TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Intemperismo Quimico

Pesquisas Acadêmicas: Intemperismo Quimico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  245 Palavras (1 Páginas)  •  543 Visualizações

Intemperismo químico

A maioria das rochas que hoje afloram formou-se em ambiente muito diferente daquele que há na superfície terrestre atual, onde pressão e temperatura são baixas e onde a água e o oxigênio são muito abundantes. Como consequência, os minerais que formam essas rochas estão hoje em desequilíbrio químico e tendem a se transformar em outros, mais estáveis.

O principal agente do intemperismo química é a água, que, absorvendo o CO2 da atmosfera, adquire características ácidas. Em contato com a matéria orgânica do solo, essa água fica mais ácida ainda, o que vai facilitar seu trabalho de dissolução de carbonatos e outras substâncias.

O intemperismo químico atua através de reações de hidratação, dissolução, hidrólise, acidólise e oxidação.

Intemperismo de Oxidação

Trata-se da mudança do estado de oxidação de um elemento através da reação com o Oxigênio. Esse tipo de reação destrói a estrutura cristalina do mineral.

Intemperismo de Hidratação

Nesse processo através da incorporação da água a estrutura é formado um novo mineral.

Intemperismo de Dissolução

Trata-se da solubilização completa de minerais por ácidos.

Intemperismo de Hidrólise

Pelo fato de as rochas serem constituídas em grande parte por Silicatos quando entram em contato com a água sofrem o processo de hidrólise e disso resulta uma solução alcalina.

Intemperismo de Acidólise

Esse procedimento é a reação de decomposição dos minerais em ambientes frios, nesses casos a decomposição da matéria orgânica é incompleta e por isso mesmo forma ácidos orgânicos que diminuem de forma significativa o pH das águas e acabam complexando e solubilizando o Fe e o Al.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com