TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Intemperismo

Artigo: Intemperismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  3.115 Palavras (13 Páginas)  •  1.121 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

INSTITUTO DE CIÊNCIAS NATURAIS E TECNOLÓGICAS

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CÁCERES “JANI VANINI”

DISCIPLINA: NATUREZA E PROPRIEDADES DOS SOLOS

PROFESSOR: EURÍPEDES MAXIMIANO ARANTES

DEPARTAMENTO DE AGRONOMIA

_____________________________________________________________________

INTEMPERISMO E FORMAÇÃO DO SOLO

Discentes:

Cleomar Corezzolla

Igor Matheus Bastos da Costa Arruda

Docente:

Eurípedes Maximiano Arantes

Cáceres 06 de Dezembro de 2013.

Sumário

1. INTRODUÇÃO 2

2. AGENTES DO INTEMPERISMO. 3

2.1 Como ocorre o intemperismo. 3

3. TIPOS DE INTEMPERISMO. 3

4. INTEMPERISMO FÍSICO. 3

4.1 Alívios de pressões 4

4.2 Crescimentos de cristais 4

4.3 Hidratações de minerais 5

4.4 Processos físico-biológicos 5

5. INTEMPERISMO QUÍMICO. 5

5.1 Oxidação. 5

5.2 Redução 5

5.3 Hidratação. 6

5.4 Hidrólise. 6

5.5 Atividades dos ácidos. 6

5.6 Processos químico-biológicos. 6

6. FORMAÇÃO DOS SOLOS. 6

6.1 Topografia. 7

6.2 Naturezas do material originário. 7

6.3 Organismos vivos. 9

7. EROSÃO. 9

8. PROCESSOS DE FORMAÇÃO DOS SOLOS. 10

9. PERFIL DO SOLO 10

10. CONCLUSÃO. 11

11. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS. 12

1. INTRODUÇÃO

Segundo Angelo Spoladore (2009, p.1) O intemperismo é definido, em termos gerais, como todas aquelas mudanças que ocorrem devido a exposição de material rochoso a atmosfera, os efeitos do intemperismo estão por toda parte, o solo é um produto do intemperismo e certamente para a vida, é o mais importante deles, de um ponto de vista geológico, o intemperismo é importante por que ele transforma rocha sólida em fragmentos menores, decompõe esses fragmentos e os prepara para remoção pelos agentes de erosão, além do mais, o intemperismo origina o solo e o solo é a base para a maioria da vida terrestre.

Segundo Carlos Leite (1994, p.1) O intemperismo, também conhecido como meteoriza cão, consiste na alteração física e química das rochas e de seus minerais, é um importante agente no processo de formação de solos e modelador do relevo.

Segundo Juliano Niederauer (2008, p.1) A camada de rochas na superfície da Terra está, há milhões de anos, exposta a mudanças de temperatura e à ação da chuva, do vento, da água dos rios e das ondas do mar. Tudo isso vai, aos poucos, fragmentando as rochas e provocando transformações químicas. Foi assim, pela ação do intemperismo, que, lentamente, o solo se formou. E é dessa mesma maneira que está continuamente se remodelando, os seres vivos também contribuem para esse processo de transformação das rochas em solo.

As transformações que a crosta terrestre sofre na interação com a atmosfera, são produtos do intemperismo. Essas modificações constituem a base de importantes atividades humanas em relação ao cultivo do solo e da necessidade dos materiais ali disponíveis para a sobrevivência.

2. AGENTES DO INTEMPERISMO.

Chamamos de agentes exógenos ou externos os elementos da natureza que realizam o trabalho de transformar as estruturas físicas e químicas das rochas e transportar, sejam a curtas, médias ou longas distâncias, os fragmentos dessas rochas que eles são capazes de desgastar. Entre os principais agentes exógenos ou externos temos as chuvas, os ventos, os rios, os mares e o gelo. Eles são capazes de causar tanto o intemperismo quanto a erosão.

2.1 Como ocorre o intemperismo.

O intemperismo ocorre essencialmente de duas formas, podendo a alteração das rochas ser de caráter físico ou químico. O intemperismo físico corresponde à alteração da estrutura física das rochas feita a partir de uma desagregação mecânica. Por exemplo: quando uma única rocha é dividida em duas partes, ela sofreu uma alteração física e não química, pois as duas partes não tiveram sua composição química alterada pela simples quebra da rocha. Para que haja intemperismo químico é necessário que ocorra uma alteração da estrutura química da rocha. O intemperismo físico é típico de climas secos, sejam eles quentes ou frios. Já o intemperismo químico, cuja atuação é mais profunda e importante do que a do intemperismo físico, tem sua ocorrência em áreas úmidas e quentes.

3. TIPOS DE INTEMPERISMO.

O intemperismo envolve processos físicos, químicos e biológicos sendo difícil fazer generalizações sobre a taxa de intemperismo.

Vários estudos nos dão, todavia, importantes dados sobre o problema sem resolvê-los por completo. Taxas de intemperismo podem ser obtidas pela medição direta do intemperismo em superfícies de rochas com idades conhecidas. Monumentos, pedras fundamentais e edifícios históricos são bons

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com