TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância do estudo dos elementos da máquina para futuros engenheiros mecânicos

Artigo: Importância do estudo dos elementos da máquina para futuros engenheiros mecânicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  Artigo  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 2

ALUMINIO: Ø33,92mm Peso linear Kg/m = 2,43Kg x 0,3 = 0,729Kg (peso aproximado do pino) Custo de matéria prima = R$ 8,40/Kg x 0,729Kg = R$ 6,12 (preço aproximado do pino)

matéria prima mas principalmente a resistência ao desgaste, corrosão, fadiga, ductilidade etc

Conclusão: Em um projeto como este não se pode levar em consideração somente o custo da conforme mencionado no passo 2 (Modos de falhas predominantes).

Porém considerando a situação proposta de determinar a seção resistente através da tensão de cisalhamento dos diferentes materiais; o material que apresentou melhor aplicabilidade foi o Aço SAE 4340. Nota: Tabelas de peso x metro e preço por Kg retiradas de sites de revendas de materiais.

Passo 4 (Aluno) Entregar ao professor da disciplina, em uma data estipulada por ele, um relatório chamado: RELATÓRIO 1 – Prevenção de Falha, contendo a pesquisa da questão do Passo 2 e os cálculos realizados no Passo 3, dessa Etapa. Conclusão Uma máquina é composta por uma série de componentes mais simples que a constituem. Podem ser definidas como elementos de máquinas todas aquelas peças ou componentes mais singelos que montados corretamente constituem uma máquina completa e em funcionamento. Concluí-se que estudar elementos de máquinas é essencial para nós futuros engenheiros mecânicos, devemos avaliar cada peça, cada tipo de material e suas características e também analisar o valor agregado. Devido todas essas necessidades conhecemos máquinas no nosso dia-a-dia que é fundamental neste século com a tecnologia avançada, e todas essas maravilhas de máquinas são compostas por elementos simples, porém muito importante. Um projeto de máquina surge sempre para satisfazer uma necessidade, seja ela industrial, comercial, para lazer, etc. Nasce da habilidade de alguém ou de um grupo de pessoas “transformar” uma ideia em um projeto de um mecanismo que destina-se a executar uma tarefa qualquer. A partir dai segue-se o estudo detalhado de suas partes, a forma como serão montadas, tamanho e localização das partes componentes tais como engrenagens, parafusos, molas, cames, etc.

Bibliografia

• COSTAI, E. M. Falha ou Ruptura nos Metais. Disponível em: <https://docs.google.com/open?id=0B0bJi2VvtH7acDk4bFpKOXdOd1k>. Acesso em: 14 abr. 2012. Bibliografia complementar • NIEMANN, Gustav. Elementos de máquinas. 1ª ed. São Paulo: Blucher, 2009.

• AÇOS VIC. Resumo dos principais aços para construção mecânica. 2012. Disponível em: <https://docs.google.com/open?id=0B0bJi2VvtH7adVN0dE5TMEJTejg>. Acesso em: 14 abr. 2012. • ENGEMET. Aços ligados para eixos, hastes e parafusos especiais. 2012.Disponível em: <https://docs.google.com/open? id=0B0bJi2VvtH7aUW9Va1dzUHZNUkU>. Acesso em: 14 abr. 2012.

• AÇOTUBO. Características dos Aços. 2012.Disponível em: <https://docs.google.com/open?id=0B0bJi2VvtH7aTVdrT3QybE01QTg>. Acesso em: 14 abr. 2012.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com