TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Implementação do sistema de informação de gestão

Trabalho acadêmico: Implementação do sistema de informação de gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  5.648 Palavras (23 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 23

Curso: Administração

Professor Ead: Mônica Satolani

Professor: Reginaldo Camelo

Disciplina: Sistema de Informações Gerencias

Período: 6º semestre

Implantação de um Sistema de Informações Gerencias.

Ananindeua-Pará

Novembro/2013

Altair Luiz Carvalho de Andrade/ Ra: 287065

Luiza Hermina Magalhães Martins/ Ra: 338616

Gizelda Silveira Gonçalvez/ Ra: 347327

Halison Cley Félix Silva /Ra: 343250

Karin Suellen Silva dos Santos/Ra: 342949

Tharles Rodrigues Pompeu/Ra: 330046

Implantação de um Sistema de Informações Gerencias.

Trabalho apresentado a Profª Mônica Satolani, da disciplina de Sistema de informações Gerencias, da Turma de Administração, 6º semestre / 2013.

Ananindeua-Pará

Novembro/2013

SUMÁRIO.

1.INTRODUÇÃO..............................................................................................................4

2.PARA QUE SERVE A TI?............................................................................................5

2.1 OS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL (SIG).......................................6 

2.2. SIG E SUA IMPORTÂNCIA PARA TOMADA DE DECISÃO...........................7

2.3. A IMPORTÂNCIA DO SIG PARA AS EMPRESAS..............................................8

3. O PERFIL DO ADMINISTRADOR............................................................................9

3.1. CONTABILIDADE DE CUSTOS..........................................................................10

3.1.2. A CONTABILIDADE DE CUSTOS NO SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS.................................................................................................................10

4. CUSTOS E BENEFÍCIOS ORIUNDOS DA IMPLANTAÇÃO DE UM SIG.........11

5. ANÁLISE DE RESULTADOS..................................................................................12

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................13

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................................................14

1. INTRODUÇÃO.

 Na contemporaneidade vive-se na era da informação, o que exige das organizações gestões estratégicas eficientes, podendo ser promovida a partir de ferramentas como a utilização de recursos oferecidos pela tecnologia de informação e dos próprios sistemas de informação. A tecnologia da informação vem transformando o mundo dos negócios, fazendo com que os processos empresariais precisem de confiabilidade, eficiência e eficácia. Esta tecnologia é empregada para aperfeiçoar o desempenho das atividades em âmbito empresarial, e por consequência apoiar os seus processos. 

Por se encontrar num cenário altamente competitivo, as organizações se preocupam em utilizar sistemas que embasem o seu processo decisório, a fim de reduzir margens de incerteza, haja vista em alguns casos, equivocadas decisões podem levar a prejuízos exorbitantes bem como ao fim das próprias organizações.

 O processo tecnológico aliado à tecnologia da informação, segundo Castells (2000), propõe mudanças nas técnicas de trabalho contábil que dissemina e de certa forma simplifica e muito a tarefa do contador, contudo, a ligação da ciência contábil à economia e à administração reforça sua existência para a tomada de decisões de negócios e, propõe a utilização da tecnologia para a criação de sistemas de informações contábeis que fortaleçam ainda mais o domínio do conhecimento de mercado e, não apenas de técnicas de trabalho. 

Neste sentido, este artigo propõe uma análise sucinta sobre a contabilidade como ramo do conhecimento inserido no processo econômico, aliada a tecnologia da informação a partir da metodologia exploratória, em que consiste na utilização de artigos publicados e livros como fonte de pesquisa. 

2. PARA QUE SERVE A TI? 

Depende do nível de maturidade da empresa. As empresas no nível inicial de maturidade vêem a TI como uma despesa e não como um investimento. Admitem seu uso para controle e produtividade. 

No segundo estágio de maturidade, a TI passa a ser importante para a redução de custos e controle de processos. Uma característica desse nível de maturidade é a ausência de um projeto global de TI e a análise de investimentos é feita por projeto, isoladamente. 

No terceiro estágio de maturidade, a organização tem uma dependência maior de TI, porém seu crescimento dentro da organização é menor que o crescimento dos negócios. Os investimentos são necessários para acompanhar as necessidades do negócio. 

No quarto estágio de maturidade, a organização vê a TI como um parceiro que pode ajudar no desenvolvimento de novos negócios e melhorar os processos atuais. Nesse estágio, os processos da empresa estão fortemente dependentes das tecnologias de informação e de sua integração com os processos.

O quinto estágio de maturidade, a organização encara a TI como um diferencial competitivo, tanto nos processos como na tomada de decisão. A TI é encarada como uma transformadora de processos e está alinhada aos objetivos organizacionais e apta a explorar novas oportunidades de negócio. 

Conclui-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.4 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com