bayer. Esta é primeira etapa até se chegar ao alumínio metálico.

Dissolução da alumina em soda cáustica

Filtração da alumina para separar o material sólido

O filtrado é concentrado para a cristalização da alumina;

Os cristais são secados e calcinados para eliminar a água;

O pó branco de alumina pura é enviado à redução;

Na redução, ocorre o processo conhecido como Hall-Héroult, por meio da eletrólise, para obtenção do alumínio;

As principais fases da produção de alumina, desde a entrada do minério até a saída do produto final são: moagem, digestão, filtração/evaporação, precipitação.

Além da bauxita e de combustíveis energéticos, a produção de uma tonelada de alumina requer outros insumos, cujo consumo depende da qualidade do minério.

Redução

Na produção do alumínio, a redução é o processo que separa o metal do oxigênio, que formam a alumina (AL2O3). A operação ocorre a uma temperatura próxima a 960º C, nas cubas eletrolíticas – fornos especiais revestidos com carbono pelos quais circulam uma corrente elétrica.

Redução é o processo de transformação da alumina em alumínio metálico;

A alumina é dissolvida em um banho de criolita fundida e fluoreto de alumínio em baixa tensão, decompondo-se em oxigênio;

O oxigênio se combina com o ânodo de carbono, desprendendo-se na forma de dióxido de carbono, e em alumínio líquido, que se precipita no fundo da cuba eletrolítica;

O metal líquido (já alumínio primário) é transferido para a refusão através de cadinhos;

São produzidos os lingotes, as placas e os tarugos (alumínio primário);

Basicamente, são necessárias cerca de 5 t de bauxita para produzir 2 t de alumina e 2 t de alumina para produzir 1 t de alumínio pelo processo de Redução.

O grande aumento no consumo de alumínio é a prova do que este metal significa na indústria moderna. É o mais importante dos metais não ferrosos e está entre os mais consumidos anualmente. A variedade de aplicações do alumínio está relacionada com suas características físico-químicas, com destaque para seu baixo peso específico, comparado com outros metais de grande consumo, resistência à corrosão e alta condutibilidade elétrica e térmica. Essas propriedades são as matérias-primas da indústria para diversificar seus produtos e criar soluções para outros mercados, como o setor automotivo e de construção civil, por exemplo.

O alumínio, apesar de ser o terceiro elemento mais abundante na crosta terrestre, é o metal mais jovem usado em escala industrial. Mesmo utilizado milênios antes de Cristo, o alumínio começou a ser produzido comercialmente há cerca de 150 anos. Sua produção atual supera a soma de todos os outros metais não ferrosos. Esses dados já mostram a importância do alumínio para a nossa sociedade. Antes de ser descoberto como metal isolado, o alumínio acompanhou a evolução das civilizações. Sua cronologia mostra que, mesmo nas civilizações mais antigas, o metal dava um tom de modernidade e sofisticação aos mais diferentes artefatos). A bauxita é o minério mais importante para a produção de alumínio, contendo de 35% a 50% de alumínio.

Vantagens do alumínio

As características do alumínio permitem que ele tenha uma diversa gama de aplicações. Por isso, o metal é um dos mais utilizados no mundo todo. Material leve, durável e bonito, o alumínio mostra uma excelente performance e propriedades superiores na maioria das aplicações. Produtos que utilizam o alumínio ganham também competitividade, em função dos inúmeros atributos que este metal incorpora como pode ser conferido a seguir:

Leveza

Característica essencial na indústria de transportes, representa menor consumo de combustível, menor desgaste, mais eficiência e capacidade de carga. Para o setor de alimentos, traz funcionalidade e praticidade às embalagens por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com