TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Intemperismo

Por:   •  23/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  791 Palavras (4 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 4

DATA DA ENTREGA: 01/06/2015 até as 09:10 h[pic 1]

1) Coloides são partículas menores que 1 (um) micrometro de diâmetro. Portanto, Fração argila do solo: nem todas são estritamente colidais, porem suas partículas maiores possuem características do tipo coloidal. Verdadeiro ou falso ?

2) Estrutura dos minerais de argila: é composta por  tetraedro de silício,  octaedros de alumínio ou magnésio. Podemos afirmar que eles fazem pare do sistema coloidal do solo? Sim ou Não.

3)Tetraedro de silício: (SiO4)4- Formado por 4 iônicos de oxigênio em forma tetraedral, isto e, três em um plano e um quarto assentado no centro dos demais. No espaço central, deixado pelos três oxigênios, estará o silício. Esse arranjamento  é possível devido ao fato da dimensão do íon de oxigênio ser varias  vezes maior que o do silício. (O=2,74A° e Si=0,78A°).  Verdadeiro ou falso?

4) Octaedro de alumínio e Octaedro de magnésio: São representados por seis íons dispostos em formato octaedral, tendo no centro um íon de alumínio ou magnésio. Verdadeiro ou falso?[pic 2]

5) Octaedro de Al: Consta de seis oxidrilas reunidas em disposição octaedral, tendo no espaço  central um íon de alumínio (sobrando 3 cargas negativas não compensadas pelo Al trivalente). Sim ou Não?

6) Caulinita: formado por duas laminas, uma de sílica e outra de alumínio (1:1);  não expansiva; CTC de 3 a 15 equivalentes miligramas/100g de material seco; ocorrência em solos com alta concentração de cátions; clima quente úmido. -Verdadeiro ou falso?

7) Minerais coloidais não silicatados é formado pelos óxidos e hidróxidos de Fe e Al.  Encontrados nos solos na forma mal cristalizada e que se acumulam, pela maior resistência a lavagem, devido a baixa solubilidade. São mais comuns em solos tropicais e subtropicais sob condições de latossolização, tendo papel importante nas suas propriedades físicas e químicas. Verdadeiro ou falso?

8) Óxidos livres de Fe e Al: são os óxidos e hidróxidos de Al, Fe e Ti; mais comuns em solos tropicais e subtropicais sob condições de latossolização tendo papel importante nas suas propriedades físicas e químicas; Ex: hematita, goetita, limonita, magnetita, todos óxidos de Fe e gibsita, boemita  óxidos de Al. Verdadeiro ou falso?

9) Colóides Orgânicos, que são a matéria orgânica humificada constitui uma importante fração coloidal do solo. Tem elevado poder de adsorção de cátions devido, principalmente, a dissociação de H+ de grupos carboxílicos e fenólicos. Verdadeiro ou falso?

10) CTC: capacidade que os coloides do solo possuem para reter cátions em sua superfície na forma trocável, que depende da quantidade de cargas negativas presentes. Verdadeiro ou Falso?

11) A fração coloidal do solo (argilas e MO) é que evita a perda dos nutrientes por lixiviação. Sim ou Não?

12) Solos pobres de coloides, em clima úmido, possuem poucos nutrientes disponíveis as culturas, necessitando receber fertilizantes em  quantidade, qualidade e tempo oportuno. Sim ou Não.

13) Solo argilosos, ricos em sesquióxidos de Fe e Al, apresentam elevada fixação de fósforo.

Verdadeiro ou Falso?

14) Analise a afirmativa e marque C para a correta e E para as erradas

(  )  No solo é possível formar sistemas coloidais sem a presença da água.

(  )  A matéria orgânica, independente do estágio no solo, poderá  formar o sistema coloidal do solo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (109.9 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com