TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Intemperismo

Por:   •  2/4/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  506 Palavras (3 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

A Terra é um planeta “rochoso”, ou seja, é constituída primordialmente por “rochas”, no sentido de material consolidado, resistente e formado em grande parte por minerais silicáticos. Podemos dizer que a Terra é uma “grande pedra”! Mas ao contemplar a superfície do planeta, não são apenas rochas que observamos; a maior parte da superfície está exposta ao ar, ao Sol, á água e aos seres vivos, e é composta por materiais friáveis, isto é, que se desagregam facilmente, de aspecto “terroso”. (TOLETO, 2000).

Esses materiais, a que genericamente podemos chamar solo, são materiais que se originaram das rochas, por desagregação e decomposição (intemperismo), depois por reorganização (pedogênese) e, conforme o caso, também por erosão, transporte e sedimentação. Todos esses mateiras inconsolidados, incoerentes, representam a ligação entre a vida e a litosfera, pois é a partir dos elementos químicos liberados na água e nos solos, por meio da decomposição das rochas, que a vida pode nutrir-se. (TOLEDO, 2000).

O processo de desagregação e decomposição das rochas por intemperismo ocorre na superfície dos continentes, na interação entre litosfera-atmosfera-hidrosfera-biosfera, transformando as rochas duras em materiais móveis, inconsolidados, que podem ser erodidos, transportados e depositados em zonas mais baixas. Esses mesmo materiais inconsolidados, quando depositados em zonas topográficas mais baixas e soterrados por mais sedimentos sobrepostos, em depósitos sedimentares consolidam-se pela pressão e por processo de recristalização, tornando-se novamente rochas duras (sedimentares). Estas, seguindo o ciclo natural das rochas, acabarão incorporadas aos processos geológicos da dinâmica interna, passando por metamorfismo ou por fusão parcial ou total, formando novas rochas metamórficas e ígneas, complementando o ciclo das rochas. (TOLEDO, 2000).

2. INTEMPERISMO

O intemperismo desagrega os minerais das rochas e os fragmenta, além de modificar sua composição, decompondo os minerais mais frágeis e formando novos minerais. As transformações podem ser apenas físicas, apenas químicas e também podem combinar as duas variedades, com ou sem a contribuição dos seres vivos (intemperismo físico-biológico ou químico-biológico). (TOLEDO, 2000).

O intemperismo, diferente de erosão, que consiste no transporte de partículas e matéria, é a quebra e alteração de materiais nas proximidades da superfície para produtos que estão mais em equilíbrio com as novas condições físicas e químicas impostas.

Na distribuição dos grandes processos geoquímicos de intemperismo ao redor do globo terrestre há evidente influencia do zoneamento climático do globo terrestre. Como pode verificar na imagem a seguir, os principais tipos de materiais formados pelo intemperismo distribuem-se em faixas aproximadamente paralelas ás zonas climáticas equatoriais, tropicais, temperadas e frias do planeta. (TOLEDO, 2000).

Esta zonalidade é marcada por produtos típicos das zonas climáticas correspondentes, os materiais formados nas zonas equatoriais e tropicais são chamados de materiais lateríticos, com abundância de oxi-hidróxidos de ferro e de alumínio e caolinita, sendo a caolinita menos importante nas regiões equatoriais, onde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (55.4 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com