TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Integração da ciência em tecnologia e produção

Resenha: Integração da ciência em tecnologia e produção. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  Resenha  •  237 Palavras (1 Páginas)  •  136 Visualizações

A partir da segunda metade do século XX, inicia-se uma nova fase de processos tecnológicos A Terceira Revolução Tecnológica seria integrada por:

Integração da ciência à tecnologia e produção;

Uso de novas tecnologias na produção e na fabricação de novos produtos a serem consumidos pela sociedade, seja na indústria, agricultura, comércio em serviços do dia-a-dia de forma positiva ou negativa etc.

As novas tecnologias são desenvolvidas por tecnopólos - áreas industriais onde se desenvolvem centros de pesquisas, universidades ligadas as empresas e aos governos onde se criam novas tecnologias para serem usadas no dia-a-dia.

Os governos e as empresas dos países ricos são os que mais investem capital (dinheiro) para o desenvolvimento dessas novas tecnologias. Eles abrigam os principais tecnopólos e as pricipais indústrias de tecnologia de ponta (avançadas) do mundo. Ex.: Vale do Silicio- na California (EUA), Tsukuba no Japão, Vale do Ruhr na Alemanha, Toulouse na França.

As tecnologias estão mais acessíveis aos países ricos e às pessoas que dispõem de melhor renda.

As novas tecnologias quando empregadas nas indústrias substituem o trabalho humano por máquinas gerando desemprego.

As empresas em geral utilizam novas tecnologias na produção visando baixar custos, aumentar a produtividade e melhorar a qualidade dos produtos e do trabalho, em consequência exigem maior qualificação profissional e conhecimentos de vários assuntos

O período verificou impressionante expansão nas tecnologias de processamento de dados que o marcam fundamentalmente. Esta expansão possibilitou técnicas e métodos revolucionários como o Toyotismo e o Controle de Qualidade

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com