TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO A ENGENHARIA CIVIL ÉTICA E RESPONSABILIDADE

Por:   •  2/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  404 Palavras (2 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE UNIÃO DA VITÓRIA – UNIUV

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

INTRODUÇÃO A ENGENHARIA CIVIL

PROF. JOSÉ

21 JUN. 2013

ÉTICA E RESPONSABILIDADE

DOUGLAS VENICIUS MARCON

        O tema ética  está  muito presente em nosso dia a dia,  bem como das organizações de  produtos e serviços do primeiro,  segundo e  terceiro setor.  Definiremos alguns conceitos e  termos.  Quando se  diz “ética”,  logo vem à  mente o termo “moral”. Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado.

        O mercado de trabalho hoje está muito competitivo, isso devido ao aumento na qualidade intelectual dos profissionais. Profissionais que permanecem trabalhando nos modelos cotidianos e não buscam inovações ficam para trás e perdem espaço para aqueles que buscam métodos diferentes de trabalhar. Hoje o mercado busca a inovação, novas ideias, algo que traga um diferencial na sua imagem. Ao conquistar o seu espaço dentro, o profissional não possui a garantia de permanência no mercado de trabalho, ao contrário ele precisa todos os dias provar sua qualificações. O trabalho bem feito realizado na data de ontem, não garante qualquer vacilada futura. O empregado é todos os dias testado, sabendo que muitos profissionais aguardam a oportunidade de estar no lugar dele, tendo assim que competir para que seus ganhos junta a empresa sempre prevaleçam sobre os demais funcionários, mostrando a sua importância para o desenvolvimento. Os profissionais são exigidos quanto a conhecimentos extras sem acréscimos em seus ganhos.

        Dentro do código de ética dos profissionais ministrados pelo CREA exerce-se três gradações de penas por infração ética, aplicáveis segundo a gravidade e a forma da falta. Sendo a primeira pena a de advertência no qual o infrator, receberá reservadamente uma chamada de atenção devido ao seu deslize profissional, esperando-se que este não cometa mais o mesmo erro. O segundo tipo de punição de caráter mais grave, denominada de caráter público, o infrator fica exposto à execração pública, sendo exposta a sociedade a sua imagem de má conduta e mal profissional, causando danos muito graves a sua conduta profissional. E por ultimo e a única que trará danos materiais ao profissional é o cancelamento do registro profissional previsto pela lei

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (61.5 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com