TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução Aos Sistemas De Informação

Ensaios: Introdução Aos Sistemas De Informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  1.516 Palavras (7 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 7

4) Introdução aos Sistemas de Informação

Os Sistemas de Informação - Através sistemas de informação se pode inserir, organizar, processar dados para transformá-los em informação e conhecimento. Os seres humanos estão constantemente tomando decisões e decisões racionais estão sempre centradas na coleta de

dados, processamento, análise de alternativas, decisão e comunicação aos envolvidos. Acordamos e já estamos tomando decisões: vamos levantar ou dormir mais um pouco? Vamos trabalhar ou ficar em casa? Vamos nos vestir

com roupas de frio ou calor? Decidir e decidir. Não paramos de tomar

decisões.

A nossa vida é o resultado das nossas decisões. Todas as decisões têm conseqüências, por menor que sejam. O mesmo se aplica às organizações cujo futuro depende das decisões tomadas pelos responsáveis pela organização. Num mundo onde há tantos dados

disponíveis é necessário tomar cuidado para não se distrair com tanta informação e tomar a decisão

errada. Para transformar dados em informação e informação em conhecimento é necessário tempo para coletar dados, processar e analisar. Num momento em que o tempo é tão escasso só resta ao bom administrador selecionar as informações de entrada criteriosamente para obter o resultado desejado o mais corretamente possível.

4.1) Sistemas

A palavra Sistema é muito empregada nos nossos dias: O Sistema Solar; O Sistema Econômico; O Sistema Humano e seus vários subsistemas, como, cardiológico, circulatório, reprodutor etc. A palavra Sistema pode ter vários significados, destacando- se os seguintes:

a) Sistema (em geral)

Conjunto de elementos inter-relacionados que tem o mesmo objetivo comum.

b) Sistemas (computador)

Conjunto de programas e procedimentos instalados em um computador que quando executados executam uma determinada operação visando alcançar certo objetivo.

4.2) Sistemas de Informação

Sistema de Informação

Também pode ter dois significados: 1) Conjunto de pessoas, procedimentos e recursos que coleta, transforma e dissemina informações em uma organização; 2) Um sistema que aceita recursos de dados como entrada e os processa em produtos de saída 1.

Armazenamento

Entrada

Processamento

Saída

Dados de entrada

Produtos de Saída:

• Relatórios;

• Gráficos;

• Arquivos;

• Etc.

Sistema de Informação Informatizado

Sistema baseado em computador que se utiliza de recursos humanos e de Tecnologia da Informação e Comunicação para a consecução/ realização dos seus objetivos. Os recursos dos Sistemas de Informação são pessoas (usuários finais e técnicos em informática); hardware; software; redes e

1 O’Brien, James A. Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era de Internet. Editora Saraiva 2004, 2ª. Edição 3ª. Tiragem.

dados. Muitas organizações, pelo fato de terem comprado computadores e softwares e tê-los espalhado por seus departamentos acreditam que tem um sistema de informação, mas um sistema de informação é muito mais que isso, todos os recursos devem estar orientados para o mesmo fim. Pessoas que não colocam as informações corretamente no sistema, servidores lentos, ou bancos de dados sobrecarregados com informações inúteis não estão colaborando para o objetivo do sistema de informação que é produzir informação de boa qualidade para o processo de tomada de decisão, no tempo, contudo e forma adequados.

4.3) Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)

Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) inclui o hardware, o software, redes e dados. Diferenciando-se dos Sistemas de Informação que incluem pessoas além dos recursos de TIC.

4.4) Tipos de Sistemas de Informação

Os Sistemas de Informação podem ser de 4 tipos, conforme a tabela abaixo: Nos Sistemas de Informação Mentais o

Administrador mantém todas as informações sobre o negócio em sua cabeça, pois são poucos os fornecedores, os produtos vendidos e, também, o reduzido número de clientes.

Nos Sistemas de Informação Boca-a-boca o Administrador depende de outras pessoas para reunir as informações necessárias para gerenciar os diversos setores do seu negócio. Numa mercearia o responsável pelas pelo setor de verduras informa as hortaliças faltantes, no setor e enlatados o responsável informa os produtos com estoque baixo e assim todos os setores reportam as suas necessidades.

Nos Sistemas de Informação Manuais o movimento de entrada e saída de mercadorias é tão grande, assim como o número de fornecedores que as informações precisam ser registradas formalmente em papal para que não venham a se perder. Administrador mantém controles rígidos e formais sobre os vários setores.

Os Sistemas de Informação Informatizados ou baseados em computador permitem ao Administrador gerenciar informações com maior agilidade e rapidez.

Sistemas locais podem ser interligados a outros computadores conectados em rede e trocar e consolidar informações de forma a evitar desperdício de produtos que sobram em uma unidade e sobram em outras, bem como, centralizar as comprar e se beneficiar de preços melhores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com