TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E SISTEMAS DE PERITOS

Tese: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E SISTEMAS DE PERITOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  Tese  •  4.263 Palavras (18 Páginas)  •  563 Visualizações

Página 1 de 18

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E SISTEMAS ESPECIALISTAS

*SILVA, Fernando Santos da

RESUMO

Este artigo tem por objetivo tratar dos conceitos e aplicações em torno da Inteligência Artificial e Sistemas Especialistas. É um assunto de extrema relevância nos dias atuais dado ao seu crescente desenvolvimento ao longo das décadas e a amplitude de suas aplicações nas mais diversas áreas do conhecimento. A criação de máquinas inteligentes não é mais uma questão de ficção científica, contudo, é uma área de estudos que envolvem: pesquisadores das áreas do governo, indústria, universidades e militares em quase todos os países do mundo, principalmente dos mais desenvolvidos. Por meio de peritos no campo das ciências: biológicas, neurológicas, psicológica, engenharia e matemática são feitas aplicações de sistemas especialistas, robótica e interfaces naturais impulsionadas pelo desenvolvimento da informática e da computação. Busca-se, portanto, expor através de uma pesquisa bibliográfica a abordagem que os principais autores fazem do assunto, e para tal, o conteúdo foi pesquisado em livros, trabalhos científicos e internet contendo uma visão geral do tema: conceitos, história, benefícios, limitações e aplicações relevantes para as empresas.

PALAVRAS-CHAVES: Inteligência artificial, Sistemas especialistas, Engenharia do conhecimento.

ABSTRACT

This article aims to address the concepts and applications around the Artificial Intelligence and Expert Systems. It is a matter of extreme importance nowadays given its increasing development over the decades and the range of its applications in diverse areas of knowledge. The creation of intelligent machines is no longer a matter of science fiction, however, is an area of study involving: researchers in the areas of government, industry, universities and the military in almost all countries of the world, especially the most developed. By experts in the field of science: biological, neurological, psychological, engineering and mathematics are made applications expert systems, robotics, and natural interfaces driven by the development of computer science and computing. The aim is, therefore, exposed through a literature search to approach the principal authors of the subject, and such content was researched in books, scientific papers and internet containing an overview of the topic: concepts, history, benefits, limitations and applications relevant to business.

KEYWORDS : Artificial Intelligence, Expert Systems, Knowledge Engineering .

• * SILVA, Fernando Santos de, acadêmico do curso de sistemas de informação pela CTESOP, e-mail: fernando2011ss@hotmail.com

1 INTRODUÇÃO

A inteligência artificial é um campo amplo existente há muitas décadas que vem sendo impulsionado rapidamente com a informática e a computação. Incluem componentes e aplicações da ciência cognitiva, robótica e interfaces naturais. É um ramo da ciência da computação que procura estudar, compreender e simular o pensamento dos peritos e a cognição humana. É muito ligada a ciência cognitiva, assim como, a neurociência, filosofia, psicologia e a linguística.

A Ciência Cognitiva procura compreender a inteligência humana e tem o objetivo de descrever, explicar e também simular as principais disposições e capacidades do espírito humano como: raciocínio, linguagem, percepção, coordenação motora. A Inteligência Artificial com aplicação nos sistemas especialistas se utiliza desta ciência e procura escrever programas que copiem e reproduzam os modos como os seres humanos pensam, falam, compreendem, aprendem. Portanto, procura elaborar uma réplica da inteligência humana e aplicá-la nas diversas áreas da empresa.

Os Sistemas Especialistas são aplicações da Inteligência Artificial muito aplicado nas empresas. Segundo O´Brien (2004), situa-se na área de aplicação da Ciência Cognitiva que se utiliza das disciplinas como: biologia, neurologia, psicologia, matemática, para verificar como os seres humanos aprendem, criam, e desenvolvem aplicações baseada no conhecimento com acompanhamento de um especialista. São sistemas que agem e comportam-se como um ser humano, e são utilizados para solucionar problemas em áreas específicas da empresa.

2 INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

2.1 Conceitos de inteligência artificial

Etimologicamente a palavra inteligência origina-se do latim inter (entre) e legere (escolher). De acordo com o Dicionário Brasileiro Globo, inteligência significa faculdade de conhecer, de interpretar. A palavra artificial vem do latim artificiale, que não é natural, produzido por arte ou indústria. Inteligência artificial é, portanto um produto produzido pelo homem com o intuito de criar e capacitar máquinas que possam pensar ou simular a inteligência humana.

Para O´Brien (2004, p. 299), inteligência artificial é um campo da ciência e da tecnologia fundamentado nas disciplinas de informática, biologia, psicologia, linguística, matemática e engenharia. A inteligência artificial tenta reproduzir os dons naturais humanos como raciocinar, aprender e solucionar problemas em funções computacionais.

Algumas definições de Inteligência Artificial:

“Inteligência Artificial é o estudo e a criação de máquinas que exibam qualidades semelhantes às humanas, incluindo a capacidade de raciocinar” (LAUDON; LAUDON, 1999,328).

A possibilidade de programar máquinas com qualidades humanas é o grande desafio que a inteligência artificial vem desenvolvendo e tendo grandes avanços com sistemas cada vez mais precisos.

“A Inteligência Artificial é um campo de estudo multidisciplinar e interdisciplinar, que se apóia no conhecimento e evolução de outras áreas do conhecimento” (LIMA; LABIDI,2001).

A Inteligência artificial, portanto, conta com o apoio de equipes composta por profissionais de diversas áreas, ou seja, com formações acadêmicas diferentes e que trabalham em prol de um único objetivo.

“Inteligência Artificial é a área da ciência da computação orientada ao entendimento, construção e validação de sistemas inteligentes, isto é, que exibem, de alguma forma, características associadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com