TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Influência do Amido nas Propriedades físicas da Argamassa

Por:   •  20/11/2016  •  Artigo  •  1.662 Palavras (7 Páginas)  •  808 Visualizações

Página 1 de 7

Estudo da influência da adição de amido nas propriedades físicas das argamassas

SILVA, A.A.; CAMPOS, A.F.P.; OLIVEIRA. V.G.; AGUIAR, M. A. M.

Curso de Engenharia Civil, Centro Universitário do Planalto de Araxá – UNIARAXÁ.

Araxá-MG.

antonioaugustomg@hotmail.com, anacampos@uniaraxa.edu.br.

Resumo

No presente trabalho foram obtidos dados provenientes da substituição parcial de cimento Portland CPV-ARI por amido extraído das cascas de batatas fornecidas pela empresa Bem Brasil.

Palavras chave: Argamassa; Amido; Resíduos; Cascas de batata.

INTRODUÇÃO

Nos moldes da produção atual, diferentes tipos de resíduos são gerados para todos os tipos de bens de consumo. Em geral, a maioria dos processos industriais consomem matérias-primas de origem natural, porém, não renováveis. Enquanto os recursos eram abundantes, este modelo não apresentava problemas, até que em detrimento do aumento da população mundial e elevado consumo, cadeias produtivas tiveram que ser repensadas (JOHN, 1999; JOHN, 2000; CURWELL; COOPER, 1998; GÜNTHER, 2000). Um exemplo é o processo de produção do cimento. Comumente, a fabricação desse libera toneladas de gases poluentes à atmosfera, como é o caso do dióxido de carbono (CO2). Por ser um gás estufa, elevadas concentrações deste gás na atmosfera contribuem diretamente para o aquecimento do planeta. Para redução destas emissões, pode-se utilizar diferentes tipos de aditivos ao cimento, com o intuito de minimizar e estabilizar as emissões dos gases provenientes do seu elevado consumo e produção. Neste sentido, sabe-se que grandes quantidades de rejeitos oriundos de batatas são descartadas pelo consumo doméstico, pelos restaurantes e ainda pela indústria. Destes rejeitos, pode-se extrair o amido. Estudos promovidos pela (ANVISA) Agência Nacional de Vigilância Sanitária mostram que o amido possui propriedades, tais como, elevada solubilidade em água e baixa densidade, as quais o tornam um aditivo potencial para aplicação em argamassas. Sendo assim, este estudo, propõe a utilização do amido proveniente das cascas de batatas, no setor da construção civil, como um aditivo à mistura de argamassas. Acredita-se que sua utilização representa uma alternativa sustentável para diminuição do consumo dos recursos naturais (calcário e argila), exigentes na produção do cimento.

METODOLOGIA

Os dados para o estudo foram coletados conforme procedimentos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O ensaio de compressão foi baseado pela NBR 7215/95 (Cimento Portland - Determinação da resistência à compressão) onde pode-se verificar os padrões que os materiais componentes da mistura devem seguir. O método compreende na determinação da resistência à compressão de corpos-de-prova cilíndricos de 50 mm de diâmetro e 100 mm de altura. Os testes de resistência à compressão foram conduzidos em Prensa manual de 100 T com transdutor de pressão e indicador digital – modelo CA da marca SOLOCAP, instalado no Laboratório de materiais de construção do Centro Universitário do Planalto de Araxá. Os corpos-de-prova foram sintetizados com argamassa de traço 1:3 e com relação água/cimento de 0,48. A quantidade de materiais utilizados foi baseada na NBR 7215/95 (Cimento Portland - Determinação da resistência à compressão) como se pode observar na Tabela 1.

Tabela 1 - Quantidade de materiais utilizados na síntese dos corpos de prova.

Materiais

Massa (g)

Referência (0%)

2%

4 %

6 %

8 %

10 %

Cimento

624,0g

611,5g

599,0g

586,6g

574,0g

561,6g

Areia

1872,0g

1872,0g

1872,0g

1872,0g

1872,0g

1872,0 g

Água

300,0g

300,0g

300,0g

300,0g

300,0g

300,0g

Amido

0,0g

12,5g

24,9g

37,4g

49,9g

62,4g

A moldagem foi realizada imediatamente após o amassamento e com a maior rapidez possível. A colocação da argamassa na forma foi conduzida com o auxílio de uma espátula, em quatro camadas de alturas aproximadamente iguais, recebendo cada camada 30 golpes uniformes com o soquete normal, homogeneamente distribuído. Os ensaios de compressão foram realizados para os tempos de 7 e 28 dias. Para cada tempo, foram ensaiados 24 corpos-de-prova, sendo 4 para cada tipo argamassa. Todos os corpos de prova foram curados por imersão total em moldes cúbicos metálicos. Os valores de resistência à compressão foram obtidos no equipamento em Prensa manual de 100 T com transdutor de pressão e indicador digital – modelo CA da marca SOLOCAP. A conversão destes valores para em MPa foi obtida através da Equação 1.

                                               

                                             Equação 1

Em que:

𝜎: representa a tensão (MPa)

F: representa a força (N)

At : representa a área da seção transversal (mm2)

Os valores de perda de resistência média à compressão (PRM) dos corpos de prova com diferentes teores de amido foram obtidos em relação aos valores de resistência média à compressão dos corpos de prova referência (7 e 28 dias) e calculados a partir da Equação 2.

                                                                                                            Equação 2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (167.3 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com