TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Ind 1º Sem JAPV

Artigo: Portfólio Ind 1º Sem JAPV. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  2.408 Palavras (10 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 10

1 INTRODUÇÃO

A Contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio, objetivando representá-lo graficamente, evidenciar suas variações, estabelecer normas para sua interpretação, análise e auditagem e servir como instrumento básico para a tomada de decisões de todos os setores direta ou indiretamente envolvidos com a empresa.

As principais funções da Contabilidade são: registrar, organizar, demonstrar, analisar e acompanhar as modificações do patrimônio em virtude da atividade econômica ou social que a empresa exerce no contexto econômico.

2 DESENVOLVIMENTO

Desde os seus primórdios, a finalidade básica da Contabilidade tem sido o acompanhamento das atividades realizadas pelas pessoas, no sentido indispensável de controlar o comportamento de seus patrimônios, na função de produção e comparação dos resultados obtidos entre períodos estabelecidos.

2.1 CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

O administrador atua em uma empresa através do processo administrativo, que segundo Chiavenato, consiste nas funções de planejamento, organização, direção e controle; atribuídas com cargas diferenciadas para os diferentes níveis da organização (estratégico, tático e operacional). Essas funções sintetizam as principais responsabilidades do gestor em uma organização e ajudam a compreender seu papel na organização.

A função de planejamento tem maior peso no nível estratégico e tático. De acordo com Chiavenato a administração não ocorre ao acaso, cada ação está pautada em um plano, traçado na função planejamento. Apesar de haver planos operacionais, estes planos não tem grande peso nas funções administrativas por lidarem com variáveis bastante limitadas. Planejar é definir o futuro da empresa, principalmente, suas metas, como serão alcançadas e quais são seus propósitos e seus objetivos", ou como "ferramenta que as pessoas e as organizações usam para administrar suas relações com o futuro. É uma aplicação específica do processo decisório. O planejamento envolve a determinação no presente do que se espera para o futuro da organização, envolvendo quais as decisões deverão ser tomadas, para que as metas e propósitos sejam alcançados.

A função organização objetiva atribuir responsabilidades às pessoas que irão realizar as metas traçadas pelos gestores, de acordo com Chiavenato. Os gestores ambicionam resultados e expressam estes em seus planos, porém é necessário que cada um saiba a sua cota de responsabilidade na realização dos resultados. Os setores, grupos de trabalho ou departamentos devem ter ciência para onde e com que intensidade se direcionar. Sendo assim, ainda que o trabalho seja realizado por diversas pessoas e setores, cada um sabe a sua cota no todo e como sua cota contribui para o todo. Organizar é o processo de dispor qualquer conjunto de recursos em uma estrutura que facilite a realização de objetivos. O processo organizacional tem como resultado o ordenamento das partes de um todo, ou a divisão de um todo em partes ordenadas.

Segundo Chiavenato, a direção é a influência do gestor sobre o subordinado para que aquilo que foi planejado seja realizado dentro do esperado; apesar de ser uma função formal da administração necessita de um processo intenso de comunicação. A comunicação entre pessoas feita de maneira formal tem eficiência reduzida, pois está limitada ao conhecimento do transmissor. Apesar dessa função se utilizar de conceitos como reconhecimento da autoridade hierárquica e subordinação, nos dias atuais a função direção deve ser realizada com uma certa dose de empatia. Liderar envolve influenciar as pessoas para que trabalhem num objetivo comum. Meta(s) traçada(s), responsabilidades definidas, será preciso neste momento uma competência essencial, qual seja, a de influenciar pessoas de forma que os objetivos planejados sejam alcançados. A chave para tal, está na utilização da sua afetividade, na sua interação com o meio ambiente que atua.

A função controle monitora e avalia o desempenho das funções: planejamento, organização e direção, segundo Chiavenato. Ainda que os gestores tenham plena consciência de seus objetivos, pode ocorrer uma falha no processo e monitoração deve ser sistêmica, interativa, cíclica e repetitiva. estando a organização devidamente planejada, organizada e liderada, é preciso que haja um acompanhamento das atividades, a fim de se garantir a execução do planejado e a correção de possíveis desvios (ARAÚJO, 170, 2004).

Cada uma das características podem ser definidas separadamente, porém, dentro da organização, são executadas em conjunto, ou seja, não podem ser trabalhados disjuntas.

Segundo Maximiano, as funções mais importantes de qualquer organização são analisadas sucintamente a seguir: produção (ou operações), marketing, pesquisa e desenvolvimento, finanças e recursos humanos. A coordenação de todas essas funções especializadas é o papel da administração geral.

Na produção o objetivo básico é fornecer os produtos ou serviços da organização. Produção é uma palavra genérica, que indica todos os tipos de operações de fornecimento de produtos ou serviços. Há três tipos principais de processos produtivos:

-Produção em massa - fornecimento de grande número de produtos e serviços idênticos, que podem ser simples ou complexos. Exemplos: parafusos, automóveis, refeições rápidas em cadeias de lanchonetes, etc.;

- Produção por processo contínuo - fornecimento virtualmente ininterrupto de um único produto ou serviço, como gasolina, corantes, transmissão de programas de televisão, energia elétrica, etc.;

- Produção unitária e em pequenos lotes – fornecimento de produtos e serviços sob encomenda, simples ou complexos. Por exemplo, montagem de aviões, navios de grande porte e de plantas petroquímicas, organização de realização de Jogos Olímpicos e corridas de Fórmula 1, eleições presidenciais, cortes de cabelo, etc.

No Marketing o objetivo básico é estabelecer e manter a ligação entre a organização e seus clientes, consumidores, usuários ou público-alvo. A função de Marketing é muito ampla e abrange as atividades de:

- Pesquisa: identificação de interesses e necessidades e tendências do mercado;

- Desenvolvimento de produtos: criação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com