TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instalações Elétricas Fórum

Por:   •  6/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 2

Atividades que abrangem instalações elétricas apresentam alto risco, o que acaba ocasionando a necessidade de ser ter orientação por profissional qualificado aos empregados envolvidos. É necessário apresentar aos trabalhadores o perigo iminente que ocorre através do contato com equipamentos energizados.

O não cumprimento dos procedimentos de segurança faz com que ocorra acidentes, e se, por um lado, há empregadores que descumprem tais normas, por outro, há trabalhadores que, infelizmente, ainda olham para a segurança do trabalho como regras que atrapalham o cumprimento de suas tarefas.

O que ocorre demonstra claramente que a responsabilidade se torna tanto do empregador; que através de seu controle sob o ambiente organizacional, possui a responsabilidade de fornecer a orientação para procedimentos de segurança, e também de criar uma cultura de segurança no ambiente de trabalho, firmando a fiscalização e exigindo o cumprimento das regras; mas tornando-se também responsabilidade do empregado, que precisa usar corretamente e rotineiramente as medidas de proteção fornecidas a ele.

A empresa deve exercer o seu papel em manter o ambiente seguro e as informações e prontuários atualizados. Especificar os equipamentos operacionais, de proteção coletiva e individual. O empregado deve ser orientar sobre os riscos existentes no trabalho e da importância para segurança de todos, do cumprimento das orientações, treinamento e da norma. Utilização correta das proteções coletivas, das proteções individuais, vestimenta adequada, procedimento correto.

Observando o vídeo, pôde ser constatado a importância da NR-10 que estabelece uma série de requisitos mínimos, que devem ser cumpridos para a segurança no local da instalação elétrica. E ainda define, que tanto o empregador como o empregado devem estar cientes e fazer cumprir esses requisitos, para garantia da segurança tanto no local, como pessoal e de terceiros. É um ambiente que exige muita atenção e concentração do empregador e do empregado. E através da confirmação de que todas as medidas foram tomadas é que temos certeza de que existe um local seguro e sem a ocorrência de acidentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (37.2 Kb)   docx (296.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com