TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução Destilação do Vinho

Por:   •  18/9/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  943 Palavras (4 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 4

A destilação é conceituada como um processo físico de separação de componentes ou substâncias de uma mistura líquida por meio da vaporização de um líquido, seguida de condensação do vapor e coleta do líquido remanescente. (DONALD, 2009)

Essa técnica é utilizada em larga escala, principalmente na química industrial, onde esse processo é uma operação unitária integrada no conjunto das operações baseadas na transferência de massa e calor, possuindo assim importância praticamente universal. A sua utilização pode ter vários objetivos, como por exemplo a separação essencialmente completa (componentes quase puros), ou pode ser uma separação parcial que aumenta a concentração de componentes selecionados da mistura. (DONALD, 2009) (UNIVERSIDADE DE COIMBRA, 2007)

Esse método de separação física é aplicado há bastante tempo, sendo o alambique um dos primeiros equipamentos que realiza essa separação. Ele foi desenvolvido pelo alquimista Árabe Jabir ibn Hayyan por volta de 800 D.C. (LUSIAN COPPERS, 2007)

Dente as várias aplicações dessa técnica, pode-se ressaltar: a produção de gasolina, de água destilada, xileno, álcool, parafina, querosene, vinhos, e muitas outras bebidas alcoólicas. (UNIVERSIDADE DE COIMBRA, 2007)

O mecanismo vinculado a esta operação de separação é o do equilíbrio líquido/vapor. Pois, ao fornecer calor a uma mistura líquida promovendo assim a sua vaporização parcial, se obtém duas fases, uma líquida e outra de vapor, que têm composições diferentes. A diferença de composição das duas fases resulta da distinção entre as volatilidades dos vários componentes da mistura líquida inicial. Quanto maior for essa diferença entre as volatilidades (isto é, quanto mais diferente da unidade forem as volatilidades relativas) maior será a diferença de composição entre a fase líquida e vapor e, como tal, mais fácil será a separação por destilação. (UNIVERSIDADE DE COIMBRA, 2007)

Existem vários tipos de destilação dentre esses se destacam a destilação simples, a destilação fraccionada, a destilação a vácuo e a destilação por arraste de vapor. entretanto, focou-se apenas a destilação simples, já que essa será realizada no experimento. (silva et al, 2016)

Durante o processo de destilação tradicional é possível observar que há diferenças em se trabalhar com substancias puras e misturas de líquidos. Pois para uma substância pura, o vapor sobe do balão de destilação e entra em contato com um termômetro que registra a sua temperatura, em seguida, esse vapor passa pelo condensador, transformando-se em líquido e escorre para o balão coletor. Observa-se para essas condições que a temperatura permanece praticamente constante, porém isso não é observado quando se trabalha com misturas de líquidos, a temperatura do processo não permanece constante. Esse comportamento ocorre, pois, a composição do vapor em equilíbrio com a solução aquecida é diferente da composição da mistura. (DONALD, 2009)

A destilação simples é um processo de destilação utilizado quando os pontos de ebulição de dois líquidos são significativamente diferentes uns dos outros (cerca de 80ºC) ou para separar líquidos de sólidos ou componentes não voláteis. Sendo essa uma técnica rápida, de fácil excursão, e se tiver seus limites respeitados, eficaz. (DONALD, 2009) (silva et al, 2016)

Para a realização da destilação simples é necessário conhecer e saber utilizar todos os componentes envolvidos durante o processo. Alguns deles são: o balão de destilação, cabeça de destilação, condensador, balão de coleta, entre outros. (DONALD, 2009)

O balão de destilação deve ser um balão de fundo redondo, que é constituído de material resistente a aquecimento. Esse balão proporciona a superfície máxima de aquecimento. É importante se atentar no memento de adicionar a solução a ser destilada nesse equipamento, pois, se estiver cheio, acima de dois terços da sua capacidade, o gargalo restringe o processo de ebulição e provoca solavancos. Outro cuidado a se tomar é que a área superficial do líquido em ebulição seja a maior possível, porém não se deve escolher balões de volumes grandes para amostras de pequeno volume. Já que isso ocorrer haverá retenção em excesso. A retenção é quantidade de material que não pode ser destilado porque um pouco de vapor tem que encher ao balão vazio. (DONALD, 2009)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (64.8 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com