TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO A ENGENHARIA CIVIL

Por:   •  27/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.649 Palavras (15 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS – UEMG

FACULDADE DE ENGENHARIA – FaEnge

JOÃO MONLEVADE - MG

INTRODUÇÃO A ENGENHARIA CIVIL

        

Componentes:

João Monlevade

Setembro/2015

Sumário

1-        Resumo        

2-        Introdução        

3-        Visão Geral da Engenharia Civil – Ênfases        

2.1- Construção Civil        

2.2- Estruturas        

2.3- Geotecnia        

2.4- Recursos hídricos e saneamento        

2.5- Transportes        

4-        A importância da Engenharia Civil na sociedade/humanidade        

5-        Consciência Social, Ambiental e Ética no exercício da profissão        

6-        Mercado de trabalho do Engenheiro Civil em suas várias áreas de atuação        

7-        Ética e Cidadania no exercício da profissão        

8-        Conclusões Individuais        14

9-        Referências Bibliográficas        

  1. Resumo

O curso de Engenharia Civil procura disponibilizar ao aluno uma formação completa, seja como profissional, cientista e cidadão. O Engenheiro Civil tem um amplo campo de trabalho, não só nos grandes centros urbanos, mas em todas as localidades deste extenso país. Trabalha com edificações, fundações, hidráulica, mecânica dos solos, saneamento e transportes. Nestas áreas atua em estudos de viabilidade técnica e econômica, elaboração de projetos, incluindo dimensionamento e especificações, planejamento e acompanhamento técnico da execução das obras. Desta forma, estuda e propõe soluções para as obras civis necessárias à habitação, a indústria, ao transporte e ao comércio, tais como edifícios de pequeno e grande porte, estradas, pontes, viadutos e túneis. Incumbe-se das obras de infra-estrutura, como barragens, drenagem, sistemas de abastecimento de água, saneamento, fundações, obras de contenção de encostas e obras de terra, bem como do planejamento de meios de transporte e de tráfego urbano.

Palavras chave: engenharia civil, construção civil, estrutura, geotecnia, recursos hídricos, saneamento, transporte, ética, cidadania, meio-ambiente.

  1. Introdução

A Engenharia Civil, para atender e satisfazer suas premissas toma como ferramenta a interação com outras engenharias, dessa parceria, nascem projetos ousados e cada vez mais funcionais. Porém, para reger esse processo, o profissional precisa ter conhecimento sobre a ética profissional e sua importância. Outro ponto é a atualização do engenheiro em relação às nuances do mercado de trabalho, no que diz respeito a novas tecnologias, novos materiais e maneiras de otimizar a construção nos preceitos sustentáveis, atendendo às demandas ambientais.

  1. Visão Geral da Engenharia Civil – Ênfases

Atualmente a Engenharia Civil abrange áreas tão distintas quanto a Construção Civil, Estruturas, Geotecnia, Transporte, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, envolvendo atividades variadas tais como: a condução de obras, elaboração de projeto, estudos de viabilidade, orçamentos, monitoração, pesquisa e desenvolvimento, etc.

O curso de Graduação em Engenharia Civil capacita o diplomado a atuar em todas estas áreas de forma plenamente qualificada. O egresso do curso é um profissional consciente da necessidade de permanente aperfeiçoamento e de cumprimento da legislação pertinente às atividades desenvolvidas. (Figura 01)

[pic 1]

           Figura 01 – Campo de atuação do Engenheiro Civil

São cinco as grandes ênfases da Engenharia Civil, que serão discutidas ao decorrer desse trabalho.

2.1- Construção Civil

Essa ênfase abrange os conceitos fundamentais da construção em geral, valorizando o máximo de eficiência, com preocupação de preservação ambiental e racionalização de consumo energético de modo que o profissional está habilitado a projetar, construir e reformar edifícios comerciais, industriais e residenciais (Figura 02). Este profissional também é capacitado a tratar questões de traçado e planejamento urbano.

[pic 2]

                                           Figura 02 – Construção para fins residenciais.

2.2- Estruturas

O Engenheiro Civil formado na ênfase de Estruturas estará habilitado a desempenhar atividades de projeto, execução, fabricação, montagem, transporte e manutenção de estruturas, levando a resultados que garantam a segurança e o desempenho adequado das construções.

Os sistemas estruturais estão presentes em inúmeros setores da atividade econômica: edificações para uso residencial ou comercial e instalações para atividades nas mais variadas áreas de produção industrial e de serviços básicos de atendimento à população (escolas, hospitais, saneamento etc.).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.9 Kb)   pdf (358.7 Kb)   docx (203.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com