TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Informatica Aplicada

Trabalho Escolar: Informatica Aplicada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  1.408 Palavras (6 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 6

Respostas

1. Relacione os dispositivos de entrada, saída, entrada e saída e explique para que serve. Faça uma pesquisa sobre outros dispositivos disponíveis.

a) Dispositivos de Entrada:

Cite e explique 4 dispositivos de Entrada.

Caneta ótica: A caneta ótica permite o intercâmbio direto de dados pelo monitor, A caneta de entrada está ligada ao computador por um cabo e tem uma ponta com um fototransistor. Ao tocar com a caneta ótica no monitor, o fototransistor regista o clarão incidente através da camada de luz e converte-o num sinal elétrico. O computador calcula, assim, a posição da caneta de entrada e executa o comando selecionado. Exemplo: CASAS LOTÉRICAS.

Teclado: Ele possui um microprocessador em seu interior, que interpreta a forma como as teclas são pressionadas. Quando você pressiona uma tecla, uma pequena corrente elétrica passa pelo circuito que está logo abaixo. O processador do teclado percebe o acontecido, verifica a posição do circuito em sua matriz e a letra ou comando correspondente, que consta em sua memória. Por exemplo, se você apertar a tecla que possui a bandeira do Windows, o chip perceberá que circulou energia no local e enviará para o PC o comando correspondente, que é a de abrir o Menu Iniciar. Ou seja, assim como qualquer equipamento eletrônico, o teclado interpreta impulsos elétricos e suas interrupções para gerar comandos ou caracteres na tela do seu monitor.

Touchpad: O Touchpad é um dispositivo sensível ao toque, utilizado em computadores portáteis, para substituir o mouse, utilizando células sensíveis ao toque. Atualmente, os touchpad identificam vetores x e y usando a capacitância proporcionada pela pele dos dedos (ou um objecto condutor de electricidade) em sua superfície, então o microprocessador identifica o valor das cargas e sabe quais células foram pressionadas. Para gerar um movimento, ele identifica quais as primeiras e quais as últimas células pressionadas, gerando linhas retas em intervalos de milisegundos. Essas linhas geradas a cada milisegundo juntas formam o movimento do cursor.

Leitor Biométrico: Os leitores biometricos de impressão digital, podem ser capacitivos, óticos ou eletrominescentes. Todos eles possuem um só objetivo que é realizar a leitura de sua digital, transformar em uma imagem, reconhecer todas as terminações das linhas das digitais, os deltas ou ainda bifucações das linhas.

Isto é chamado de minúcias. Através de uma quantidade de minúcias, é possível calcular as distâncias entres estes ponto, resultando no que chamamos de “template” ou em outras palavras, uma sequência de 300 a 500 números que identifica sua digital.

b) Dispositivos de Saída:

Cite e explique 4 dispositivos de Saída.

Projetor Multimídia: também conhecido como Data Show, é um aparelho que amplia imagens (da tela do computador ou de outro dispositivo) em uma parede ou telão.

Monitor: O monitor é um dispositivo de saída do computador, cuja função é transmitir informação ao utilizador através da imagem, estimulando assim a visão.

Impressora: A impressora, ou dispositivo de impressão, é um periférico que tem a função de dispositivo de saída quando conectado a um computador ou a uma rede de computadores. Ela é reponsável por imprimir o resultado de uma aplicação em algum meio material como papel.

Alto-Falante: O alto-falante é um transdutor eletroacústico, no qual a transdução segue um procedimento duplo: elétrico-mecânico-acústico. Na primeira etapa converte as ondas elétricas em energia mecânica, e na segunda converte a energia mecânica em energia acústica.

c) Dispositivos de Entrada/Saída:

Cite e explique 4 dispositivos de Entrada/Saída.

Unidade de Disco: As unidades de discos, são dispositivos magnéticos ou ópticos de suportes de informação digital, utilizados como sistema de armazenamento secundário de sistemas computadorizados.

Modens: é o aparelho que transforma os sinais digitais em sons que podem ser transmitidos pelo sistema telefônico comum, que são decodificados pelo modem receptor. O termo modem também é usado em relação a outros aparelhos que modulam sinais digitais na forma de sinais analógicos, como por exemplo os modems usados nos sistemas de acesso à Internet via cabo ou ADSL, assim como em algumas arquiteturas de rede.

USB: É usado para a conexão de todo o tipo de dispositivos, ele fornece uma pequena quantidade de energia, permitindo que os conectores USB sejam usados também por carregadores, luzes, ventiladores, aquecedores de xícaras de café, etc.Existem quatro tipos de conectores USB, o USB tipo A, que é o mais comum, usado por pendrives e topo tipo de dispositivo conectado ao PC, o USB tipo B, que é o conector "quadrado" usado em impressoras e outros periféricos, além do USB mini 5P e o USB mini 4P, dois formatos menores, que são utilizados por câmeras, mp3players, palmtops e outros gadgets.

Unidade de disquete: Permite acessar disquetes, que são discos magnéticos flexíveis - floppy disks, uma versão menor do disco rígido, porém com a vantagem de poderem ser removidos do equipamento, ou seja, são portáteis, permitindo seu transporte de um microcomputador para outro ou guardá-las evitando sua perda, caso as informações que se encontram na memória do pc venham a ser apagadas ou danificadas.

2. Cite e comente sobre cada um dos softwares aplicativos mencionados no texto acima.

Aplicativos Comerciais: São Softwares usados no ambiente comercial com o intuito de auxiliar o usuário na criação de documentos como relatórios, planilhas e bancos de dados. Por exemplo: Microsoft Word, Microsoft Excel, e Microsoft Access (Banco de Dados).

Utilitários: São Softwares que auxiliam o gerenciamento, manutenção do computador. Permitem que o usuário possa recuperar documentos que foram deletados acidentalmente, aumentam a velocidade e eficiência da máquina e ajudam a organizar as informações do sistema. Por exemplo: Ccleaner, Norton Utilities e Scan Disk, Desfragmentador de Disco, etc.

Aplicações Pessoais: Como o nome já diz, são softwares que auxiliam o usuário em tarefas pessoais como e-mails, Agenda de telefone e endereços, e até operações bancárias. Por exemplo Internet Banking.

Aplicações de Entretenimento: São softwares direcionados não só para a diversão, mas também para a educação dos quais temos programas que ensinam matemática, português, inglês e games de todos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com