TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inovação de produto

Por:   •  27/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.314 Palavras (26 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 26

1. Descrição da Inovação

A Talheres Papeplac Ltda, fundada em dez de Agosto de dois mil e quinze, por um grupo de estudantes da Faculdade de Administração de Empresas do Centro Universitário Augusto Motta, tem como uns dos principais objetivos criar um produto que seja inovador, consciente e com responsabilidade ambiental, que possa contribuir para uma menor degradação do meio ambiente, causando menos agressões e danos ao mesmo.

O tipo de inovação que escolhemos é fabricar talheres, confeccionado com matéria prima sustentável a partir de garrafas pet e papelão reciclados com a finalidade cria algo inovador e sustentável no mercado. Nossa empresa irá produzir talheres, feitos da reciclagem de papelão e garrafa pet reciclada, sendo utilizada a logística reversa ao invés de utilizar materiais novos. Transformando o papelão e o plástico em uma única matéria prima, unisse os benefícios de ambos (Resistência e Durabilidade) e criou-se o composto CPP – (Composto de Papelão e Plástico). Ou seja, fabricação de talheres feitos de 50% (cinquenta por cento) de papelão reciclado e 50% (cinquenta por cento) de plástico de garrafa pet reciclados. Onde o tipo de processo utilizado será o de compactação do papelão e de extrusão com a injeção de polímeros (plástico em flocos).

A escolha da localização da empresa foi definida após uma análise de pesquisa, onde foi levada em conta a grande concentração de novos empreendimentos imobiliários, perspectiva de grandes negócios, facilidade de acesso para fornecedores e fácil distribuição logística trazendo redução dos custos e agilidade na entrega.

Nosso diferencial será oferecer um produto de baixo custo e elevado grau de qualidade, desenvolvendo um produto consciente e com responsabilidade social e ambiental, para que não cause danos à natureza, possibilitando uma nova visão de futuro.

Etapa do processo de elaboração dos Talheres

A mistura utilizada na confecção dos talheres deve conter em peso de 50% (cinquenta por cento) de papelão reciclado e 50% (cinquenta por cento) de plástico de garrafa pet reciclados. Onde o tipo de processo utilizado será o de compactação do papelão e de extrusão com a injeção de polímeros (plástico em flocos).

O material, homogeneamente espalhado em um molde, deve ser prensado a 150 bar - (bar é uma unidade de pressão) e, simultaneamente, aquecido a 225 °C. Para essas condições, será utilizada uma prensa, acionada por um pistão hidráulico com capacidade de 50 toneladas de aplicação de carga, e pratos, aquecidos por resistência, com dimensões de 160 cm x 100 cm. As etapas do processo estão esquematizadas.

Maquinário utilizado

• Duas Prensa hidráulico com capacidade de 120 toneladas térmica;

Tipo de máquina – estação automática única, tamanho do talher com temperatura máxima – 225°, e alta pressão, para produção de talheres, com produção média por hora/máquina de 50,18 m2, com o processo de ser prensado a 150 bar (O bar é uma unidade de pressão) e, simultaneamente, aquecido a 225 °C.

Sim, pois não é necessário mão de obra especializada e com a contratação de auxiliares de produção e de dois operadores de Prensa com conhecimento mínimo poderá executar o trabalho sendo apenas para a manutenção da mesma.

• PLAINA MOLDUREIRA 4 FACES “P4F-160″ para Lambris;

É utilizado na fabricação de talheres compactando a massa de papelão reciclado, com produção média por hora/máquina: 660metros “lineares”, que corresponde a 92,4 m2 por hora/máquina.

Contratação dos profissionais para a operação do mesmo:

• Um gerente de produção;

• Um auxiliar de acabamento;

• Um auxiliar de modelagem;

• Dois operadores de fiscalização.

Produto a ser ofertado:

Talheres produzidos a base de garrafas pet e papelão com medidas:

• Larguras: 1 cm

• Espessura: 2 mm

• Altura: 15 cm

Conclusão

Conclui-se tecnicamente viável a implementação do projeto, a partir dos resultados da pesquisa sobre o funcionamento técnico da inovação uma vez que, o desenvolvimento dessa tecnologia não requer profissionais especializados à matéria-prima é abundante e de baixo custo e será adquirida totalmente processada, foram feito levantamentos sobre os maquinários a ser utilizados, e a contratação dos profissionais para a operação do mesmo, e de seus principais fornecedores. E de modo similar, sobre as instalações para o funcionamento da empresa e sua execução operacional.

1. Organograma

2. Visão, Missão e Valores da Organização

Visão

Ser líder no segmento de talheres reciclados utilizando garrafas pet e papelão, no prazo de 5 (cinco) anos ser reconhecido nacionalmente pela qualidade do produto e inovações tecnológicas reconhecido pelos clientes.

Missão

Atuar em proteção ao meio ambiente e aos recursos naturais, com foco principal na reciclagem de garrafas pet e papelão pós-consumo, os quais, após processo de reciclagem e beneficiamento, torna-se produto bio degradáveis.

Valores

Ética, Sustentabilidade, Inovação, Melhoria contínua e Comprometimento.

3. Estudo da Viabilidade Mercadológica

Definição e Justificativa dos segmentos

Negócio

Os talheres reciclados de papelão e pet Papeplac irá atender ao público-alvo, pois não existe esse tipo de produto no mercado.

É uma inovação, onde une a sustentabilidade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.4 Kb)   pdf (128.8 Kb)   docx (40 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com