TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inovão Hibrida

Casos: Inovão Hibrida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  851 Palavras (4 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa 03-METODOS

Automóvel híbrido-elétrico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

(Redirecionado de Automóvel híbrido)

Ir para: navegação, pesquisa

Toyota Prius.

Um automóvel híbrido elétrico é um automóvel que possui um motor de combustão interna, normalmente a gasolina e um motor eléctrico que permite reduzir o esforço do motor de combustão e assim reduzir os consumos e emissões.

Como exemplo, tem-se um automóvel que combine motor a combustão e motor elétrico na realidade é um veículo elétrico alimentado pela energia cinética proveniente da queima de combustível. Este é o modelo mais difundido nas locomotivas e geradores diesel-elétrico .

Embora o automóvel híbrido polua menos do que os automóveis somente com motor a combustão, seus custos são altos se comparados à diferença de emissão de poluentes. Por enquanto, apenas automóveis caros dispõem dessa tecnologia.

O governo busca implantar essa tecnologia no transporte coletivo, como em ônibus (autocarros), para melhorar a qualidade do ar nos grandes centros urbanos, que é cada vez pior. Estes diferem dos Trólebus por não possuírem fiação aérea para fornecer energia, podendo circular em qualquer lugar; o trólebus só pode trafegar onde exista esse suporte.

Economia de combustível

A economia de combustível dos veículos híbridos decorre de alguns fatores:

1. Redução do tamanho dos motores a combustão: Na ausência de um motor elétrico, a potência máxima disponível depende de motores maiores, que dissipam mais potência e consomem mais combustível. Por outro lado, quando se pode contar com o auxílio de um motor elétrico, pode-se adotar um motor a combustão dimensionado para a potência média, e, portanto, menor.1 .

2. Utilização do Ciclo de Atkinson que propícia maior eficiência energética do que o Ciclo de Otto.

3. Frenagem regenerativa parte da potência de frenagem é eletromagnética e transforma energia cinética em energia elétrica que pode ser armazenada.

4. Desligamento do motor a combustão em situações nas quais a potência do motor elétrico é suficiente (ex. engarrafamentos), o que evita que o motor a combustão fique trabalhando abaixo do ponto no qual propícia baixa proporção de energia útil (energia total - energia dissipada)2 3 .

5. Possibilidade de captação de energia solar4 5 ou eólica6 7 8 9 .

Classificação dos híbrido

Segunda geração do Ford Fusion Hybrid na Bienal do Automóvel de Belo Horizonte de 2013.

Segunda geração do Toyota Camry Hybrid em Brasília.

Mercedes-Benz S400 Hybrid.

Há três tipos de automóvel híbrido10 :

• Nos primeiros automóveis híbridos o motor a explosão é responsável pela locomoção do automóvel e o elétrico era um auxílio extra para melhorar o desempenho do mesmo. Este tipo é bastante usado em automóveis de pequeno porte e é conhecido como híbrido-paralelo (ex. Honda Insight11 ).

• Outro método utilizado é o motor elétrico ser responsável pela locomoção do automóvel, sendo que o motor a explosão apenas movimente um gerador responsável por gerar a energia necessária

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com