TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O estudo prevê o futuro da Internet

Artigo: O estudo prevê o futuro da Internet. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2014  •  Artigo  •  1.515 Palavras (7 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 7

Estudo prevê o futuro da internet

Rede ganhará ainda mais importância

MARCELA CANAVARRO

Especial para o JB

Que reflexos a internet trará nos próximos 10 anos? Esta é a questão que o instituto Pew Internet e a Elon University School of Communications tentaram responder com uma pesquisa dirigida a especialistas em tecnologia e analistas sociais, entre setembro e novembro do ano passado.

Os 1.286 entrevistados responderam a um questionário com 24 questões sobre a rede que revolucionou o final do século 20. Para eles, a internet terá tanta importância para os usuários que será um chamariz para fraudes - 66% acreditam em pelo menos um ataque devastador na infra-estrutura de informação na próxima década.

Eles apostam na modificação de dinâmicas de trabalho e de relações interpessoais com a popularização da conexão em banda larga e o aumento de pessoas conectadas pela web.

A pesquisa apontou que 57% acreditam na maior adoção de aulas virtuais e no ocasional agrupamento em classes por questões de interesse, ao invés de ter a idade como critério. Para 56% dos entrevistados, esta situação terá impacto na dinâmica familiar.

Em relação aos temas delicados, como política e religião, os especialistas ficaram divididos. Apenas 32% acreditam na ampla adoção da eleição online até 2014 e não houve opinião predominante sobre a influência da rede no fomento de grupos extremistas e de organizações civis.

Para os entrevistados, as instituições religiosas são as que sofrerão menor impacto da internet na próxima década. A mudança mais radical seria sentida entre as de serviço noticioso - especialmente com o advento dos blogs -, além de instituições educacionais e de saúde.

Os especialistas apostam também na quebra de hierarquias por conta do formato ''hiperlinkado'' trazido pela web, além de uma transformação profunda na sociedade em função da permanente presença online e das novas possibilidades de comunicação.

A pesquisa aponta surpresas da última década, como a explosão dos blogs, a evolução dos mecanismos de busca e a oferta de informações na Rede. A surpresa negativa ficou por conta da resistência das instituições de ensino em adotar a tecnologia, apesar das previsões de 10 anos atrás apostarem no contrário.

Os resultados serão incluídos no site da Elon University, com mais de 4 mil previsões e comentários sobre o impacto da internet para o período de 1990 a 1995, levantados em trabalhos anteriores.

Vale ressaltar que, como especialistas em tecnologia, as opiniões da pesquisa podem não ser exatamente neutras. Mas o site reserva espaço para os visitantes registrarem seus comentários e previsões para o futuro da internet.

www.elon.edu/predictions

Idade ?

Considerámos importante o conhecimento das fachas etárias que mais utilizam a Internet percebendo assim quais destas tem maior acesso e/ou motivacao para se ligarem a esta auto-estrada da informacao. Pretendemos saber que fachas etárias estão mais sensibilizadas para a utilizacão da Internet bem como às quais esta consegue satisfazer melhor as necessidades de informacao e/ou comunicacão.

Sexo ?

O objectivo desta questão é saber se há um equilibrio entre os utilizadores individuais da Internet relativamente ao seu sexo.

Qual é o seu nível de escolaridade ?

Pretendemos saber qual a relação entre o nível de escolaridade e a utilização da Internet. Até que ponto diferentes niveis de escolaridade implicam e motivam mais ou menos o uso das capacidades informativas e comunicativas fornecidas pela Internet ? Achámos interessante e importante conhecer estas informações bem como compará-las com resultados de estudos do mesmo género feitos por outros paises ou estudos a nível internacional.

Àrea profissional / estudo ?

O objectivo desta questão é perceber a que áreas profissionais / estudos a Internet consegue fornecer maior apoio e para quais este se torna mais importante, bem como, quais destas áreas motivam mais o uso da rede.

Qual o seu fornecedor de acesso de ligação à Internet ?

Pretendemos saber, aqui, quais os fornecedores de acesso à Internet mais utilizados.

Em que local está 'ligado' à Internet ?

Achámos importante conhecer a distribuição geográfica dos utilizadores individuais da Internet a nível nacional, ficando assim a saber locais onde esta está mais divulgada e onde existem maiores facilidades de acesso.

Em que circunstâncias tomou contacto, pela primeira vez, com a Internet?

Pretendemos saber por que meios é mais divulgado o acesso à Internet tendo muito em conta o contacto real com esta.

Com que frequência utiliza a Internet ?

Considerámos os hábitos dos utilizadores individuais da Internet em termos de número de horas de acesso notando a importância desta para os seus utilizadores.

Quais os seus motivos de ligação à Internet ?

O objectivo desta pergunta é descobrir qual a importância dada pelos utilizadores as informações e facilidades dadas pela Internet nos âmbitos de comunicação, cultura, educação, investigação, lúdicos e profissionais, entre outros.

Que tipos de informação consulta na Internet ?

Pretendemos descobrir quais os tipos de informação que são de maior interesse para as pessoas, dentro da rede.

Que tipos de serviços utiliza na Internet ?

Dos serviços acessíveis aos utilizadores pretendemos saber quais os que estes usam mais e portanto considerados de maior interesse prático para estes atingirem os seus objectivos. Esta pergunta permite-nos ao mesmo tempo ter uma ideia geral do que os utilizadores pretendem da Internet visto que consoante os serviços que utilizam, podemos antever os interesses destes.

Em que alturas utiliza mais a Internet ?

Considerámos aqui os hábitos dos utilizadores em termos de horários de ligação à Internet bem como se estes a utilizam nos seus trabalhos (se tem utilidade para o seu trabalho). Considerámos aqui

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com